Filmes por gênero

TRÁGICA DECISÃO (1948)

Command decision
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sublime decisão (Portugal)
Tragique décision (França)
Suprema decisione (Itália)
Sublime decisión (Espanha)
De flög i gryningen (Suécia)
Decyzja na komende (Polônia)
Tuhoa tai kuole (Finlândia)
Flyvergeneralen (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: 2ª Guerra Mundial, Drama
Direção: Sam Wood
Roteiro: William R. Laidlaw, George Froeschel
Produção: Sidney Franklin, Gottfried Reinhardt
Música Original: Miklós Rózsa
Fotografia: Harold Rosson
Edição: Harold F. Kress
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Urie McCleary
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: James Brock, Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Warren Newcombe
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Clark Gable Brigadeiro General K.C. 'Casey' Dennis
Walter Pidgeon Major General Roland Goodlow Kane
Van Johnson Sargento Immanuel T. Evans
Brian Donlevy Brigadeiro General Clifton I. Garnet
Charles Bickford Elmer Brockhurst
John Hodiak Coronel Edward Rayton Martin
Edward Arnold Congressista Arthur Malcolm
Marshall Thompson Capitão George Washington Bellpepper Lee
Richard Quine Major George Rockton
Cameron Mitchell Tenente Ansel Goldberg
Clinton Sundberg Major Homer V. Prescott
Ray Collins Major Desmond Lansing
Warner Anderson Coronel Earnest Haley
John McIntire Major Belding Davis
Moroni Olsen Congressista Stone
John Ridgely James Carwood
Michael Steele Capitão Lucius Malcolm Jenks
Edward Earle Congressista Watson
Mack Williams Tenente Coronel Virgil Jackson
James Millican Major Garrett Davenport
Joel Allen Tenente Coronel
Gregg Barton Sargento
Campbell Copelin Correspondente
Bert Davidson Correspondente
Robin Hughes Oficial da R.A.F.
Marten Lamont Oficial da R.A.F.
Arthur Walsh Fotógrafo
Wilson Wood Fotógrafo
George Backus Cozinheiro

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (William R. Laidlaw, George Froeschel)

Prêmio Robert Meltzer (William R. Laidlaw, George Froeschel)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1943, no Ministério de Informações de Londres, os correspondentes de guerra Elmer Brockhurst e James Carwood do United News, participam do noticiário diário sobre missões de bombardeio. Enquanto o representante da RAF anuncia baixas, o PRO da Oitava Força Aérea causa resmungos quando seu relatório revela um recorde de 48 bombardeiros abatidos ao bombardearem um alvo industrial não revelado.
 
Carwood questiona se algum alvo poderia valer a pena tais perdas, mas Brockhurst retruca que o comandante da 5ª Divisão de Bombas dos EUA, Brigadeiro General "Casey" Dennis, adora a guerra.  Brockhurst viaja para a Base do 32º Bomb Group, onde Dennis tem seu Quartel General, e observa os B-17 decolando em outro grande ataque.  Ele tenta extrair informações sobre a prisão de um piloto condecorado, Capitão Jenks, do T/Sgt. Evans, um assistente no escritório de Dennis, mas Evans o rejeita cordialmente.
 
Dennis tem uma crise inesperada de relações públicas em suas mãos, pois seu superior, o Major-General Kane, visita ao mesmo tempo, trazendo o Brigadeiro-General Clifton Garnet com ele. Garnet, um colega de classe de Dennis e cunhado em West Point para bombardear o comandante do grupo, Coronel Ted Martin, gerou especulações de que ele foi enviado pelo Pentágono para substituir Kane ou Dennis no comando. A sede de Kane também relata que uma comissão parlamentar visitante é necessária, enquanto Garnet defende missões de baixa perda porque uma conferência de Alocação Global no Pentágono, em três dias, poderá reduzir mais bombardeiros.
 
Kane tenta melhorar, mas quando Dennis identifica os alvos como Posenleben e Schweinhafen, Kane percebe que Dennis começou a Operação Ponto na ausência de Kane. O retorno da missão do dia é interrompido. As perdas são mais graves do que no dia anterior e Brockhurst adverte contra um encobrimento. Embora o 32º tenha sido dizimado, Martin voltou trazendo a má notícia de que seu grupo atacou o alvo errado. Como o melhor amigo de Dennis, Martin pede que ele fique quieto porque as duas cidades são indistinguíveis. Quando Dennis, em vez disso, revela a Kane que o alvo atingido era uma fábrica de torpedos, tanto Kane quanto Garnet veem uma oportunidade de promover o erro como cooperação com a Marinha dos Estados Unidos. Brockhurst descobre o erro. Para obter sua cooperação, Kane decide confiar a ele a informação ultrassecreta de que a Operação Stitch busca destruir as fábricas que constroem um caça a jato alemão antes que ele possa entrar em serviço e esmagar o bombardeio estratégico americano. Uma terceira cidade, Fendelhorst, deve também ser atacada, e Dennis é a única divisão de bombas capaz de atingir esses alvos além do alcance dos caças americanos em escolta. Um raro trecho de tempo claro, prestes a terminar, apresenta uma oportunidade de concluir a operação antes que a Luftwaffe possa montar uma defesa impenetrável.
 
Kane nega permissão para atacar Schweinhafen novamente, mas Dennis o chantageia, ameaçando preferir as acusações contra o capitão Jenks, cujo tio é o congressista Malcolm do Comitê de Assuntos Militares. Kane dá permissão para continuar Stitch enquanto Dennis concorda em concedera Jenks uma medalha durante a visita de Malcolm. Enquanto Kane toma vinho e janta no Comitê, Garnet oferece a Martin o cargo de chefe de gabinete no comando B-29 no Pacífico que Garnet acredita estar na fila, sem o conhecimento de Dennis.
 
No dia seguinte, o Comitê se mostra impressionado com a decolagem da missão, liderada por Martin, mas de volta ao Quartel-general, Malcolm acusa Dennis de forma imprudente de causar pesadas perdas. À medida que as tensões aumentam, Evans usa seu conhecimento político para amenizar a situação. Martin envia o sinal de que Schweinhafen foi destruído, mas durante a cerimônia para condecorar Jenks, Dennis recebe uma mensagem de que o B-17 de Martin foi abatido.
 
Malcolm renova seu discurso contra Dennis. Jenks, inesperadamente, diz a seu tio para calar a boca e recusa sua medalha. Dennis, emocionalmente abalado com a morte de Martin, pede licença para planejar a missão do dia seguinte. Kane se mostra chocado porque, apesar de tudo, Dennis planeja atingir o alvo da fábrica de jatos alemã Fendelhorst. Kane alivia Dennis do comando e o substitui por Garnet. Enquanto Garnet questiona sua equipe sobre a ordem de uma missão fácil para o dia seguinte, ele chega à conclusão de que Dennis odiava cada minuto de suas obrigações. Garnet toma a decisão do comando para atacar Fendelhorst, enquanto o tempo permite. Dennis espera um comando de treinamento nos Estados Unidos, onde poderá ficar perto de sua família, mas uma mensagem do Pentágono o ordena ao Pacífico e ao novo comando B-29.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sam Wood, a partir de um roteiro escrito por William Laidlaw e George Froeschel, "Trágica Decisão" é um filme produzido em 1948 pela Metro-Goldwyn-Mayer.
 
Na direção, Wood realiza um bom trabalho, no que é ajudado por um roteiro muito bem construido. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Clark Gable e Walter Pidgeon, seguidos pelas boas atuações de Van Johnson e John Hodiak.
 
CAA