Filmes por gênero

AS CHUVAS DE RANCHIPUR (1955)

The rains of Ranchipur
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La mousson (França, Bélgica)
Le pioggie di Ranchipur (Itália)
Las lluvias de Ranchipur (Venezuela)
Der große Regen (Alemanha, Austria)
När regnet kom (Suécia)
Deszcze w Ranchipur (Polônia)
De regen kwam (Holanda)
Дожди Ранчипура (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Jean Negulesco
Roteiro: Merle Miller
Produção: Frank Ross
Música Original: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Lionel Newman
Coreografia: Stephen Papich
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Dorothy Spencer
Direção de Arte: Addison Hehr, Lyle R. Wheeler
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Helen Rose, Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Alfred Bruzlin, Harry M. Leonard
Efeitos Especiais: Ray Kellogg
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Lana Turner Edwina Esketh
Richard Burton Dr. Major Rama Safti
Fred MacMurray Tom Ransome
Joan Caulfield Fern Simon
Michael Rennie Lorde Alan Esketh
Eugenie Leontovich A Marajoa
Gladys Hurlbut Sra. Simon
Madge Kennedy Sra. Smiley
Carlo Rizzo Sr. Adoani
Beatrice Kraft Dançarina oriental
Argentina Brunetti Sra. Adoani
George Brand Sr. Simon
King Calder Sr. Smiley
John Banner Rashid Ali Khan
Ram Singh Major Domo
Ivis Goulding Louise
Elizabeth Prudhomme Enfermeira Patel
Phyllis Johannes Enfermeira Gupta

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Edwina Esketh é uma rica e atraente mulher que, embora casada, vive a ter casos extraconjugais.  Quando seu marido, Lorde Esketh, vai à Ranchipur, na Índia, a convite da marajoa, ela resolve acompanhá-lo.

Uma vez lá, o casal conhece o jovem e simpático médico, Dr. Safti, reconhecido pelos enormes serviços prestados ao País e considerado pela marajoa como seu herdeiro, já que ela o criou desde criança, quando seus pais morreram de cólera.  Edwina logo tenta, sem sucesso, seduzir o jovem médico.  Tal rejeição faz com que ela fique cada vez mais determinada a conquistá-lo.

Diante do comportamento da mulher, que se torna público, Lorde Esketh lhe informa que, no dia seguinte, após uma caçada da qual participará, estará voltando sozinho para Londres, onde iniciará os procedimentos para o divórcio.

Durante a caçada, ele é gravemente ferido por um tigre e levado para o hospital.  Quando Dr. Safti o visita, ele pergunta ao médico se realmente ama Edwina, ao que este responde que sim.

Fern Simon, filha dos responsáveis pela Missão Americana instalada em Ranchipur, procura Tom Ransome, um veterano de guerra e engenheiro que, embora seja um bom homem, vive embriagado pela cidade por conta de uma decepção do passado.  A Tom ela diz que precisa passar a noite em sua casa, onde pode dormir num sofá da sala, a fim de que sua reputação seja destruída e ela possa se livrar de um tal de Sr. Loder.  Mesmo assim, ele a leva de volta à Missão.

Com o tempo, Edwina termina se apaixonando pelo Dr. Safti, como nunca acontecera em sua vida.  Por outro lado, ele também admite estar apaixonado, de modo que os dois vivem um tórrido 'affair' enquanto se preparam para fugir juntos.  Os dois vão a uma recepção na casa dos Adoani.  Ao vê-la, Tom lhe pede para que não arruíne a vida do jovem médico.  Um terremoto abala a cidade.

Dr. Safti se vê obrigado a correr para o hospital, de modo que pede ao amigo Tom que cuide de Edwina.  Novos abalos ocorrem, destruindo grande parte da cidade.  Não suportando as forças do terremoto e das águas que se abatem sobre Ranchipur, a grande represa local se rompe, causando mais mortes e destruição.  Com as inundações, chegam a peste e outras epidemias.  Para evitar a total destruição da cidade, mesmo arriscando sua própria vida, Tom consegue provocar uma explosão no ponto certo para que as águas se desviem do que resta da cidade.

Levada para a Missão, Edwina chega a ser desenganada pela Sra. Smiley.  Um mensageiro vai até o hospital avisar ao Lorde Esketh e ao Dr. Safti sobre o seu estado.  Este tem que tomar a difícil decisão de ir ao encontro de sua amada doente, com possibilidade de não conseguir voltar ao hospital, face aos problemas de deslocamento enfrentados pela cidade, ou de permanecer em sua missão de tentar salvar centenas de feridos e doentes.  Finalmente, opta pela 2ª alternativa.

Dois dias depois, Edwina começa rapidamente a se recuperar.  As chuvas param e o nível das águas volta ao normal.  Dr. Safti vai à Missão Americana, onde a encontra em companhia da Sra. Smiley, de Fern  e de Tom Ransome, estes dois últimos a essa altura apaixonados.

Embora continue a amá-la, Dr. Safti toma a decisão de permanecer em Ranchipur pois, além de centenas de arquitetos, engenheiros e construtores, a cidade vai precisar de dezenas de médicos para conseguir se reerguer.  Edwina, finalmente, parte em companhia do marido.

imagem

Comentários

Baseado no livro homônimo de Louis Bromfield, "As Chuvas de Ranchipur" é também um remake de "... E as Chuvas Chegaram", de Clarence Brown, 1939.

Responsável por excelentes filmes como, por exemplo, "Belinda" e "A Fonte dos Desejos", Negulesco não foi tão feliz ao realizar esse remake, muito embora o mesmo possa ainda ser considerado como um razoavelmente bom filme.

A exemplo da versão anterior, o ponto alto de "As Chuvas de Ranchipur" fica por conta dos magníficos efeitos especiais, responsáveis pelas seqüências que retratam o terremoto e as inundações decorrentes do estouro da represa.

No elenco, os maiores destaques ficam por conta das atuações de Eugenie Leontovich e Lana Turner, seguidas pelas de Fred MacMurray, Michael Rennie e Joan Caulfield.  Richard Burton mostra-se inexpressivo no papel do Dr. Safti.

 

CAA