Filmes por gênero

CHUVA DE VERÃO (2001)

Rain
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lluvia (Argentina)
Rain - Regentage (Alemanha)
Pais: Nova Zelândia
Gênero: Drama
Direção: Christine Jeffs
Roteiro: Christine Jeffs
Produção: Philippa Campbell
Música Original: Neil Finn, Edmund McWilliams
Fotografia: John Toon
Edição: Paul Maxwell
Direção de Arte: Kirsty Clayton
Figurino: Kirsty Cameron
Guarda-Roupa: Nicola Clegg
Maquiagem: Alex De Soto, Kevin Dufty, Natalie Wihongi
Efeitos Sonoros: Sam Petty, Chris Burt, David Madigan e outros
Efeitos Visuais: Peter McCully
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Sarah Peirse Kate
Alicia Fulford-Wierzbicki Janey
Marton Csokas Cady
Alistair Browning Ed
Aaron Murphy Jim
David Taylor Sam
Chris Sherwood Ron
Claire Dougan Joy
Alison Routledge Heather
Ross Harper Convidado na Festa
Jane Irwin Convidada na Festa
Tom Evans Convidado na Festa
Andi Reveley Convidada na Festa
Pino Scopas Pino

Sinopse

Nova Zelândia, verão de 1972.  Aos treze anos, Janey se instala com sua família em uma casa de praia para mais umas boas férias à beira-mar.  

Enquanto seus pais, Kate e Ed, passam as tardes ao sol, entre livros e grandes copos de whisky com limão, ela cuida do irmão pequeno, Jim.  Eles passam a maior parte do dia juntos, longe dos pais, à procura de diversão e de novos pedaços de mar para as lições de natação.  As noites são preenchidas por festas regadas a muita música e bebida, das quais as duas crianças pouco participam.

Embora sinta que o casamento de seus pais não anda bem, isso fica muito claro para Janey quando, numa dessas festas, ela flagra a mãe aos beijos com o fotógrafo Cady.  A partir dessa constatação, Janey passa a revelar sua porção mais adolescente e menos criança, beijando um garoto de sua idade, bebendo sedutoramente do copo de um homem mais velho, fumando, ou escolhendo o lugar onde deseja ser fotografada por Cady.

Janey decide, portanto, crescer rapidamente.  Rapidamente demais...  E algo inesperado vai marcar o fim das férias dessa família...

imagem imagem imagem

Comentários

"Chuva de Verão" é uma boa adaptação, pela diretora e roteirista Christine Jeffs, de um livro de Kirsty Gunn.  Na direção, Christine elabora um trabalho sensível ao apresentar a história de um casamento desgastado, numa família onde a mãe sofre com a idade e luta para se sentir desejável e, com apenas 13 anos, uma garota em conflito velado com essa mãe, tem acelerado o processo de descoberta de sua sexualidade.  O final soa um pouco forçado e parece retratar uma punição, numa sociedade moralista, para essa família desestruturada.

Os diálogos são econômicos, minimalistas e, muitas vezes, o silêncio fala mais alto que as palavras. O ritmo às vezes é um pouco lento, talvez procurando refletir o ambiente em torno dos personagens, mas não chega a prejudicar a dinâmica da trama.

O filme conta ainda com uma ótima trilha sonora, assinada por Neil Finn e Edmund McWilliams, e com uma bela fotografia, que procura explorar as belezas do local: o mar e as praias.

Um outro ponto forte de "Chuva de Verão" está no seu elenco, que nos brinda com excelentes interpretações, com ênfase para as atuações de  Aaron Murphy, no papel do pequenino Jim, e de Alicia Fulford-Wierzbicki e Sarah Peirse.

CAA