Filmes por gênero

RECORDAÇÕES DE ONTEM (1948)

One sunday afternoon
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Una domenica pomeriggio (Itália)
Mia kyriaki apogevma (Grécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Romance
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Robert L. Richards
Produção: Jerry Wald
Direção Musical: Ray Heindorf
Coreografia: LeRoy Prinz
Fotografia: Wilfred M. Cline, Sidney Hickox
Edição: Christian Nyby
Direção de Arte: Anton Grot
Figurino: Leah Rhodes
Guarda-Roupa: Mina Willowbird
Maquiagem: Perc Westmore, Joe Hadley
Efeitos Sonoros: Leslie G. Hewitt
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 1965

Elenco

Dennis Morgan Timothy L. 'Biff' Grimes
Janis Paige Virginia Brush
Don DeFore Hugo Barnstead
Dorothy Malone Amy Lind
Ben Blue Nick
Oscar O'Shea Toby
Alan Hale Jr. Marty
James Nolan Henry
Layne Arlene Esposa de Henry
Douglas Kennedy Jasper
Doria Caron Esposa de Jasper
Ralph Dunn Charlie Brown, policial
Harry Woods Matt Hughes, policial
Dorothy Ford Daisy
Mary Field Secretária de Barnstead
Russell Hicks Advogado de Barnstead
Gail Bonney Vocalista
Tom Dugan Pintor

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1899, na virada do século, o dentista de Nova York, Timothy Grimes, tenta recomeçar seu trabalho depois de passar uma temporada na prisão. Num domingo à tarde, enquanto recordava a antiga vizinhança com seu amigo, Nick, o barbeiro, Grimes recebe um chamado de emergência para atender ao vereador Hugo Barnstead. Grimes carrega um rancor contra Hugo, um homem que ele conheceu em sua juventude, e enquanto imagina sua vingança, concorda em ajudá-lo.

A rivalidade entre Grimes e Hugo começou anos atrás, quando ambos estavam apaixonados pela bela Virgínia Brush. Certo dia, Hugo chegou em um carro novo e convidou Grimes para passear com ele, Virgínia e sua amiga, Amy Lind. Grimes aceitou o convite e, ao chegarem num parque, Hugo se apressou para ficar com Virginia. Pouco tempo depois, quando um dos pneus do carro furou, Hugo pediu-lhe para que o trocasse, enquanto ele e Virginia fariam uma pequena caminhada.

Enquanto isso, Amy, uma enfermeira que luta pelos direitos das mulheres, choca Grimes ao dizer que o casamento é uma “convenção fora de moda e tola”. Mais tarde, ao deixarem o parque, o carro assusta alguns cavalos e, como Grimes está ao volante, Hugo o acusa. Em seguida, os dois levam as jovens para um passeio de barco e, desta vez, Grimes insiste em dançar com Virginia, que lhe dá um beijo.

Acreditando que ela está apaixonada por ele, Grimes pede-lhe um novo encontro. Virgínia combina um novo encontro no futuro e lhe dá outro pequeno beijo para selar o acordo. No dia do tal encontro, no entanto, quando Grimes espera por ela no parque, com um anel de diamante, quem chega é Amy. Grimes, então, descobre que Virginia e Hugo se casaram na manhã daquele dia e Amy faz o melhor para consolá-lo, revelando que ela não é tão intransigente em relação ao casamento quanto fingiu ser.

Na ocasião, Grimes pergunta à Amy se ele pode continuar a vê-la e, algum tempo depois, eles se apaixonam e se casam. Vários anos depois, Grimes encontra-se casualmente com Virginia, que o convida para jantar. Durante o mesmo, Hugo exibe ostensivamente suas riquezas e oferece um cargo para ele em sua empresa de construção civil. Grimes aceita sua oferta, mas sente-se frustrado ao descobrir que seu único papel é o de assinar seu nome em diversos trabalhos. A razão para tal convite fica clara quando um dos edifícios de Hugo desaba. Como seu nome é o único que aparece no processo e nos jornais, Grimes termina sendo condenado e preso, enquanto Hugo não sofre qualquer tipo de punição.

Durante o período em que fica preso, Grimes estuda odontologia por correspondência e se forma. Assim, ao deixar a prisão, na virada do século, ele afirma à Amy, que o aguardava impacientemente que, a partir daquele dia ele seria apenas dentista.

Depois de recordar todos esses eventos, ao receber o chamado de emergência, ele e Amy vão até a casa de Hugo e Virginia, onde os encontram brigando, ocasião em que percebem que eles têm um casamento miserável. Depois de arrancar o dente de Hugo sem anestesia, Grimes repete para Amy quanto ele a ama. Ela, então, sussurra baixinho que está grávida.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Robert L. Richards, “Recordações de Ontem” é um filme norte-americano produzido pela Warner Brothers em 1948. Sua trama, baseada numa peça de James Hagan, conta a história de um dentista que, após cumprir pena numa penitenciária por crimes por ele não cometidos, relembra seu passado enquanto aguarda um cliente, o verdadeiro criminoso.

Embora não seja extraordinária, a direção de Walsh se mostra bastante segura. Por outro lado, a fotografia a cores, assinada por Wilfred M. Cline e Sidney Hickox, é de muito boa qualidade. No elenco, Dennis Morgan se sai muito bem no papel principal, seguido pelas ótimas atuações de Dorothy Malone, Janis Paige e Don DeFore.

CAA