Filmes por gênero

ORQUÍDIA SELVAGEM (1989)

Wild Orchid
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'orchidée sauvage (França)
La fleur du mal (Canadá)
Orchidea selvaggia (Itália)
Orquídea salvaje (Espanha, México, Peru)
Wilde Orchidee (Alemanha)
Vilde orkideer (Dinamarca)
Dzika orchidea (Polônia)
Дикая орхидея (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Zalman King
Roteiro: Zalman King, Patricia Louisianna Knop
Produção: Mark Damon, Lester Berman, Tony Anthony
Design Produção: Carlos Conti
Música Original: Simon Goldenberg, Geoff MacCormack
Direção Musical: Cristina Berio
Coreografia: Morleigh Steinberg
Fotografia: Gale Tattersall
Edição: Marc Grossman, Glenn Morgan
Direção de Arte: Yeda Lewinsohn, Alexander A. Mayer
Figurino: Ileane Meltzer, Marlene Stewart
Guarda-Roupa: Regina Martelli, Edward Nashen, Luciano Soprani, Jamey Phillips
Maquiagem: Edward St. George, Hiram Ortiz, Lori Hicks
Efeitos Sonoros: Dessie Markovsky, Glenn T. Morgan, Wayne Heitman e outros
Efeitos Especiais: Sergio Farjalla, Edu Paumgartten, Martin Chab
Nota: 5.8
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Mickey Rourke James Wheeler
Jacqueline Bisset Claudia Dennis
Carré Otis Emily Reed
Assumpta Serna Hanna
Bruce Greenwood Jerome McFarland
Oleg Vidov Otto Munch
Milton Gonçalves Flávio
Jens Peter Jogador de voleibol
Antônio Mário Silva Rambo
Michael Villella Elliot Costa
Bernardo Jablonsky Roberto
Luiz Lobo Juan
Lester Berman Entrevistador
Steven Kaminsky Entrevistador
Hollister Whitworth Guarda-costas
Franco Pisano Guarda-costas
Carlinhos de Jesus Líder da Linha Conga
Simone Moreno Ela própria
Kathleen Kaminsky Mãe de Emily
Tomiko Ribeiro Sra. chinesa
Kim Donaldson Dançarina
Marina Salomão Dançarina
Gilmar Sampaio Dançarino
Linda Batista .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Emily Reed viaja para Nova York a fim de participar de uma entrevista em um escritório de advocacia internacional, que imediatamente lhe oferece um emprego com a condição de que ela possa voar para o Rio de Janeiro na manhã seguinte. Emily concorda e é apresentada à Claudia Dennis, uma das principais executivas da empresa.

Elas chegam ao Rio para finalizarem a compra de um hotel, mas antes Claudia deve ir a Buenos Aires para se encontrar com o atual proprietário. Enquanto visita o hotel, Emily vê um casal a fazer sexo animalesco, deixando-a irritada a ponto dela voltar imediatamente para o seu próprio hotel. Lá, ela conhece a pessoa que deverá se encontrar com Claudia: um homem rico chamado James Wheeler. Eles jantam acompanhados por guarda-costas de James.

James intriga Emily. Ele é calmo e faz perguntas pessoais sem ser exigente ou rude. Depois do jantar, eles assistem a um carnaval de rua. Emily sai depois que um homem mascarado, que se parece com James, tenta seduzi-la. Na manhã seguinte, ela acorda e encontra James olhando para ela. Ele lhe dá um buquê de orquídeas, nega ter feito avanços na noite anterior e, como um pedido de desculpas, se oferece para lhe mostrar a cidade. Ela se mostra inicialmente relutante, mas termina concordando.

Os dois vão à festa de um casal que se encontrava no restaurante na noite anterior. Alguns militares, na festa, tentam seduzir a dona da festa. James intervém e os expulsa. Em seguida, os dois saem em companhia do casal, o qual vem tendo problemas conjugais por causa da infidelidade da esposa. Ela quer se reconciliar com o marido. James os encoraja a fazerem sexo. Emily acha perturbadora a forma como eles agem.

Ao deixarem o casal, Emily e James vão até o hotel que sua Empresa deseja comprar. Uma vez lá, ela comenta que teme que ele desapareça caso ela venha a tocá-lo. Em seguida, ela o abraça e ele se afasta dizendo-lhe que não gosta de ser tocado.

No dia seguinte, o casal dá um colar de presente a James e este o repassa para Emily. À noite, ela se veste para as festividades do carnaval e, uma vez lá, recebe uma proposta de um mascarado que lhe oferece a chave de seu apartamento. Inicialmente, ela recusa a proposta, mas James a encoraja a aceitá-la. Ela percebe que James é incapaz de agir de acordo com suas próprias emoções e tenta experimentar a paixão através dos outros. Emily, então, aceita a proposta do estranho e tem relações sexuais com ele.

No dia seguinte, Claudia retorna ao Rio com o proprietário do hotel e marca uma reunião no aeroporto. Ao chegar lá, Emily se sente humilhada ao descobrir que Jerome, o advogado do proprietário, é o desconhecido com quem ela passara a noite. Jerome usa tal fato para intimidar Emily e conseguir um melhor negócio para seu cliente. No entanto, Claudia descobre a verdade e usa as informações para ameaçá-lo ao dizer-lhe que, se as negociações não forem concluídas a contento, ela contará à sua esposa, com detalhes, como foi que ele passou a noite anterior. Diante de tal ameaça, ele cede, fazendo com que Claudia e Emily obtenham um muito bom negócio.

Após a reunião, Claudia pergunta à Emily quais foram suas impressões em relação a James. Em seguida, comenta que ele era apenas uma criança que gaguejava e que se tornou um homem por esforço próprio. Emily diz que se tornou obcecada por James, mas que ele jamais iria tocá-la.

Assistentes de Claudia comunicam que um homem comprou a escritura do antigo hotel antes que o negócio fosse finalizado. Ambas as mulheres percebem que se trata de James. Claudia fica irritada e decide prosseguir com a venda do hotel, na esperança de conseguir contornar as ações do amigo.

Claudia, então, organiza uma grande festa para comemorar a venda do hotel. Na manhã seguinte, convida um jovem surfista para o quarto dela, e pede à Emily, que fala português, que traduza o que ele diz. Os três estão prestes a terem relações sexuais quando James interrompe. Emily o acusa de usar as pessoas. Ele nega tal afirmação e vai embora. Mais tarde, naquele dia, uma encomenda é entregue no quarto de Emily. James havia assinado a escritura do velho hotel para ela, salvando o negócio. Emily vai ao seu encontro e lhe diz que o ama, mas vai embora quando ele não lhe fala uma única palavra.

Mais tarde, naquela noite, Emily retorna ao seu quarto, onde James está esperando por ela. Ele, então, conta que ficou muitos anos sem falar depois que seu pai o abandonou quando criança e que, por isso, seus professores pensavam que ele era retardado. Ele deixou a escola ainda muito jovem, trabalhou duro, comprou uma casa aproveitando uma promoção e fez os reparos de que ela precisava. Depois que ele começou a acumular riqueza, as mulheres passaram a procurá-lo, mas ele preferiu jogar para manter as coisas interessantes. Os jogos tornaram-se um modo de vida e ele não pode passar sem eles. Emily o encoraja a tocá-la, oferecendo-lhe o seu amor. No início, ele resiste, mas estende a mão quando pensa que ela vai deixá-lo. Os dois se abraçam e fazem sexo. Depois, saem juntos e felizes em uma motocicleta.

imagem

Comentários

"Orquídia Selvagem" é um filme tecnicamente fraco.  Realizado por  Zalman King, que também co-assina o roteiro, o filme, rodado no Rio de Janeiro, apresenta em sua trilha sonora vários ritmos brasileiros.

O roteiro e os diálogos são pobres e o trabalho de edição deixa a desejar.  Por outro lado, a fotografia de Gale Tattersall é consistentemente muito boa.

A 'top model' Carré Otis estréia no cinema, transbordando sensualidade.  Juntamente com Mickey Rourke, que não está em seus melhores dias, proporciona várias cenas eróticas.  Em papéis menores, acham-se a bela Jacqueline Bisset e Bruce Greenwood.

CAA