O TESOURO DE SIERRA MADRE (1948)
The treasure of the Sierra MadreOutros Títulos: | O tesouro da Serra Madre (Portugal) Le trésor de la Sierra Madre (França, Bélgica) Il tesoro della Sierra Madre (Itália) El tesoro de Sierra Madre (Espanha) Der schatz der Sierra Madre (Austria, Alemanha) Sierra Madres skatt (Suécia) De schat in de Sierra Madre (Holanda) Сокровища Сьерра-Мадре (Rússia) |
Pais: | Estados Unidos |
Gênero: | Ação, Aventura, Drama, Faroeste |
Direção: | John Huston |
Roteiro: | John Huston |
Produção: | Henry Blanke |
Música Original: | Max Steiner, Buddy Kaye |
Direção Musical: | Leo F. Forbstein |
Fotografia: | Ted D. McCord |
Edição: | Owen Marks |
Direção de Arte: | John Hughes |
Maquiagem: | Perc Westmore |
Efeitos Sonoros: | Robert B. Lee |
Efeitos Especiais: | Hans F. Koenekamp, William McGann |
Nota: | 9.7 |
Filme Assistido em: | 1953 |
Humphrey Bogart | Fred C. Dobbs |
Walter Huston | Howard |
Tim Holt | Bob Curtin |
Barton MacLane | Pat McCormick |
Bruce Bennett | James Cody |
Jacqueline Dalya | Srta. Lopez |
Alfonso Bedoya | Chapéu Dourado |
Ann Sheridan | Bela mulher que passa defronte à Barbearia |
Arturo Soto Rangel | O Presidente |
Manuel Dondé | O Chefe |
José Torvay | Pablo |
Margarito Luna | Pancho |
Pat Flaherty | Cliente no Bar |
Roberto Cañedo | Tenente mexicano |
John Huston | Americano em Tampico |
Martin Garralaga | Funcionário da Ferrovia |
Robert Blake | Garoto mexicano vendendo bilhetes de Loteria |
Guillermo Calles | Comerciante mexicano |
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Direção (John Huston)
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Walter Huston)
Oscar de Melhor Roteiro (John Huston)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme - Drama
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Walter Huston)
Prêmio de Melhor Direção (John Huston)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Direção (John Huston)
Festival Internacional de Veneza, Itália
Prêmio Internacional de Melhor Trilha Sonora (Max Steiner)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de um Melhor Roteiro de um Faroeste Americano (John Huston)
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Filme
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Filme (Estados Unidos)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Ator (Walter Huston)
Festival Internacional de Veneza, Itália
Grande Prêmio Internacional (John Huston)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (John Huston)
Em 1925, Fred Dobbs é um americano que passa por sérias dificuldades em Tampico, para onde fugira a fim de evitar a cadeia. Na rua, faz amizade com outro mendigo americano, Bob Curtin.
Ao verem Pat McCormick, um homem bem vestido, saindo do Hotel Bristol em companhia da bela Srta. López, os dois se dirigem até ele em busca de uns trocados. McCormick, um empreiteiro desonesto, nega-lhes a esmola mas lhes oferece trabalho, em um local distante, a US$ 8 / dia, a serem pagos ao final da empreitada.
Ao terminarem o serviço, Dobbs e Curtin voltam à cidade para receberem o dinheiro a que têm direito. McCormick adianta-lhes uma quantia insignificante e lhes promete pagar o restante uma hora depois. Mais tarde, ele lhes diz que está sem dinheiro, oferecendo-lhes trabalho adicional.
Resolvendo passar a noite no Dormitório "El Oso Negro", eles conhecem Howard, um velho garimpeiro. Este lhes fala sobre suas aventuras ao garimpar ouro, sobre o seu enriquecimento e posterior perda de tudo que conseguira amealhar. Conta-lhes ainda sobre as possibilidades de exploração de veios de ouro nas montanhas da Sierra Madre.
Quando Dobbs e Curtin conseguem arrancar dinheiro de McCormick, e Howard ganha na loteria, os três decidem partir em busca do ouro. Embarcando na 3ª classe de um trem, repleto de índios e mestiços, eles deixam Tampico com destino a Durango, em direção à Sierra Madre.
Liderados pelo experiente Howard, eles se embrenham na mata, conseguindo, após meses de árduo trabalho, juntar uma pequena fortuna. À medida em extraem ouro, os olhares desses homens, entretanto, tornam-se desconfiados e, movidos pela ganância e a cobiça, passam a se encarar com reservas.
Baseado no livro homônimo de Berwick Traven Torsvan, "O Tesouro de Sierra Madre" é mais um clássico do cinema americano. Escrito e dirigido pelo cineasta John Huston, o filme apresenta bons momentos, como a luta em que Dobbs e Curtin lutam contra McCormick, o empreiteiro que os enganara. Os diálogos são inteligentes.
A trilha sonora de Max Steiner é excelente. O trabalho de Huston é consistentemente bom, recebendo merecidamente 2 Oscars, um pela direção e o outro pelo roteiro.
O elenco, por outro lado, apresenta magníficas interpretações, destacando-se os trabalhos de Walter Huston e Humphrey Bogart, seguidos dos apresentados por Tim Holt e pelo ator mexicano, Alfonso Bedoya.
CAA