BONECAS RUSSAS (2005)
Les poupées russesOutros Títulos: | The russian dolls (UK) Bambole Russe (Itália) |
Pais: | França, Reino Unido |
Gênero: | Comédia |
Direção: | Cédric Klapisch |
Roteiro: | Cédric Klapisch |
Produção: | Bruno Levy, Matthew Justice |
Design Produção: | Marie Cheminal |
Música Original: | Loïc Dury, Bruno Mahmoudi, Laurent Levesque, C. Minck |
Fotografia: | Dominique Colin |
Edição: | Francine Sandberg |
Direção de Arte: | Tim Stevenson |
Figurino: | Anne Schotte |
Guarda-Roupa: | Leila Adjir, Julia Patkos |
Maquiagem: | Judith Gayo, Véronique Nguyen, Jane Milon |
Efeitos Sonoros: | Cyril Moisson, Sergey Ekinow, Laurent Lévy e outros |
Efeitos Visuais: | Seb Caudron, Bertrand Levallois, Sylvian Fabre e outros |
Nota: | 7.6 |
Filme Assistido em: | 2006 |
Romain Duris | Xavier Rousseau |
Kelly Reilly | Wendy |
Audrey Tautou | Martine |
Cécile de France | Isabelle |
Kevin Bishop | William |
Evguenya Obraztsova | Natacha |
Irène Montalà | Neus |
Gary Love | Edward |
Lucy Gordon | Celia Shelburn |
Aïssa Maïga | Kassia |
Martine Demaret | Mãe de Xavier |
Pierre Cassignard | Platane |
Olivier Saladin | Gérard |
Pierre Gérald | Avô de Xavier |
Zinedine Soualem | Sr. Boubaker |
Hélène Médigue | Madame Vanpeteguem |
Bernard Haller | Michel Hermann |
Cristina Brondo | Soledad |
Federico D'Anna | Alessandro |
Christian Pagh | Lars |
Carole Franck | Produtora de TV |
Julie Durand | Juliette |
Frédérique Bel | Barbara |
Sophie Barbe | Caroline |
Igor Gusev | Pai de Natacha |
Yelena Solovyova | Mãe de Natacha |
Jake Canuso | Miguel |
Annette Faure | Jornalista |
Anne Steffens | Namorada de Xavier |
Stéphanie Ricco | Namorada de Xavier |
Isabelle Joly | Namorada de Xavier |
Cédric Klapisch | Homem no TGV |
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Atriz Coadjuvante (Cécile de France)
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Atriz Coadjuvante (Kelly Reilly)
César de Melhor Edição
Xavier Rousseau é um jovem de 30 anos que vive em Paris, onde trabalha como roteirista de filmes para a televisão. Há cinco anos, passou uma temporada em Barcelona, a fim de concluir seus estudos em economia. Quando esteve lá, fez várias amizades, entre rapazes e moças, com os quais dividiu um apartamento por um ano.
Ao retornar à França, entretanto, perdeu contato com vários deles. Na realidade, ele continua a se encontrar com uma antiga namorada, Martine, agora mãe solteira, bem como, com Isabelle, uma grande amiga lésbica. No plano sentimental, sente-se meio perdido, pois sua busca pela mulher perfeita o faz saltar de namorada em namorada, numa série de relações inconseqüentes.
Seu avô, um senhor de idade avançada, sempre está a lhe cobrar o dia em que será apresentado à sua noiva. A cobrança é tamanha que ele resolve levar Isabelle até a casa do avô, para que esta se faça passar por sua noiva.
William, um amigo inglês que conhecera em Barcelona, chega à Paris e lhe conta que, finalmente, encontrou a mulher de sua vida, uma bailarina de um balé russo que se apresentou em Londres. Seu nome é Natacha e ele pretende estudar russo para procurá-la em São Petersburgo.
Certo dia, Xavier é chamado aos escritórios da televisão para a qual trabalha, onde é informado que deverá viajar para Londres, a fim de trabalhar num roteiro que será desenvolvido para uma co-produção franco-britânica. Ao chegar lá, descobre que a roteirista inglesa com quem vai trabalhar é Wendy, uma grande amiga e irmã de William. Os dois trabalham duro e o roteiro começa a se estruturar.
Um dia, ele recebe um telefonema de seu editor, pedindo-lhe para que vá à Paris a fim de escrever a biografia de uma jovem de nome Celia Shelburn. Atendendo ao pedido do amigo, Xavier passa a viver na ponte ferroviária Londres-Paris-Londres, tentando realizar simultaneamente os dois trabalhos. Em Paris, ele se encanta com a beleza de Celia e, numa de suas idas, termina indo para a cama com ela.
De volta à Londres, ele se declara à Wendy, sendo por ela correspondido. Assim, além da parceria no trabalho, os dois iniciam um relacionamento amoroso. Com o passar do tempo, a relação com Wendy vai-se tornando cada vez mais séria.
Quando se aproxima o casamento de William e Natacha, todos os velhos amigos da época de Barcelona viajam para São Petersburgo. Xavier e Wendy mostram-se cada vez mais juntos. É quando ele recebe um telefonema de Celia, informando-lhe que se acha em Moscou e que quer vê-lo. À Wendy, ele diz que precisa ir à Moscou por motivos profissionais. Na Estação Ferroviária de São Petersburgo, antes da partida, a jovem lhe faz uma apaixonada declaração de amor.
Uma vez em Moscou, não resiste, mais uma vez, aos encantos da bela jovem e termina em seus braços. À noite, os dois vão a uma discoteca onde, a pedido dela, ele vai até o Bar comprar um copo de leite. Nesse ínterim, Celia encontra-se com uns amigos que a levam de limusine ao encontro de John, seu amante. Decepcionado, Xavier retorna a São Petersburgo.
Ao chegar, não encontra Wendy. Alguns dias depois, ela lhe telefona para dizer-lhe que não quer mais vê-lo, pois ele não está a fim de uma relação séria, que a deixou sozinha para ir atrás de outra mulher e que essa não é a vida que quer para ela.
Finalmente, chega o dia do casamento de William e Natacha. Todos os amigos acham-se presentes, inclusive Wendy, irmã do noivo. Xavier a procura, mas ela o rejeita. A festa é animada, todos dançam e bebem e, ao final, depois de muita insistência, Xavier consegue fazer com que Wendy o aceite de volta.
"Bonecas Russas" é um ótimo filme sobre os encantos e desencantos do crescimento, como pessoa, levando o espectador a refletir sobre o amor e os relacionamentos modernos. Escrito e dirigido pelo cineasta francês Cédric Klapisch, o filme narra a história de um jovem escritor de 30 anos, com uma boa dose de romantismo, fantasia e bom-humor. Na realidade, trata-se da continuação de "Albergue Espanhol", realizado basicamente pela mesma equipe.
O trabalho apresentado por Klapisch é digno de menção, tanto como diretor quanto como roteirista, com seus diálogos inteligentes, e belas tomadas de Paris, Londres e São Petersburgo.
A fotografia de Dominique Colin é muito boa, o mesmo ocorrendo com a magnífica trilha sonora. O título do filme, "As Bonecas Russas", é uma feliz metáfora utilizada por Klapisch para retratar a constante busca do protagonista pela mulher ideal, já que esse tipo de boneca é aquele em que, a partir de uma boneca grande e oca, ela é aberta e, do seu interior, retira-se uma 2ª boneca, menor que a primeira e também oca que, ao ser aberta, dá lugar a uma 3ª boneca, e assim sucessivamente até se chegar à última e menor de todas.
O elenco é de primeiríssima, com destaques para as atuações de Cécile de France, como a jovem lésbica, de Kelly Reilly, no papel da bela roteirista inglesa e, num papel menor, de Audrey Tautou. Romain Duris também apresenta um bom trabalho, como o jovem inseguro em busca da mulher ideal.
CAA