Filmes por gênero

O EXPRESSO DE MARRAKESH (1998)

Hideous Kinky
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Marrakech Express (França)
Ideus Kinky - Un treno per Marrakech (Itália)
Marrakesch (Alemanha)
Pais: Reino Unido, França
Gênero: Drama
Direção: Gillies MacKinnon
Roteiro: Billy MacKinnon
Produção: Ann Scott
Design Produção: Pierre Gompertz, Louise Marzaroli
Música Original: Nick Drake, John E. Keane
Fotografia: John de Borman
Edição: Pia Di Ciaula
Direção de Arte: Jon Henson
Figurino: Kate Carin
Guarda-Roupa: John Norster, Margie Fortune
Maquiagem: Lesa Warrener
Efeitos Sonoros: Bruno Charier, Anthony Faust, Jack Stew e outros
Efeitos Visuais: Courtney Vanderslice
Nota: 6.4
Filme Assistido em: 2003

Elenco

Kate Winslet Julia
Kevin McKidd Henning
Amidou Sufi Sheikh
Saïd Taghmaoui Bilal
Bella Riza Bea
Carrie Mullan Lucy
Pierre Clémenti Santoni
Abigail Cruttenden Charlotte
Ahmed Boulane Ben Said
Sira Stampe Eva
Michelle Fairley Patricia
Mohcine Barmouni Aziz
Mohamed Cherkaoui Hadaoui
Abderrahim Bergache Médico
Frédérique Zepter Tradutor
Lisa Orgolini Turista
David Baxt Turista

Sinopse

Com duas filhas de cinco e sete anos a tiracolo, a jovem Julia de 25 anos decide fazer o caminho de muitos "pensadores livres" de sua época e parte de uma maçante vida em Londres para a incerteza e a busca por aventura, paixão e algum brilho em Marrocos do começo da década de 70.

Sob o efeito dos ecos do movimento hippie, Julia adota a exótica Marrakesh como lar de sua jornada.  Morando num hotel barato, elas sobrevivem com a venda de bonecas feitas à mão e alguns cheques emitidos pelo pai das garotas, um poeta londrino que tem uma criança de outra mulher.

Logo que chega, ela se envolve com um vigarista de bom coração, Bilal.  Suas filhas o adoram e, com o tempo, passam a adotá-lo como seu novo "pai".

Uma amiga de Julia, Eva, insiste para que ela estude com um venerável mestre da doutrina Sufi, na Escola da "Aniquilação do Ego", em Argel.  Por outro lado, um ricaço europeu, que conhece o seu marido, a convida para passar uma temporada com as filhas em sua bela Villa.

À medida que suas finanças começam a escassear, Julia adota a filosofia de que "Deus proverá", embora seja Bilal quem se vira para botar alguma coisa p'ra dentro de casa.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro de Esther Freud, "O Expresso de Marrakesh" trata da saga de uma inglesa 'hippie' que larga tudo em Londres e vai com suas duas filhas para o Marrocos, numa viagem de autoconhecimento.

Muito bem dirigido por Gillies MacKinnon, que foge da narrativa tradicional, o filme prende a atenção de quem o assiste.  Visualmente belo, graças à excelente fotografia de John de Borman, "O Expresso de Marrakesh" apresenta, ainda, uma trilha sonora repleta de clássicos do rock dos anos 60 e 70, além de ótimas atuações.  As duas garotas, Carrie Mullan e Bella Riza estão muito bem e roubam várias das cenas onde aparecem.  Kate Winslet, como sempre, está magnífica.

CAA