Filmes por gênero

ENCONTROS E DESENCONTROS (1999)

Wonderland
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Reino Unido
Gênero: Drama
Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Laurence Coriat
Produção: Andrew Eaton, Michele Camarda, Gina Carter
Design Produção: Mark Tildesley
Música Original: Michael Nyman
Fotografia: Sean Bobbitt
Edição: Trevor Waite
Figurino: Natalie Ward
Guarda-Roupa: Kate Towns
Maquiagem: Konnie Daniel
Efeitos Sonoros: Richard Flynn, Ian Wilson, Louis Bertini e outros
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 2000

Elenco

Shirley Henderson Debbie
Gina McKee Nadia
Molly Parker Molly
Ian Hart Dan
John Simm Eddie
Stuart Townsend Tim
Kika Markham Eileen
Jack Shepherd Bill
Enzo Cilenti Darren
Sarah-Jane Potts Melanie
David Fahm Franklyn
Ellen Thomas Donna
Peter Marfleet Jack
Nathan Constance Alex
Abby Ford Enfermeira
Michelle Jolly Parteira
Rebecca Lenkiewiez Policial
Vanessa Pratt Kelly
Mark Sproten Rupert
Nuno Vaz Vizinho português

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio Alexander Korda de Melhor Filme Britânico

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Michael Winterbottom)

Festival Internacional de Valladolid, Espanha

Prêmio Espiga de Ouro (Michael Winterbottom)

Sinopse

Retrato íntimo de uma família londrina, envolvendo três gerações e seus conflitos.  Os pais, que têm mais três filhas, vivem um casamento sem amor, marcado por intermináveis silêncios e amargas acusações, e sofrem com a ausência do filho mais novo, Darren, que há anos não dá notícias.

O filme cobre a vida de seus personagens durante um final de semana chuvoso de novembro.  As três irmãs são Debbie, Nadia e Molly.

Debbie é uma cabeleireira que tem um filho com Dan, um homem frustrado, e de quem está separada.  Ela o  julga incapaz e incompetente para cuidar de Jack, o filho do casal.  Com a custódia do garoto durante o fim de semana, Dan o leva para assistir a um jogo de futebol e finalmente cai bêbado em casa.  O garoto procura e acha dinheiro nas calças do pai e desaparece numa festa de rua quando os ingleses celebram com fogos de artifício a tradicional Noite das Fogueiras.  Debbie fica preocupada com o desaparecimento do filho, fato que dá origem a uma inquietante procura pelo garoto que termina no Departamento de Polícia.

Nadia trabalha num Café do Soho e procura sua alma-gêmea através dos pequenos anúncios dos Classificados.  É uma pessoa dividida: por um lado, acredita no grande amor;  por outro, tem medo de se relacionar mais profundamente com as pessoas.  Numa das noites, ela sai com um homem que conhecera através dos anúncios e termina fazendo sexo com ele.  Ao final do encontro, ela lhe pergunta se poderá telefonar-lhe no dia seguinte e fica decepcionada quando ele lhe responde que não.  De volta p'ra casa, viajando na parte superior de um ônibus de duplo deck, ela chora.

Molly está grávida, às vésperas de ter a criança, e vive com Eddie, um homem com baixa estima que odeia seu trabalho como vendedor de pequenos aparelhos.  Feliz com a chegada do primeiro filho, ela nem percebe que Eddie está passando por uma profunda crise.  Quando ele perde o emprego, os dois brigam.  Assim, ele termina desaparecendo quando ela mais precisa dele.

Paralelamente, o filme mostra Eileen, a mãe das três garotas, que vive a criticar tudo, sair às escondidas durante a noite para envenenar o cachorro dos vizinhos.  Bill, seu marido, aceita o convite de uma mulher caribenha, que mora do outro lado da rua, para dançarem, ficando claro que o relacionamento dos dois poderia ir além de uma simples dança. Franklyn, filho da mulher caribenha, passa horas trancado em seu quarto.  Numa inesperada conversa com Nadia, ele lhe fala sobre sua solidão.

imagem imagem imagem

Comentários

"Encontros e Desencontros", embora não seja uma obra-prima, é sem dúvida uma extraordinária realização do cinema inglês, através da qual o cineasta  Michael Winterbottom explora um longo fim-de-semana da vida de uma família da classe operária do sul de Londres.

Com o roteiro escrito pelo francês Laurence Coriat, o cineasta Winterbottom cria um filme que é ao mesmo tempo realista e impressionista.

Além da brilhante direção de Winterbottom, "Encontros e Desencontros" apresenta uma bela fotografia, uma  maravilhosa trilha sonora, um bom trabalho de edição e grandes atuações dos atores principais, com destaque para Gina McKee, no papel da mais sensível das três irmãs.

CAA