Sinopse
Em 1865, no Missouri, Jasper Tench procura a Srta. Belle Shirley a quem vende um cavalo por US$ 500. Ela o paga com dinheiro confederado e ele sai resmungando. Logo a seguir, Ed Shirley, seu irmão, chega anunciando que a guerra civil acabou e que, infelizmente, os sulistas foram os derrotados. Ela não se conforma, tamanho o ódio que sente pelos ianques, responsáveis pela morte do pai.
Na cidade, Ed e Belle encontram um velho amigo de infância, o agora major Thomas Grail. Na conversa, este diz ter sido enviado ao Missouri com a missão de prender homens como o capitão Sam Starr, que não querem acatar a derrota e continuam a travar uma luta de guerrilha.
À noite, convidados por Ed, Grail e seu oficial superior, coronel Thornton, jantam na casa dos Shirley, quando alguém bate à porta. Belle atende e, para sua surpresa, o homem que está à sua frente é nada menos que o Capt. Sam Starr, que ela só conhecia de nome. Preocupada, ela pede que ele vá embora, já que está em meio a um jantar oferecido a uns convidados. Sam lhe diz que irá embora após cumprimentar o Major Grail. Diante dessa colocação, Belle pede à Mammy Lou, sua velha aia, que coloque mais um prato à mesa. Os dois entram e, após as apresentações, o jantar continua.
Ao final da refeição, Grail desarma Sam e, do lado de fora, quando se prepara para partir, é surpreendido pelos homens de Sam, que invertem a situação. Entretanto, quando um grupo de soldados ianques se aproxima, os guerrilheiros se vêem obrigados a fugir. Durante a perseguição, Tom é alvejado e cai ferido. Recolhido à casa dos Shirley, recebe os primeiros curativos.
Na manhã seguinte, Grail volta à casa de Belle, prende Sam e Ed, este por esconder um bandido, e manda incendiar a mansão. Indignada, ela vai até as colinas ao encontro dos guerrilheiros. Com a ajuda de Blue Duck, e carregando armas sob a saia, ela entra na prisão para visitar o irmão e consegue, assim, fazer com que eles fujam. De volta às colinas, Ed tenta fazer com que a irmã o siga, mas ela está decidida a participar do grupo de Sam.
Espalha-se a revolta do Capt. Starr. Recrutas unem-se ao grupo. O exército se sente impotente frente à hostilidade dos nativos. O governo oferece uma recompensa de US$ 5000 pelas cabeças de Sam e Belle. Os dois se casam e Belle Shirley torna-se Belle Starr.
O movimento vai bem até a chegada dos irmãos Jim e John Cole, perigosos pistoleiros que se juntam ao grupo. Com a ajuda de Blue Duck, Ed chega até sua irmã para avisá-la que ela e Sam estão rodeados da pior escória do sul e que homens como os irmãos Cole só estão ali para matar, saquear e tirar proveito próprio, e não pela causa sulista. Belle lhe diz que agora está casada com Sam e que não pode largá-lo assim. Ao descer a colina, Ed é morto por um dos irmãos Cole. Belle ainda corre até ele, a quem promete ter uma conversa séria com Sam.
Quando o marido chega, ela lhe diz que a luta deles não pode ser desfigurada, acolhendo ladrões e criminosos. Ele lhe promete pensar no assunto tão logo resolva um caso com o governador. Perguntado sobre o que pretende fazer, ele responde que, por iniciativa dos irmãos Cole, o grupo vai raptar o governador, em visita à cidade, a fim de exigir uma negociação justa para a causa sulista. Ela diz ao marido que os Cole não estão interessados em negociação pela causa e sim em conseguir uma quantia milionária como resgate. Como Sam não muda de idéia, ela lhe entrega sua aliança e parte sozinha.
Ao encontrar-se com Mammy Lou, Belle lhe pede que procure o Major Grail, pois está disposta a se entregar. Sua antiga aia lhe diz que a cidade está fortemente armada, pois o exército acredita que a presença do governador servirá de isca para atrair e prender Sam. Preocupada, ela monta num cavalo e sai em disparada para avisar o marido sobre a situação. No caminho, Jasper Tench, o homem que lhe havia vendido um cavalo, a fere mortalmente, sendo seu corpo entregue ao major Grail. Diante do ocorrido, Sam finalmente se apresenta às autoridades.
Comentários
"Formosa Bandida" é um bom faroeste. Realizado pelo cineasta Irving Cummings, o filme procura mostrar um retrato de uma das mais notáveis foras-da-lei dos Estados Unidos pós-guerra civil. Embora não se possa fazer qualquer tipo de comparação com o maravilhoso "... E o Vento Levou", de Victor Fleming, 1939, há qualquer coisa em "Formosa Bandida" que o lembra: talvez o clima reinante em 1865 nos Estados Confederados do Sul, a determinação do povo sulista, a figura da Mammy Lou, o racismo...
Cummings faz um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia, pela trilha sonora de Alfred Newman e pelo figurino de Travis Banton. Gene Tierney está muito bem no papel principal, o mesmo ocorrendo com Randolph Scott. No elenco, merecem ainda serem citadas as boas atuações de Dana Andrews, Chill Wills, John Shepperd e Louise Beavers.
CAA