Filmes por gênero

TRÊS DIAS DE VIDA (1944)

Uncertain glory
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Saboteur sans gloire (França)
Gloire incertaine (Bélgica)
Tre giorni di gloria (Itália)
Gloria incierta (Espanha)
Tres días de gloria (Venezuela)
Auf Ehrenwort (Austria, Alemanha)
Han föll med ära (Suécia)
Ontsnapt aan de guillotine (Holanda)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime, Suspense
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Max Brand, László Vadnay
Produção: Robert Buckner
Música Original: Adolph Deutsch
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sidney Hickox
Edição: George Amy
Direção de Arte: Robert M. Haas
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Oliver S. Garretson
Efeitos Especiais: Roy Davidson
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1989

Elenco

Errol Flynn Jean Picard / Emil DuPont
Paul Lukas Inspetor Marcel Bonet
Lucile Watson Mme. Maret
Faye Emerson Louise
James Flavin Capitão da Guarda Móvel
Douglass Dumbrille Comissário de Polícia LaFarge
Dennis Hoey Padre Le Clerc
Sheldon Leonard Henri Duval
Odette Myrtil Mme. Bonet
Francis Pierlot Padre La Borde, padre da Prisão
Jean Sullivan Marianne
Felix Basch Major da Gestapo
Frederic Brunn Soldado alemão
Armand Cortes Detetive
Joel Friedkin Médico veterinário
Creighton Hale Secretário da Prisão
Robert Emmett Keane Condutor do trem
George Meader Médico francês
Alfred Paix Garçom francês
Joyce Tucker Michele Bonet
Bobby Walberg Gaston Bonet
Connie Leon Empregada de Bonet
Victor Kilian Latour

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Paris, um padre abre caminho através da névoa da madrugada até o pátio de uma prisão onde uma guilhotina está sendo testada. Um guarda levanta abruptamente o prisioneiro Jean Picard. Seu apelo falhou. O diretor explica ao comissário de polícia LaFarge: Se avisassem o pobre diabo, ele passaria a noite "virando gelo". Quando o inspetor francês Marcel Bonet, que acompanhou Picard por 15 anos, desde o primeiro roubo, chega, Picard comenta que foi uma longa estrada, ao que ele responde: "Como você vê, chegou ao final esperado".
 
Quando Picard está na guilhotina, um ataque aéreo faz com que ele corra para um apartamento onde Louise brinca com Henri Duval. Duval fica horrorizado ao ver Picard, que exige dinheiro e documentos e, alegremente, ameaça seu parceiro no crime com a guilhotina, se ele o trair. Em seguida, Picard encanta Louise e os dois se beijam. 
 
No apartamento de Bonet, o inspetor e Madame Bonet compartilham um bule de indescritível café. Ele tranquiliza sua esposa e, em seguida, rastreia Picard e Louise até um quarto de hotel em Bordeaux. Quando Picard tenta dominá-lo, o inspetor o atira escada abaixo. A viagem de volta à Paris é atrasada quando sabotadores destroem uma ponte e um trem de tropas alemães. Cem reféns morrerão em cinco dias, a menos que o perpetrador seja encontrado. Na ocasião, Picard pergunta como os alemães executam os sabotadores. Ao ouvir "pelotão de fuzilamento", ele se oferece para se fazer passar por sabotador, para escapar da guilhotina. Bonet se recusa a atendê-lo, mas Picard insiste até que o inspetor concorda.
 
Em seguida, Bonet prepara Picard para o interrogatório. Eles olham para a ponte em urinas e vão para o hotel da aldeia. A maioria dos reféns veio daqui. Um grupo se reúne na casa da Sra. Maret. Marianne retorna da igreja, onde tem orado pelo filho de Madame Maret, Jules, entre outros. Depois que o padre LeClerc vai embora, a Madame tenta e não consegue convencer Brenoir a ser o bode expiatório. Em seguida, Bonet e Picard escolhem um pseudônimo: Jean Emil Dupont. Bonet relata que atirou em Picard e o corpo caiu no rio. Na loja de Maret, Picard é cativado por Marianne e a convence a mostrar a eles a melhor pescaria.
 
No hotel, a polícia de Vichy confronta os dois estranhos com o sabotador capturado, mas a carteira de identidade de Bonet os silencia. Bonet salva o sabotador, o major  Andre Varenne do Exército Francês Livre na Inglaterra, dizendo que ele é um novo agente que está exagerando  nas instruções para ficar em silêncio. Antes de voar de volta para a Inglaterra, o major dá informações detalhadas sobre a missão.
 
No domingo, Bonet encoraja Picard a fazer sua confissão, mas ele insiste em contar tudo à Bonet, fazendo uma piada. Marianne e Picard passeiam pelos vinhedos enquanto Bonet fica sentado sob uma árvore, tossindo. Ela nunca se apaixonara antes. Eles vão se encontrar algum dia. Picard a abraça e diz, amanhã é tudo que eles têm.
 
O médico manda Bonet para a cama por dois dias. Picard diz que quer limpar sua alma e dizer adeus à Marianne, jurando retornar por volta das 22 horas. Enquanto isso, a Sra. Maret planeja acusar Picard de ser o sabotador. Marianne o avisa, e eles fogem enquanto uma multidão se reúne. A polícia chega e o padre Le Clerc manda todos para casa. O relógio bate meia-noite. Bonet se aninha em seu cobertor. Madame Maret aparece, perguntando: "Onde eles estão?" 
 
Marianne implora para ir com Picard. "Por que eu não poderia ter te conhecido antes?", ela pergunta. Em seguida, eles se beijam e correm para a escuridão. De manhã, eles estão na carroça de um fazendeiro. O velho fazendeiro oferece café da manhã. Quando Picard pergunta se eles podem ir mais rapidamente, o fazendeiro diz que o cavalo é como a França, velho e surrado, duro demais para morrer. Na casa da fazenda, Marianne acende uma vela para o filho do fazendeiro. Picard diz a ela que deve ir à Paris para conseguir dinheiro para sua nova vida, prometendo voltar.
 
De volta à Paris, Bonet pensa em fingir ser o sabotador. Então, ele ouve a voz de Picard, anunciando-se como Jean Dupont. No caminho para a sede da Gestapo, Picard diz à Bonet onde encontrar Marianne. Ele não sabe por que voltou. "Suponho que há um tempo em que qualquer homem, mesmo um homem como eu, pode encontrar algo, algo maior do que ele, pelo qual está pronto para morrer sem questionar, quase feliz". "Sim, Jean", diz Bonet, "eu sei. Bem, tem sido uma longa estrada, Jean, não é?" "Sim, mas você vê que chegou ao final certo", Picard responde.
 
 
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Max Brand e László Vadnay, "Três dias de Vida" é um filme produzido em 1944 pela Warner Bros., juntamente com a Thomson Productions.
 
Sua trama se passa durante a ocupação da França pelos nazistas, na época da 2ª Guerra Mundial.  Na direção, Walsh realiza um bom trabalho. A maior parte do filme gira em torno da relação entre os personagens vividos por Errol Flynn e Paul Lukas. Um bom elenco de apoio inclui Fay Emerson, Lucile Watson, Sheldon Leonard e Dennis Hoey.
 
CAA