Filmes por gênero

HERANÇA DA CARNE (1960)

Home from the hill
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A casa da colina (Portugal)
Celui par qui le scandale arrive (França)
A casa dopo l'uragano (Itália)
Con él llegó el escándalo (Espanha)
Herencia de la carne (México)
Das Erbe des Blutes (Alemanha, Austria)
Tag vad du vill ha! (Suécia)
Blodets bånd (Dinamarca)
Домой с холма (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Vincente Minnelli
Roteiro: Harriet Frank Jr., Irving Ravetch
Produção: Sol C. Siegel, Edmund Grainger
Música Original: Bronislau Kaper
Direção Musical: Charles Wolcott
Fotografia: Milton Krasner
Edição: Harold Kress
Direção de Arte: George W. Davis, E. Preston Ames
Figurino: Walter Plunkett
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton, Conrad Kahn
Efeitos Especiais: Robert Hoag
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Robert Mitchum Capitão Wade Hunnicutt
Eleanor Parker Hannah Hunnicutt
George Peppard Rafe Copley
George Hamilton Theron Hunnicutt
Everett Sloane Albert Halstead
Luana Patten Libby Halstead
Anne Seymour Sarah Halstead
Constance Ford Opal Bixby
Ken Renard Chauncey, mordomo dos Hunnicutt
Ray Teal Dr. Reuben Carson
Denver Pyle Sr. Bradley
Dub Taylor Bob Skaggs
Hilda Haynes Empregada dos Hunnicutt
Tom Gilson John Ellis
Stuart Randall Ben Ramsey
Dan Sheridan Peyton Stiles
Guinn Williams Hugh Macauley
Bess Flowers Convidada do Churrasco
Charlie Briggs Dick Gibbons
Orville Sherman Ed Dinwoodie
Bill Hickman Barman

Prêmios

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Prêmio NBR de Melhor Ator (Robert Mitchum)

Prêmio NBR de Melhor Ator Coadjuvante (George Peppard)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (George Peppard)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Vincente Minnelli)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Vincente Minnelli)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Drama (Robert Mitchum)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Trilha Sonora (Bronislau Kaper)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O Capt. Wade Hunnicutt é o mais rico e poderoso cidadão da cidade em que mora no Texas.  É também conhecido como um famoso mulherengo.  Por conta disso, vive um casamento fracassado com Hannah, com quem tem um filho de 17 anos, Theron.

Quando do nascimento do filho, Wade abriu mão de qualquer interferência sua na educação do garoto.  Agora, ao vê-lo tímido e completamente fora de seus padrões, decide passar a orientá-lo a fim de que ele se torne um homem capaz de levar à frente a administração de seus bens, após sua morte.  Tal decisão aumenta ainda mais o abismo que o separa de sua mulher.

Assim, Theron é deixado aos cuidados de Rafe, o capataz da propriedade, que o ensina a atirar e a caçar.  O interesse do rapaz pela caça é tamanho que ele passa a faltar à escola.  Na disputa com Wade, Hannah tira o filho da escola, como forma de ganhar sua simpatia, fato que gera mais um atrito com o marido.

Quando um grupo de arrendatários procura Wade para reclamar que suas terras estão sendo danificadas por um animal selvagem, possivelmente um javali, Wade passa para Theron a missão de caçar a tal fera.  O jovem parte à noite disposto a cumprir a tarefa a ele confiada.  Pela manhã, preocupado, Wade e um grupo de homens saem à procura de Theron, encontrando-o ao lado do enorme javali que acabara de matar.

Ao retornar, Wade decide oferecer um grande churrasco em comemoração ao feito do filho.  Este, interessado em Libby, uma bela jovem da cidade, a convida para o churrasco.  Entretanto, quando vai à sua casa para apanhá-la, é escorraçado pelo Sr. Halstead, pai dela, por conta da fama de Wade.  Enquanto isso, seu pai tenta reconquistar Hannah, mas esta se mantém irredutível.

Na manhã seguinte, Libby procura Theron para se desculpar pelo ocorrido.  Os dois iniciam, então, um namoro, o qual vai-se tornando cada vez mais sério.

Ao saber que o filho fora posto pra fora da casa dos Halstead, Hannah lhe conta que o motivo foi simplesmente seu sobrenome, pois toda a cidade conhece a fama de mulherengo de Wade.  Na ocasião, ela diz ainda que Rafe é um dos muitos filhos bastardos do marido.  Revoltado, Theron procura o pai, a quem diz ter vergonha de ser seu filho.  Em seguida, sai de casa, pede abrigo ao irmão, afasta-se de Libby e passa a trabalhar como moto-empilhador de uma empresa.

Entretanto, quando a mãe sofre um colapso nervoso, Theron é aconselhado pelo médico a voltar para casa, se não quiser ficar com um peso em sua consciência.

Libby, ao descobrir que se acha grávida, o procura na saída do trabalho.  No entanto, não chega a tocar no assunto, pois Theron vai logo lhe dizendo que jamais se casará ou terá filhos, tamanha a decepção que tem do comportamento do pai e da infelicidade da mãe.  O Sr. Halstead procura Wade para falar da relação de seus filhos, mas este o põe para fora, alegando que a garota ficou grávida e que, agora, quer pegar qualquer um para se casar.

Ao se encontrar com Rafe num supermercado, Libby desabafa.  A princípio, ele lhe diz que vai falar com Theron mas, como sempre se sentiu atraído pela jovem, muda de idéia e lhe propõe casamento, alegando que vai ser um pai muito bom para a criança que vai nascer.  O casamento tem efeito e o casal vai morar na casa dela, presente do Sr. Halstead, que se retira com sua mulher.

Meses depois, o Sr. Halstead assassina Wade.  Theron o persegue e o mata.  Rafe sai à procura do irmão e o encontra ao lado do corpo do sogro.  Theron lhe diz que vai embora para bem longe dali, pois não tem coragem de se encontrar com Libby depois do que fez.  O irmão o compreende e o abraça.

Ao visitar o túmulo do marido, Hannah encontra-se com Rafe.  Na oportunidade, ela lhe mostra que mandou inscrever na lápide o nome dele como um dos filhos de Wade.  Achando que ela vive muito só, Rafe a convida para morar em sua casa, em companhia de Libby e do filhinho deles.

imagem

Comentários

Baseado num famoso livro de William Humphrey, "Herança da Carne" é um filme muito bom.  Realizado pelo cineasta Vincente Minnelli, este drama trata das delicadas relações entre pais e filhos, numa família abastada marcada por conflitos, segredos e rancores.

A adaptação para o cinema feita pelos roteiristas é de primeira qualidade.  Minnelli, por outro lado, nos brinda com uma direção consistentemente boa, embora ele tenha realizado trabalhos bem melhores.  A trilha sonora, assinada por Bronislau Kaper, também merece ser citada.

No elenco, Robert Mitchum está ótimo no papel do pai que foge à sua responsabilidade em relação a um filho nascido fora do casamento.  Eleanor Parker está muito bem como a mulher amargurada e sofrida.  Merecem ainda ser destacadas as atuações de George Peppard e Everett Sloane.

CAA