Filmes por gênero

FIXAÇÃO (2002)

Swimfan
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fanática (Espanha)
Swimfan, la fille de la piscine (França)
Extremamente perigosa (Portugal)
Swimfan - la piscina della paura (Itália)
L'obsédée (Canadá francês)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense
Direção: John Polson
Roteiro: Charles F. Bohl, Phillip Schneider
Produção: Joseph Caracciolo Jr., John Penotti, Allison Lyon Segan
Design Produção: Kalina Ivanov
Música Original: Louis Febre
Fotografia: Giles Nuttgens
Edição: Sarah Flack
Direção de Arte: Frank White III
Figurino: Arjun Bhasin
Guarda-Roupa: Hilary Niederer, Laura Steinman, Stev Taylor
Maquiagem: Caryn Brostoff, Christine Domaniecki, Dina Sliwak
Efeitos Sonoros: John Nutt, Charles R. Hunt, Mark Berger e outros
Efeitos Visuais: Derek Ledbetter
Nota: 5.2
Filme Assistido em: 2003

Elenco

Jesse Bradford Ben Cronin
Erika Christensen Madison Bell
Shiri Appleby Amy Miller
Kate Burton Carla Cronin
James DeBello Christopher Dante
Dan Hedaya Preparador de natação
Clayne Crawford Josh
Jason Ritter Randy
Michael Higgins Sr. Tillman
Kia Goodwin Renée
Nick Sandow Detetive John Zabel
Pamela Isaacs Sra. Egan
Malcolm Barrett Jock
Patricia Rae Enfermeira de Jake
Ben Epps Policial
Dan Fountain Policial
Monroe Mann Jake Donnelly
Phyllis Somerville Tia Gretchen Christopher
Kevin Payne Padre

Sinopse

Ben Cronin é um rapaz que, depois de 6 meses em um reformatório juvenil, encontra na natação a saída para seus problemas.  A princípio, Ben vive feliz com sua mãe e sua namorada Amy.  Ele divide seu tempo entre competições de natação e sua escola, onde cursa o ensino médio.

Um belo dia, Ben vê em apuros a nova aluna da escola: a bela e diabólica Madisson Bell, que não consegue abrir seu armário escolar.  Ben, prestativo como sempre, se oferece para ajudá-la.  Ele pede o grampo de cabelo dela e consegue abrir o armário da até então inocente aluna nova, relembrando seus tempos de trombadinha.  Ele devolve o grampo, mas ela não o aceita e diz para ele ficar com o grampo pois pode ser útil novamente.

No fim da aula, Ben com sua caminhonete se distrai com uma moça no trânsito e, por um triz, não atropela a até então apenas conhecida Madison. Ben pede mil perdões e diz que o mínimo que pode fazer é dar uma carona até a casa da moça. Propositalmente, ao descer do carro de Ben, a moça deixa seu caderno de anotações musicais em cima do banco, para que Ben tenha um pretexto para voltar à sua casa.

Quando vai devolver o caderno da colega, ao tocar a campanhia dá de cara com o irmão de Madison, Christofer, um rapaz meio deficiente das idéias.  Depois de visitar a casa dela, Ben a leva a um restaurante e, de lá, os dois vão até a piscina onde ele treina.  Depois de fazerem amor na tal piscina, Madison procura fazer amizade com a família de Ben, inclusive com a namorada dele.

Depois de entrar de uma vez por todas na vida de Ben, Madison começa a fazer uma maldade atrás da outra e vai aos poucos destruindo a vida do rapaz.  Troca os remédios de um dos pacientes de Ben (além de esportista e estudante, ele também é enfermeiro), quase o fazendo morrer.  Coloca um esteroide anabolizante em uma bebida de Ben, fazendo com que ele tenha "dopping" positivo e, de uma vez por todas, o faz terminar seu namoro com a meiga Amy.

Ben enfurece com Madison e diz que aquilo não era um jogo, etc.  Ela ainda mata Josh, melhor amigo de Ben, com o taco de beisebol do próprio Ben, tentando incriminá-lo e colocá-lo na cadeia.  A fixação de Madison é tão grande que, ao chegar no laboratório de informática da escola, Ben encontra 82 e-mails novos todos de sua obsessiva fã: Madison.

Sem namorada, sem emprego e com o melhor amigo morto e ainda por cima, desqualificado do torneio de natação e com o risco de ir para a cadeia, Ben decide ir até a casa de Madison.  Escala uma árvore no quintal da casa dela e entra no quarto da psicopata pela sacada.  Mexe em suas coisas e descobre que Madison é uma maníaca por um ex-namorado o qual ela também tentou matar.  Na ocasião, é surpreendido pelo primo de Madison, Christofer, que apesar de deficiente é uma boa pessoa.   

Christofer pega seu carro e leva Ben à Manhattan, mais exatamante ao local onde se acha Jack, um ex-namorado de Madison que sobreviveu aos crimes dela.  Jack era um famosíssimo jogador de beisebol.  A coisa piora ainda mais quando Madison rouba a caminhonete de Ben e quase mata Amy, que estava em uma moto indo atrás dele para lhe dar uma nova chance.  

Quando Ben chega ao hospital de Jack, recebe a notícia de sua mãe que Amy sofreu um terrível acidente e que ele era o príncipal suspeito, pois o carro que bateu em Amy, foi o dele.  Ben encontra Madison no estacionamento do hospital, onde a surpreende, a segura por trás, arranca seu canivete e ela lhe diz:  "- Você não tem coragem.  A assassina aqui sou eu e não você".  

E de repente, uma amiga de Ben aparece entre os carros com uma filmadora e registra tudo o que ela disse.  Madisson é, então, presa, mas consegue escapar da polícia, seqüestra a acidentada Amy e volta ao lugar onde tudo começou: a famosa piscina.  Depois de prender Amy na cadeira de rodas com algemas, ela atira Amy na piscina com cadeira e tudo.  Ben chega na hora e mergulha desesperado para salvar Amy e, lá em baixo não consegue levantá-la presa à cadeira.  Puxa então do bolso o grampo de cabelo com o qual consegue abrir as algemas e levantar Amy até a borda da piscina.  Enquanto isso,  Madison em seu instinto assassino bate com uma barra de ferro tentando em vão matar os dois e ela mesmo cai sozinha na piscina e morre afogada.  Assim, somente depois da morte de Madison, a vida de Ben volta ao normal.

imagem imagem imagem

Comentários

Embora as histórias sejam diferentes, "Fixação" é como se fosse uma versão adolescente do filme "Atração Fatal" de Adrian Lyne, 1987.

O filme pode ser considerado como razoável.  O diretor John Polson poderia ter feito um melhor trabalho, muito embora reconheçamos que o material de que dispunha não fosse de boa qualidade.  Mesmo assim, ele não deixa de ser co-responsável no trabalho de edição, a cargo de Sarah Flack, o qual apresenta uma sucessão de erros de continuidade e peca pela falta de objetividade.  Assim, a impressão que nos dá é a de que eles não sabem para onde ir, não sabem como terminar o filme.

O elenco está razoavelmente bem, com destaque para Dan Hedaya, como o treinador do time de natação, e para James DeBello, como o primo deficiente de Madison Bell.  As atuações de Jesse Bradford e Erika Christensen estão como esperadas.  Christensen, uma jovem atriz de talento de apenas 20 anos de idade, convence mais quando não está fazendo o papel de má.  Finalmente, fica aqui o registro de que a atriz coadjuvante Kate Burton, que faz  papel da mãe de Ben Cronin (Jesse Bradford), é filha do famoso ator Richard Burton.

CAA