Filmes por gênero

CADETE WINSLOW (1999)

The Winslow Boy
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O caso Winslow (Portugal)
L'honneur des Winslow (França)
El caso Winslow (Espanha)
Il caso Winslow (Itália)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: David Mamet
Roteiro: David Mamet
Produção: Sarah Green
Design Produção: Gemma Jackson
Música Original: Alaric Jans
Fotografia: Benoît Delhomme
Edição: Barbara Tulliver
Direção de Arte: Andrew Munro
Figurino: Consolata Boyle
Guarda-Roupa: Michael Mooney, Sue Wayne, Magdalen Rubalcava
Maquiagem: Maureen McGill, Peter Robb-King
Efeitos Sonoros: Clive Winter, Maurice Schell, Laura Civiello e outros
Efeitos Especiais: Richard Van Den Bergh
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 2000

Elenco

Guy Edwards Ronald 'Ronnie' Arthur Winslow
Nigel Hawthorne Arthur Winslow
Rebecca Pidgeon Catherine Winslow
Aden Gillett John Watherstone
Gemma Jones Grace Winslow
Jeremy Northam Sir Robert Morton
Matthew Pidgeon Dickie Winslow
Sara Stewart Srta. Barnes
Colin Stinton Desmond Curry
Lana Bilzerian Empregada dos Winslow
Sarah Flind Violet, a Governanta
Eve Bland Ativista a favor do voto feminino
Perry Fenwick Fred
Alan Polonsky Sr. Michaels
Neil North 1º Lord
Chris Porter Tony
Jim Dunk Dick
Duncan Gould Repórter
Ian Soundy Repórter

Prêmios

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Ator Britânico do Ano (Jeremy Northam)

Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, Escócia

Prêmio de Melhor Atuação de um Ator Britânico (Jeremy Northam)

Sinopse

Inglaterra, 1912.  Após chegar da igreja, Arthur Winslow faz os preparativos finais para um jantar que irá selar o noivado entre Catherine Winslow, sua filha, e John Watherstone.  Embora Catherine tenha gerado alguma tensão na família, face ao seu franco apoio à  controversa causa do voto feminino, a conversa entre Arthur e John transcorre de forma natural e agradável.

Todos estão brindando o futuro matrimônio, quando Arthur fica sabendo que Ronnie Winslow, seu filho mais novo de quatorze anos, voltou para casa inesperadamente, pois foi expulso do Colégio Naval de Osbourne por ser considerado culpado de ter roubado um vale postal no valor de cinco shillings.

Arthur pergunta a seu filho se ele é culpado e Ronnie jura ser inocente.  Assim, Arthur exige uma desculpa do Colégio Naval, que mantém sua posição e se recusa a reintegrar Ronnie. Arthur arrisca sua fortuna, saúde e a tranqüilidade do seu lar e quando é derrotado em um tribunal militar de apelações, ele leva o assunto para o tribunal e contrata Robert Morton, um famoso advogado.

Catherine fica aborrecida com seu pai por ele contratar um advogado que se opõe ao direito de uma mulher votar.  Morton notifica Arthur que o Colégio Naval é representante do Almirantado e da Coroa, sendo que a lei britânica presume que eles são infalíveis e o caso só continuará com autorização do Promotor Geral.

Arthur insiste em levar o assunto antes ao Parlamento a fim de melhor poder decidir se o assunto deverá ser ou não apresentado.  O caso divide a família, pois o pai de John ameaça romper o compromisso do filho se Arthur não parar o caso.

Grace Winslow, sua esposa, deseja saber se o verdadeiro motivo é a sede de justiça ou o orgulho de Arthur.  Ela sente a falta da tranqüilidade de outrora e se preocupa ao achar que o caso está acabando com a saúde de Arthur.

Catherine e John têm uma franca e penosa discussão sobre o futuro deles e termina aceitando casar-se com ele.

O tempo passa.  O interesse nacional pelo caso continua a crescer, provocando um frenesi na imprensa.  John rompe seu compromisso com Catherine e se casa com a filha de um general.  A saúde de Arthur continua a se deteriorar.  As rachaduras nas crenças de Catherine se tornam mais evidentes quando ela diz que o problema do voto feminino é uma causa perdida.

Quando toda a família está chegando a um consenso em relação ao seu futuro, uma decisão é finalmente dada ao caso.

imagem imagem imagem

Comentários

"Cadete Winslow" é um ótimo filme que retrata o drama vivido por uma rica e respeitável família inglesa, no início do século XX, quando o filho mais novo é inesperadamente expulso da Academia Naval Britânica, sob a alegação de ter roubado um vale postal.

Com base na peça homônima de Terence Ratting, David Mamet escreveu o roteiro, adaptado para o cinema, e dirigiu o filme.  O trabalho de Mamet é ótimo, tanto como roteirista como na direção.  Os diálogos são brilhantes.  A fotografia de Benoît Delhomme é um outro ponto forte.

O filme apresenta ainda um ótimo elenco.  Rebecca Pidgeon, mulher de Mamet na vida real, está simplesmente magnífica no papel de Catherine Winslow, irmã mais velha do garoto.  O outro grande destaque fica por conta de Jeremy Northam, que faz o papel do advogado que assume o caso Winslow.  Merecem ainda menção, as atuações de Nigel Hawthorne e Gemma Jones.

CAA