Filmes por gênero

O SELVAGEM (1953)

The wild one
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'equipée sauvage (França)
Le gang descend sur la ville (Bélgica)
Il selvaggio (Itália)
¡Salvaje! (Espanha)
Der wilde (Alemanha)
Vild ungdom (Suécia, Dinamarca)
Salbaticul (Romênia)
Дикарь (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: László Benedek
Roteiro: John Paxton
Produção: Stanley Kramer
Design Produção: Rudolph Sternad
Música Original: Leith Stevens
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Hal Mohr
Edição: Al Clark
Direção de Arte: Walter Holscher
Efeitos Sonoros: George Cooper
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Marlon Brando Johnny Strabler / Narrador
Mary Murphy Kathie Bleeker
Robert Keith Xerife Harry Bleeker
Lee Marvin Chino
Jay C. Flippen Xerife Stew Singer
Peggy Maley Mildred
Hugh Sanders Charlie Thomas
Ray Teal Tio Frank Bleeker
John Brown Bill Hannegan
Will Wright Art Kleiner
Robert Osterloh Ben
William Vedder Jimmy
Yvonne Doughty Ex-namorada de Johnny
Robert Bice Wilson
Jerry Paris Dextro
Eve March Dorothy
Darren Dublin Dinky
Pat O'Malley Sawyer
Gil Stratton Mouse
Keith Clark Gringo
Alvy Moore Pigeon
Jim Connell Boxer
Don Anderson Stinger
Angela Stevens Betty
Mary Newton Sra. Thomas
Gene Peterson Crazy

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um grupo de 40 jovens desordeiros chega a uma pequena cidade da Califórnia com suas motos envenenadas.  Logo na chegada, ocorre um pequeno incidente, um dos rapazes, Crazy,  se machuca, mas a situação não foge ao controle.  O líder do grupo, Johnny Strabler, decide que ficarão na cidade até a liberação do amigo.

Enquanto isso, Johnny entra no Café Bleeker, onde pede uma cerveja à bela Kathie, filha do xerife local.  Em seguida, põe uma música para tocar numa juke-box e troca algumas palavras com a jovem.  Com a recuperação de Crazy, Johnny e seu grupo se preparam para deixar a cidade, quando chega à mesma seu maior rival, Chino, acompanhado de seu bando.

Depois de provocar Johnny, Chino inicia um tumulto e termina preso.  Um dos moradores da cidade, Charlie Thomas, não se satisfaz com as providências tomadas pelo xerife e sugere que os homens se juntem para expulsarem os motoqueiros à força.

Enquanto isso, um grupo toma suas motos e cerca Kathy em plena praça pública, deixando-a aterrorizada.  Quando Johnny toma conhecimento do que está ocorrendo, pega sua moto, rompe o cerco à Kathy e a tira de lá em sua garupa.  Os dois vão até um parque onde, sentindo-se atraída por ele, Kathy basicamente se declara.  Johnny, não pretende se ligar a ninguém, a larga sozinha e vai embora em sua moto.

Logo a seguir, ele é apanhado e levado por Charlie Thomas e o grupo por este arrebanhado.  Com receio do que possa acontecer a ele, Kathy corre até a Delegacia do xerife, onde pede ao pai que evite o linchamento.   Harry Bleeker tenta ajudá-lo, mas a fúria dos homens comandados por Thomas é maior.  Entretanto, quando surge a primeira oportunidade, Johnny foge até o parque onde ficara sua motocicleta.

Ao tentar deixar a cidade, é atingido por uma chave de roda jogada por um dos homens de Thomas.  Ao cair, a moto, desgovernada, atinge um senhor e o mata.  Nesse momento, chegam à pequena cidade o xerife do Condado, Stew Singer, e seus homens.  Acusado por Thomas de ter matado um homem, Johnny é preso.  Horas mais tarde, Art Kleiner e Frank Bleeker contam ao xerife Singer o que realmente se passou.

Johnny é solto e, despedindo-se à sua maneira de Kathy, deixa finalmente a cidade.

imagem

Comentários

Baseado no livro "The Cyclists' Raid" de Frank Rooney, "O Selvagem" conta um fato ocorrido em 1947 na pequena cidade de Hollister, na Califórnia, quando a mesma foi invadida por um grupo de cerca de 4.000 motoqueiros.

Realizado pelo cineasta húngaro, radicado nos Estados Unidos, László Benedek, o filme conta com um roteiro muito bem escrito por John Paxton e com a bela fotografia em preto-e-branco de Hal Mohr.

Benedek apresenta um bom trabalho na direção, procurando refletir os problemas da época, onde a motocicleta representava um dos símbolos da insatisfação e rebelião dos jovens.  O filme é repleto de vários momentos marcantes como, por exemplo, a seqüência em que, ao soltar Johnny da prisão, o xerife lhe pergunta se ele não vai agradecer aos que depuseram a seu favor, e ele permanece mudo e estático.  É quando Kathie afirma: "Está tudo bem, ele não sabe como fazê-lo".

No elenco, Marlon Brando é o grande nome, com seu estilo peculiar de representar e já, aos 29 anos, rouba todas as cenas de que participa.  Merecem, ainda, ser destacadas as atuações de Robert Keith, Mary Murphy e Lee Marvin.

CAA