Filmes por gênero

O QUE A CARNE HERDA (1949)

Pinky
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Herança cruel (Portugal)
L'héritage de la chair (França)
Pinky la negra bianca (Itália)
Lo que la carne hereda (Argentina, México)
En droppe negerblod (Suécia)
Veren perintö (Finlândia)
Пинки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Elia Kazan
Roteiro: Philip Dunne, Dudley Nichols
Produção: Darryl F. Zanuck
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: Harmon Jones
Direção de Arte: J. Russell Spencer, Lyle R. Wheeler
Figurino: Charles Le Maire
Guarda-Roupa: Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye, Franz Prehoda
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Eugene Grossman
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Jeanne Crain Patricia 'Pinky' Johnson
Ethel Barrymore Srta. Em
Ethel Waters Avó de Pinky
William Lundigan Dr. Thomas Adams
Basil Ruysdael Juiz Walker
Kenny Washington Dr. Canady
Nina Mae McKinney Rozelia
Griff Barnett Dr. Joe McGill
Frederick O'Neal Jake Walters
Evelyn Varden Melba Wooley
Raymond Greenleaf Juiz Shoreham
Dan Riss Advogado dos Wooleys
Juanita Moore Enfermeira
Arthur Hunnicutt Chefe de Polícia
Everett Glass Sr. Jeffers Wooley
William Hansen Sr. Goolby
George Spaulding Diretor Médico
Mildred Boyd Enfermeira
Margaret Brayton Enfermeira
Bobby Dugan Enfermeira
Jean Inness Vendedora
Paul Brinegar Funcionário da Western Union

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Jeanne Crain)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ethel Barrymore)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ethel Waters)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio Robert Meltzer (Philip Dunne, Dudley Nichols)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Pinky é uma bela jovem de vinte e poucos anos que, embora tenha a pele branca, é neta de uma senhora negra.  Após concluir o curso de enfermagem em Boston, ela volta à sua pequena cidade do sul, para visitar sua querida avó.

Ao chegar, toma conhecimento que sua avó passou todos os anos em que estivera fora trabalhando duro como lavadeira e entregando ao vizinho, Jake Walters, suas pequenas economias para que este as enviasse para Boston, dinheiro esse que não chegava às mãos de Pinky.  Esta, por sua vez, teve que trabalhar duro, como garçonete, e lutar para conseguir bolsas de estudos a fim de poder se formar.

No norte, ela sempre se passou por branca.  Ao se apaixonar pelo Dr. Thomas Adams, médico de um hospital em Boston, ela entra em pânico quando este lhe propõe casamento, pensando nas implicações que viriam à tona quando sua origem negra fosse descoberta.  Aliás, essa foi a razão mais forte que a levou a voltar ao sul.

Entretanto, ao sofrer uma série de constrangimentos de ordem racial, que culmina com uma tentativa de estupro, ela decide voltar para o norte.  Na véspera de sua viagem, sua avó a convence a ficar por uns tempos a fim de poder cuidar da Srta. Em, uma solteirona rica que necessita dos cuidados de uma enfermeira, face ao seu estado de saúde.

Embora não tenha boas lembranças da Srta. Em, Pinky aceita cuidar dela como forma de expressar seu amor e gratidão por sua velha avó.  O Dr. Thomas chega ao local para levá-la de volta ao norte, mas ela prefere ficar por enquanto.

Enfrentando inicialmente um relacionamento difícil, aos poucos Pinky e a Srta. Em desenvolvem um respeito mútuo.  Nesse meio tempo, Dr. Canady, um médico negro de uma outra parte do Estado, procura Pinky e a convida para treinar estudantes afro-americanos, mas ela rejeita a proposta.

Quando a Srta. Em morre, ela deixa sua mansão e suas terras para Pinky.  Na qualidade de parenta mais próxima, a Sra. Melba Wooley, uma egoista e racista prima de Em, contesta no tribunal o testamento por esta deixado.  O caso ganha as manchetes de todo o País.  Para conseguir dinheiro para as despesas do processo, Pinky arregaça as mangas e passa a lavar roupa para fora.  

No tribunal, repleto de racistas, tudo leva a crer que a sentença vai ser proferida a favor da Sra. Melba Wooley.  Seu namorado, Dr. Thomas, ao tomar conhecimento do caso pelos jornais, a procura e lhe pede para que largue tudo e vá com ele para Denver, Colorado, onde ele conseguiu um emprego numa Clínica, e onde eles poderão viver sem serem importunados com a origem negra dela.  Ela recusa a idéia, alegando que não vai mais esconder sua origem.

Finalmente, o inesperado ocorre.  O tribunal dá ganho de causa à Pinky.  Ela decide transformar os bens herdados na 'Escola de Enfermagem e Clínica Srta. Em'.

imagem

Comentários

"O Que A Carne Herda" é um ótimo filme do cineasta Elia Kazan, embora seja inferior às grandes realizações do mesmo, como "Sindicato de Ladrões", "Uma Rua Chamada Pecado" e "Vidas Amargas".

O filme foi baseado no livro de Cid Ricketts Sumner, que procura mostrar uma vergonhosa página da história americana, onde a discriminação racial assolava os Estados do Sul, disseminando o ódio e a violência.

Além do excelente trabalho de Kazan, o filme conta um roteiro muito bem estruturado e com as magníficas interpretações de Jeanne Crain, Ethel Barrimore e Ethel Waters, todas indicadas ao Oscar.

CAA