Filmes por gênero

ESPOSAS INGÊNUAS (1922)

Foolish Wives
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Esposas levianas (Portugal)
Folies de femmes (França)
Femmine folli (Itália)
Törichte frauen (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Erich von Stroheim
Roteiro: Erich von Stroheim
Produção: Irving Thalberg
Música Original: András Hamary, Sigmund Romberg
Fotografia: William H. Daniels, Ben F. Reynolds
Edição: Arthur Ripley
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Erich von Stroheim Conde Wladislaw Sergius Karamzin
Rudolph Christians Andrew J. Hughes
Miss DuPont Helen, esposa de Andrew
Maude George Princesa Olga Petchnikoff
Mae Busch Princesa Vera Petchnikoff
Dale Fuller Maruschka, a empregada
Cesare Gravina Cesare Ventucci
Malvina Polo Marietta
Nigel De Brulier Frade
Al Edmundsen Pavel Pavlich, o mordomo
C.J. Allen Albert I - Principe de Monaco
Harrison Ford Soldado
Louise Emmons Madre Garoupe
Louis K. Webb Dr. Judd
Mrs. Kent Esposa do Dr. Judd
Edward Reinach Secretário de Estado de Monaco
Mme. Kopetzky Atriz

Sinopse

Três malfeitores aventureiros que se fazem passar pelo conde russo Wladislaw Sergius Karamzin e por suas duas supostas primas, as princesas Olga Petchnikoff e Vera Petchnikoff alugam uma Villa próxima de Monte Carlo.

Quando o diplomata americano Andrew Hughes e sua esposa Helen Hughes chegam à cidade, Sergius manobra para que Helen o encontre no terraço do hotel em que se acha hospedada, aproveitando o momento em que seu marido sai para participar de uma reunião diplomática. Durante o encontro, ele se oferece para proteger o casal contra malfeitores durante sua estada na cidade.

Assim, no dia seguinte, Sergius e suas primas os levam a um bosque onde podem caçar passarinhos. Helen comenta com o marido que recebeu orquídeas de Sergius, ao que Andrew responde que ela sabe que ele não é um marido ciumento.

Olga fica para trás, enquanto Sergius e Helen saem para uma caminhada e se perdem na chuva. Depois de tomarem um barco que afunda, o malfeitor conduz Helen através de um pântano e se refugiam numa cabana. Embora sejam obrigados a passar a noite no local, a chegada de um velho monge impede que Sergius revele suas verdadeiras intenções para com a americana. Horas depois, Olga diz a Andrew que sua esposa está a salvo.

Ao amanhecer, Sergius leva Helen de volta ao hotel, ocasião em que Olga a aconselha a dizer ao marido que todos passaram a noite numa pousada. Andrew chega, encontra Helen na cama e lhe pergunta se ela está novamente lendo “Esposas Ingênuas”.

Enquanto isso, na Villa, a empregada Maruschka pergunta a Sergius quando é que ele vai se casar com ela. Ele lhe responde que precisa reunir fundos para que possa se casar. Maruschka lhe diz que conseguiu juntar 2.000 francos e ele, fingindo chorar, faz com que a pobre empregada lhe dê suas economias.

À noite, Sergius, Olga, Vera, Andrew e Helen vão ao Cassino de Monte Carlo onde começam a jogar. Helen acha-se com sorte e, num determinado momento, Sergius sugere que ela arrisque tudo para ganhar 100.000 francos. Ela ganha e os trapaceiros os convidam para jogarem pôquer na Villa. Ela agradece e recusa o convite, mas seu marido concorda com a ida até a Villa. Depois de algum tempo jogando pôquer com Olga e Vera, Andrew descobre suas trapaças e decide voltar para o hotel certo de que sua mulher já se acha lá.

No entanto, atendendo a um bilhete de Sergius, Helen foi ao seu encontro na Torre da Villa. Uma vez lá, o trapaceiro lhe dá as boas vindas enquanto Maruschka os espiona.
Em seguida, ele lhe diz que precisa desesperadamente de 90.000 francos e Helen os entrega. Maruschka, que a tudo assistia, os prende com chave e, num acesso de ciúmes, põe fogo na Villa e pula no mar. Quando carros de bombeiros chegam ao local, Sergius e Helen conseguem se salvar ao pularem de uma das varanda sobre uma rede.

Ao ler o bilhete e tomar conhecimento das atitudes de Sergius, Andrew o procura e, depois de bater nele, ordena-lhe que deixe Monte Carlo com suas duas primas. Preocupadas, Olga e Vera conduzem o primo até a casa de Cesare Ventucci, um falsificador para quem ele tem passado dinheiro falso. Uma vez lá, Sergius sobe na janela de Marietta, a jovem filha de 18 anos de Cesare. Este o mata e joga seu corpo num esgoto, enquanto Olga e Vera são presas.

Enquanto isso, Hughes descobre que sua esposa deu à luz uma criança prematura e os dois se reconciliam.

imagem imagem imagem

Comentários

“Esposas Ingênuas” é o terceiro filme de Erich von Stroheim como diretor e um dos mais pessoais: além de diretor, ele é o roteirista e o ator principal ao encarnar um falso conde russo que vive de tirar dinheiro de mulheres ricas. A trama é interessante e conduzida acima dos padrões da época (1922). Enfim, uma pequena maravilha do cinema.

CAA