Filmes por gênero

UM TRIÂNGULO DIFERENTE (1984)

The Bostonians
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As mulheres de Boston (Portugal)
Les bostoniennes (França)
I bostoniani (Itália)
Las bostonianas (Espanha)
Amarás a un extraño (Argentina)
Die Damen aus Boston (Alemanha)
En kvinnas röst (Suécia)
Kvinderne fra Boston (Dinamarca)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: James Ivory
Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala
Produção: Ismail Merchant, Paul Bradley, Connie Kaiserman
Design Produção: Leo Austin
Música Original: Richard Robbins
Direção Musical: Harry Rabinowitz
Fotografia: Walter Lassally
Edição: Mark Potter Jr., Katherine Wenning
Direção de Arte: Don Carpenter, Tom Walden
Figurino: Jenny Beavan, John Bright
Guarda-Roupa: William Pierce, Sally Turner, Nancy Lawson
Maquiagem: Jeanne Richmond
Efeitos Sonoros: Ray Beckett, Chris Ross Leong, Jon Blunt e outros
Efeitos Visuais: Costas Charitou, David Smith
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1985

Elenco

Vanessa Redgrave Olive Chancellor
Christopher Reeve Basil Ransome
Jessica Tandy Sra. Birdseye
Madeleine Potter Verena Tarrant
Nancy Marchand Sra. Burrage
Wesley Addy Dr. Tarrant
Barbara Bryne Sra. Tarrant
Linda Hunt Dra. Prance
Charles McCaughan Policial no Music Hall
Nancy New Adeline Luna
Jon Van Ness Henry Burrage
Wallace Shawn Sr. Pardon
Peter Bogyo Sr. Gracie
Martha Farrar Sra. Farrinder
Dusty Maxwell Newton Tarrant
Maura Moynihan Henrietta Stackpole
June Mitchell Empregada
Jane Manners Empregada
Lee Doyle Sr. Filer
James Huston Fotógrafo
Janet Cicchese Mulher irlandesa

Prêmios

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Atriz (Vanessa Redgrave)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Vanessa Redgrave)

Oscar de Melhor Figurino (Jenny Beavan, John Bright)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Vanessa Redgrave)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Figurino (Jenny Beavan, John Bright)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Vanessa Redgrave)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Vanessa Redgrave)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Boston, 1875.  Olive Chancellor é uma solteirona rica, envolvida no movimento pela emancipação da mulher.  A caminho de um sarau, na casa da Sra. Birdseye, ela conversa com seu primo distante, Basil Ransome, um advogado do Mississippi que deixou sua mãe e suas irmãs pra trás, a fim de tentar ganhar a vida em Nova York.

Uma vez lá, começam a chegar os convidados, oportunidade em que Ransome conhece o Sr. e a Sra. Tarrant, pais da declamadora da noite, a Srta. Verena, bem como, a Dra. Prance, uma médica local, a Sra. Farrinder, líder do movimento feminista e, obviamente, a anfitriã, Sra. Birdseye.  Aplaudidíssima ao final de sua apresentação, Verena é convidada por Olive para visitá-la em sua casa.

No dia seguinte, ao receber a jovem, Olive lhe pede para que ela se torne sua melhor amiga, já que ambas são devotadas à causa feminista.  O encanto de Olive por Verena é tamanho que ela chega a pedir para que a jovem largue seus pais e passe a morar com ela.  Na ocasião, chegam duas visitas:  Adeline Luna, irmã de Olive, que está de partida com seu pequeno filho, Newton, para Nova York, e o primo Ransome que, coincidentemente, está retornando à grande metrópole.  Embora seja radicalmente contra a emancipação da mulher, Ransome não esconde o fascínio que sente pela jovem Verena.

Nova York, 1876.  Durante um jantar na casa de Luna, Ransome toma conhecimento que Verena mudou-se definitivamente para a casa de Olive.  Na ocasião, ela lhe confessa que a irmã ainda vai sofrer uma grande desilusão, pois acredita que a jovem Verena ainda a deixará por um homem.

Em Boston, Verena torna-se conhecida pelo dom de sua oratória em favor do movimento feminista.  Vários convites chegam a ela para que se apresente em Harvard e outras Universidades.  Seu contato com rapazes, entretanto, não agrada nada à possessiva Olive.

Em viagem de negócios à Boston, Ransome toma conhecimento que Verena se acha em Cambridge em visita à mãe.  Ele vai à sua procura, ocasião em que ela lhe confessa que Olive insiste em dizer que ele é um perigoso inimigo do movimento delas e do sexo feminino.

De volta à Nova York, Ransome recebe um convite da Sra. Burrage para a primeira apresentação de Verena na cidade, onde é aclamada como poeta, por uns, e como visionária, por outros.  No dia seguinte à apresentação, Ransome e Verena se encontram, oportunidade em que ele lhe diz que ela é uma pessoa muito doce, feita para ser amada por um homem.  Perturbada pelas colocações de Ransome, ela pede à Olive que a leve imediatamente de Nova York.

Os dois voltam a se encontrar na casa da Sra. Birdseye, quando ambos são convidados a passar 3 a 4 semanas, por ocasião do aniversário da anfitriã.  Nesse período, para desespero de Olive, os dois passam horas juntos, à beira-mar.  A Sra. Birdseye morre.  No enterro, Dra. Prance diz a Ransome que Verena quer passar uns 3 a 4 dias sem vê-lo, pois precisa refletir muito sobre tudo que está ocorrendo.  Os dois voltam, mais uma vez, a se encontrar à beira-mar, encontro esse que termina com um longo e apaixonado beijo.

Olive prepara uma grande apresentação de Verena no Music Hall, onde ela deve falar sobre "A Razão de uma Mulher".  No dia do evento, com a casa lotada, Ransome e Verena saem para viverem juntos, enquanto a desolada Olive tenta dar uma satisfação, à platéia, pela ausência da oradora e declamadora da noite.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Adaptação de um livro de 1896, escrito por Henry James, "Um Triângulo Diferente" é um bom filme, cuja história gira em torno de uma jovem manipulada por uma mulher mais velha, ligada ao movimento feminista pós Guerra Civil americana, e que, de alguma forma, se sente atraída pelo primo desta, um advogado sulista cujo pensamento é radicalmente contrário a esse movimento.

Realizado pelo cineasta James Ivory, o filme parte de um excelente roteiro, escrito por Ruth Prawer Jhabvala, e conta com algumas excepcionais interpretações, como as protagonizadas por Vanessa Redgrave e Jessica Tandy.

"Um Triângulo Diferente" conta, ainda, com uma ótima trilha sonora.

CAA