Filmes por gênero

FOTOS PROIBIDAS (TV) (2000)

Dirty pictures
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Frank Pierson
Roteiro: Ilene Chaiken
Produção: Michael Manheim
Design Produção: Alicia Keywan
Música Original: Mark Snow
Fotografia: Hiro Narita
Edição: Peter Zinner
Direção de Arte: Arvinder Grewal
Figurino: Tamara Winston
Maquiagem: Kathleen Graham
Efeitos Sonoros: Steven Williams, Tom Perry, John Thomson e outros
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 2001

Elenco

James Woods Dennis Barrie
Craig T. Nelson Xerife Simon Leis
Diana Scarwid Dianne
Leon Pownall Prouty
Susan Sarandon Ela própria
Matt North Lobb
David Huband Sirkin
Judah Katz Mizibov
Rachael Crawford Bosworth
Marnie McPhail Reising
Allegra Fulton Angela
Michele Muzzi Brenda
Martin Roach Ed
John Evans Tucker
Colin Fox Walsh
Geoffrey Bowes Suit
Salman Rushdie Ele próprio
Mary Boone Ela própria
William F. Buckley Ele próprio
Barney Frank Ele próprio
Fran Lehman Ela própria
Jesse McBride Ele próprio
Nadine Strossen Ela própria

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme feito para a TV

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em um Filme produzido para a TV (James Woods)

Sinopse

Quando Dennis Barrie, diretor do Centro de Artes Contemporâneas de Cincinnati, decide exibir fotografias de Robert Mapplethorpe, que tinham um conteúdo controverso e já tinham sido rejeitadas em outras galerias, a exposição causa polêmica antes mesmo da sua inauguração.

Simon Leis, o xerife do condado, resolve fazer de tudo para colocar Barrie na cadeia. Logo no dia da estréia, membros do Grande Júri estavam no Centro de Artes e consideraram sete fotografias com a possibilidade de serem obscenas.  As fotografias mostravam crianças nuas, um homem penetrando seu punho no anus de outro homem, um homem urinando em outro homem, um homem com seu dedo no seu pênis, além de outras fotografias com conotação sexual.

Um juiz preconceituoso foi encarregado de presidir o julgamento e, assim como o xerife, ele estava disposto a fazer de tudo para prender Barrie.  Além disso, um advogado, representando um cliente anônimo, ofereceu a Barrie um cheque de US$ 100 mil, o total das suas dívidas e, para recebê-lo, bastaria Barrie não depor, pois seu testemunho provavelmente seria o fiel da balança.  Isto acaba provocando uma crise entre Barrie e Dianne, sua esposa.  Determinado a lutar por seu objetivo, Barrie encara o sofrimento e o risco de perder o emprego e a família para proteger o direito prometido aos cidadãos norte-americanos na constituição: a liberdade de expressão.

imagem imagem imagem

Comentários

"Fotos Proibidas" é um filme fascinante que debate o problema da liberdade de expressão, da censura às artes.  Baseado em fatos reais, conta a história do escândalo que abalou a sociedade americana quando, em 1990, um museu de Ohio montou uma exposição de fotos do artista Robert Mapplethorpe, com forte conteúdo sexual.

O roteiro de Ilene Chaiken apresenta alguns problemas e clichês que aparecem, com freqüência, em filmes de tribunais, embora tal fato não chegue a prejudicar a narrativa.  O diretor Frank Pierson consegue realizar um bom trabalho, a despeito de não dispor de um roteiro à altura.

Os pontos levantados são da maior importância e contribuem fortemente para o êxito dessa obra emocionalmente excitante.  Um dos pontos fortes do filme é a ótima atuação de James Woods como o diretor do museu.

CAA