COLATERAL (2004)
CollateralOutros Títulos: | Colateral: Lugar y tiempo equivocado (Argentina) Collateral - ohtlik reisija (Estônia) Collateral - väärä aika väärä paikka (Finlândia) Collateral: Η διαδρομή (Grécia) Collateral - A halál záloga (Hungria) Nakties ikaitas (Lituânia) Zakładnik (Polônia) Соучастник (Rússia) |
Pais: | Estados Unidos |
Gênero: | Crime, Drama, Suspense |
Direção: | Michael Mann |
Roteiro: | Stuart Beattie |
Produção: | Michael Mann, Julie Richardson |
Design Produção: | David Wasco |
Música Original: | James Newton Howard |
Fotografia: | Dion Beebe, Paul Cameron |
Edição: | Jim Miller, Paul Rubell |
Direção de Arte: | Daniel T. Dorrance |
Figurino: | Jeffrey Kurland |
Maquiagem: | Judith A. Cory, Lois Burwell, Deidra Dixon e outros |
Efeitos Sonoros: | Mike Chock, Doc Kane, Elliott Koretz e outros |
Efeitos Especiais: | John Downey, Bruce Minkus, Thomas Fisher, Matt Downey |
Efeitos Visuais: | Robert Rossello, Robert Stadd, Jeff Varga e outros |
Nota: | 8.5 |
Filme Assistido em: | 2005 |
Tom Cruise | Vincent |
Jamie Foxx | Max |
Jada Pinkett Smith | Annie |
Mark Ruffalo | Fanning |
Peter Berg | Richard Weidner |
Bruce McGill | Pedrosa |
Irma P. Hall | Ida |
Barry Shabaka Henley | Daniel |
Javier Bardem | Felix |
Emilio Rivera | Paco |
Ken Ver Cammen | Agente do FBI |
Charlie E. Schmidt Jr. | Agente do FBI |
Robert Deamer | Sargento |
Niles Roth | Piloto de Helicóptero |
Corinne Chooey | Garçonete |
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)
Prêmios AFI, Los Angeles, Estados Unidos
Prêmio AFI de Melhor Filme do Ano
Associação dos Críticos de Filmes Afro-Americanos
Prêmio Top 10 Filmes (10º lugar)
Prêmios ASCAP
Prêmio ASCAP de Melhor Bilheteria
Prêmios Black Reel, Washington, USA
Prêmio Black Reel de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmios Gold Derby
Prêmio Gold Derby de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)
Prêmios Golden Trailer, Estados Unidos
Prêmio Golden Trailer de Melhor Drama
Prêmios Hollywood do Cinema, Los Angeles, California, USA
Prêmio Hollywood de Melhor Diretor do Ano (Michael Mann)
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)
National Board of Review, USA
Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes
Prêmio NBR de Melhor Direção (Michael Mann)
Prêmios Satellite, Los Angeles
Prêmio Golden Satellite de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)
Prêmio Satellite de Melhores Mixagem e Edição de Som (Lee Orloff, Elliott Koretz, Michael Minkler, Myron Nettinga)
Associação dos Críticos de Cinema de Washington DC
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Oscar de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)
Prêmio de Melhor Som (Elliott Koretz, Lee Orloff, Michael Minkler, Myron Nettinga)
Prêmio David Lean de Melhor Direção (Michael Mann)
Screen Actors Guild Awards, Los Angeles, California, USA
Melhor Performance de um Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA
Prêmio Saturn de Melhor Filme de Ação, Aventura e Suspense
Prêmio Saturn de Melhor Ator (Tom Cruise)
Prêmio Saturn de Melhor Direção (Michael Mann)
Prêmio Saturn de Melhor Roteiro (Stuart Beattie)
Editores do Cinema Americano, USA
Prêmio Eddie de Melhor Edição de um Longa Metragem (Jim Miller, Paul Rubell)
Sociedade Americana de Fotógrafos
Prêmio ASC de excelente fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)
Grêmio dos Diretores de Arte, Los Angeles, Califórnia, USA
Prêmio Excelência em Design de Produção (David Wasco, Daniel Dorrance, Aran Mann e outros)
Prêmios da Associação Catalã de Críticos de Arte - Barcelona
Prêmio ACCA de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmio de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)
Prêmio de Melhor Fotografia (Dion Beebe, Paul Cameron)
Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)
Prêmios Black Reel, Washington, USA
Prêmio Black Reel de Melhor Atriz Coadjuvante (Jada Pinkett Smith)
Prêmios da Broadcast Film Critics Association, USA
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Associação dos Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth - USA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmios Edgar Allan Poe
Prêmio Edgar de Melhor Roteiro (Stuart Beattie)
Prêmios Empire, Reino Unido
Prêmio Empire de Melhor Filme
Prêmio Empire de Melhor Ator (Tom Cruise)
Prêmio Empire de Melhor Direção (Michael Mann)
Prêmios Gold Derby
Prêmio de Melhor Edição (Jim Miller, Paul Rubell)
Prêmio Gold Derby de Melhores Efeitos Sonoros (Elliott Koretz)
Prêmios Golden Schmoes
Prêmio Golden Schmoes do Filme Favorito do Ano
Prêmio de Melhor Diretor do Ano (Michael Mann)
Prêmio de Melhor Roteiro do Ano (Stuart Beattie)
Prêmio de Melhor Ator do Ano (Tom Cruise)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante do Ano (Jamie Foxx)
Prêmio de Melhor Música em um Filme
Prêmios Imagem, Estados Unidos
Prêmio Imagem de Melhor Filme
Prêmio Imagem de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmio Imagem de Melhor Atriz Coadjuvante (Jada Pinkett Smith)
Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA
Prêmio de Melhor Ator (Tom Cruise)
Editores de Som de Filmes, Estados Unidos
Prêmio Golden Reel de Melhor Edição de Som (Elliott Koretz, John Stuver, Becky Sullivan e outros)
Prêmios Satellite, Los Angeles
Prêmio Golden Satellite de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)
Prêmio Golden Satellite de Melhor Roteiro Original (Stuart Beattie)
Prêmio Golden Satellite de Melhores Efeitos Visuais (John E. Sullivan)
Críticos de Cinema de Seattle, USA
Prêmio de Melhor Fotografiia (Dion Beebe, Paul Cameron)
Prêmios Teen Choice - Califórnia, USA
Prêmio Teen Choice de Melhor Ator (Tom Cruise)
Max trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles.
Certa noite, aparentemente tranqüila, após transportar Annie, uma Promotora que trabalha num Processo contra um cartel do narcotráfico, um homem pega o seu táxi para o que seria mais uma viagem de rotina. Esse homem, bem trajado, é Vincent, um assassino profissional que acaba de chegar à cidade, contratado para assassinar cinco testemunhas-chave que deverão estar presentes no júri federal contra o referido cartel.
Ao chegar ao local onde se encontra a primeira testemunha, ele pede a Max para parar o táxi e o aguardar por alguns minutos. Enquanto aguarda a volta de seu passageiro, um corpo cai do alto de um edifício exatamente em cima de sua capota. Logo a seguir, chega Vincent que, empunhando uma arma, obriga Max a colocar o corpo na mala do táxi.
A partir daí, sempre ameaçado pelo criminoso, Max vai conduzindo Vincent para os locais onde se encontram as demais pessoas de sua lista. Após eliminar as quatro primeiras testemunhas-chave, Max descobre que a quinta vítima deverá ser exatamente Annie, a procuradora que ele conduzira no início da noite.
Numa tentativa de parar com aquela onda de assassinatos, o taxista provoca a capotagem do veículo. Vincent, entretanto, consegue sair ileso do acidente e parte direto para o edifício onde Annie se encontra.
De posse de um cartão de visitas que a Promotora deixara com ele, Max tenta desesperadamente avisá-la sobre a presença do criminoso em seu prédio, usando um aparelho celular, ao mesmo tempo em que corre pelas dependências do edifício, numa tentativa de deter Vincent.
"Colateral" é um bom filme de suspense. Realizado pelo grande cineasta Michael Mann, o filme conta a história de um assassino profissional que aluga um táxi para, ao longo de uma noite, matar cinco pessoas.
O trabalho de Mann é, como sempre, consistentemente bom. Ele consegue realizar um thriller envolvente, contando com as magníficas interpretações de Tom Cruise e, principalmente, Jamie Foxx. Adicionalmente, "Colateral" apresenta a ótima fotografia de Dion Beebe e Paul Cameron e uma bela trilha sonora.
Em contrapartida, o roteiro de Stuart Beattie apresenta altos e baixos. Melhor na primeira parte, incluindo alguns bons diálogos, ele cai ao incluir uma série de clichês na segunda metade, muito embora a perseguição final mantenha o espectador atento até o fim.
CAA