Filmes por gênero

TENTAÇÃO MORENA (1958)

Houseboat
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Quase nos teus braços (Portugal)
La péniche du bonheur (França)
Un marito per Cinzia (Itália)
Cintia (Espanha)
Hogar flotante (Argentina, Venezuela)
Hausboot (Austria, Alemanha)
Dada för tre (Suécia)
Плавучий дом (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Romance
Direção: Melville Shavelson
Roteiro: Melville Shavelson, Jack Rose
Produção: Jack Rose
Música Original: George Duning
Direção Musical: George Duning
Fotografia: Ray June
Edição: Frank Bracht
Direção de Arte: Hal Pereira, John B. Goodman
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: Bud Clark, Joan Joseff
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Charles Grenzbach, Hugo Grenzbach
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, John P. Fulton
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Cary Grant Tom Winters
Sophia Loren Cinzia Zaccardi
Martha Hyer Carolyn Gibson
Harry Guardino Angelo Donatello
Eduardo Ciannelli Arturo Zaccardi, pai de Cinzia
Mimi Gibson Elizabeth Winters
Paul Petersen David Winters
Charles Herbert Robert Winters
Murray Hamilton Capitão Alan Wilson
Madge Kennedy Sra. Farnsworth
John Litel Sr. William Farnsworth
Werner Klemperer Harold Messner
Peggy Connelly Elizabeth Wilson
Mary Forbes Socialite britânica
Ernst Brengt Diplomata francês
Julian Rivero Diplomata espanhol
William Remick Juiz de paz
Susan Cabot Sra. Eleanor Wilson
Ralph Brooks Benfeitor do Country Club
Oliver Cross Benfeitor do Country Club
Bess Flowers Benfeitora do Country Club
Gilda Oliva Vendedora de pizza

Prêmios

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Atriz Internacional (Sophia Loren)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Comédia

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em uma Comédia (Cary Grant)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (Melville Shavelson, Jack Rose )

Oscar de Melhor Canção Original (Jay Livingston, Ray Evans)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Harry Guardino)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Melville Shavelson, Jack Rose)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando Tom Winston, um advogado do governo, separado de sua esposa há vários anos, se encarrega de seus três filhos, Elizabeth, David e Robert, após a morte de sua mãe, ele se mostra surpreso com a hostilidade deles. Sua cunhada, a atraente, mas infeliz no casamento, Carolyn Gibson, explica que a perda da mãe deixou as crianças com problemas: nenhuma delas dorme bem, as três são melancólicas e o pequeno Robert, que alega odiar a todos, não faz nada além de tocar sua gaita de boca.

Depois de permitir que Carolyn e seus pais adotem as crianças, Tom de repente decide levá-las para Washington, onde ele aluga um pequeno apartamento. As crianças não ficam impressionadas com sua nova casa e, após um concerto em Watergate, Robert se esconde em uma balsa no rio Potomac. No concerto, encontrava-se, também, a bela Cinzia Zaccardi, que acompanhava seu pai, um famoso maestro italiano, em uma turnê pelos Estados Unidos.

Cinzia anseia por liberdade e companheirismo masculino, mas seu pai a controla com uma rédea curta. Certa noite, ela foge de um jantar formal, através de uma janela e termina num barco a remos de Robert. Ela dança com a criança em um carnaval de rua e, mais tarde, a leva para casa. Tom ameaça espancar o menino até Cinzia o aconselhar a ser um pai, e não um policial. Ao notar que seus três filhos simpatizaram com ela, Tom lhe oferece um emprego como empregada doméstica.

Na ocasião, ela não aceita a proposta e retorna para a companhia de seu pai, mas quando este promete nunca mais deixá-la sair sem seu consentimento, ela decide aceitar o emprego e se mudar com Tom e as crianças para a casa de hóspedes de Carolyn, na vizinha Virginia. Quando a casa é acidentalmente demolida, um comerciante ítalo-americano, chamado Angelo Donatello, lhe oferece à venda sua casa flutuante.

Durante a primeira noite na casa flutuante, marcada por um mau tempo, Cinzia envia uma Elizabeth assustada para dormir com seu pai, que lentamente começa a tratar a criança com calor e carinho. Por outro lado, Carolyn revela que ela está se divorciando de seu marido e admite que sempre amou Tom. Enquanto isso, Angelo convida Cinzia para um baile em comemoração ao 4 de Julho, patrocinado pelos Filhos da Itália. Com a ajuda das crianças, Cinzia trabalha arduamente para consertar a casa flutuante, e logo ela se torna acolhedora e encantadora.

David, no entanto, infeliz com as constantes críticas de seu pai, decide fugir numa noite marcada por fortes ventos. Quando seu barco a remos vira, Tom pula no rio e o salva. Cinzia tenta persuadir Tom a ser mais receptivo com o filho e os dois quase se beijam. Na manhã seguinte, Tom e David discutem a morte, e David ensina seu pai a pescar. Tom começa a namorar Carolyn, que perturba tanto Cinzia que esta decide voltar para a casa de seu pai.

Tom compra um vestido e comenta que ela juntou sua família novamente. Naquela noite, quando um dos amigos de Carolyn insulta Cinzia, Tom os coloca para fora de sua casa. Em seguida, ele convida Cinzia e os dois vão jantar no Clube. No final da noite, quando os dois se beijam, ele percebe que está apaixonado pela bela italiana. Para surpresa de Cinzia, as crianças, especialmente o ciumento David, desaprovam o romance dos dois e, depois de explicar que nunca poderia ocupar o lugar da mãe deles, de coração partido, ela retorna para a casa de seu pai.

Tom a acompanha e declara seu amor na presença do Sr. Zaccardi que, apesar de não aprovar a união, adverte Tom para nunca machucar sua amada filha. As crianças, no entanto, não concordam com o novo casamento do pai até o início da cerimônia. No entanto, quando Robert toca a “Marcha Nupcial” de Mendelssohn, em sua gaita de boca, ele se aproxima sorridente da noiva, enquanto seus irmãos se juntam ao casal.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Melville Shavelson, a partir de um roteiro por ele escrito com Jack Rose, “Tentação Morena” é uma comédia dramática norte-americana produzida pela Paramount Pictures em1958.

Partindo de um roteiro bastante inteligente, Shavelson nos brinda com um bom trabalho de direção, no que é ajudado pela ótima fotografia a cores, assinada por Ray June. Merece ainda ser mencionada a bela trilha sonora, a cargo de George Duning.

Cary Grant e Sophia Loren brilham em seus respectivos papéis. No elenco, chamaram-me ainda minha atenção as atuações das três crianças, Charles Herbert, de 9 anos, Mimi Gibson, de 10 anos e Paul Petersen, de 13 anos de idade.

CAA