Filmes por gênero

ESTA MULHER É PROIBIDA (1966)

This property is condemned
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Flor à beira do pântano (Portugal)
Propriété interdite (França)
Questa ragazza è di tutti (Itália)
Propiedad condenada (Espanha)
Una mujer sin horizonte (México)
Dieses Mädchen ist für alle (Alemanha)
Min kropp är fördömd (Suécia)
Hvermands pige (Dinamarca)
На слом! (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Sydney Pollack
Roteiro: Francis Ford Coppola, Fred Coe, Edith Sommer
Produção: John Houseman, Ray Stark
Design Produção: Stephen B. Grimes
Música Original: Kenyon Hopkins
Fotografia: James Wong Howe
Edição: Adrienne Fazan
Direção de Arte: Hal Pereira, Philip Jefferies
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: Ann Landers, Ted Tetrick
Maquiagem: Wally Westmore, Edwin Butterworth, Gary Morris
Efeitos Sonoros: Charles Grenzbach, Harry Lindgren
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, Paul Lerpae
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Natalie Wood Alva Starr
Robert Redford Owen Legate
Charles Bronson J. J. Nichols
Kate Reid Hazel Starr
Mary Badham Willie Starr
Alan Baxter Knopke
Robert Blake Sidney
Dabney Coleman Vendedor
John Harding Sr. Johnson
Ray Hemphill Jim
Brett Pearson Charlie
Jon Provost Tom
Robert Random Tiny
Quintin Sondergaard Hank
Mike Steen Max
Bruce Watson Lin Tate
Ralph Roberts Inquilino da Pensão
Nick Stuart Funcionário da Ferrovia

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Natalie Wood)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Natalie Wood)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Alva Starr é uma bela jovem de vinte e poucos anos que vive em Dodson, Mississippi, com sua mãe, Hazel, e sua irmã adolescente, Willie.  Elas dirigem uma pensão muito freqüentada pelos funcionários da Ferrovia local.  O sonho da mãe é que Alva se entregue ao Sr. Johnson, um homem de meia-idade mas rico, como forma de garantir o futuro da família.

As coisas se complicam quando chega à pensão, Owen Legate, um funcionário de Nova Orleans, que veio com a missão de reduzir drasticamente o quadro de pessoal da Empresa, alocado em Dodson, face à grande depressão que se abateu sobre os Estados Unidos.  Ao se conhecerem, Alva e Owen sentem-se logo atraídos um pelo outro.  No trabalho, ele é odiado por todos que sentem nele uma ameaça de demissão.

No dia seguinte, quando Alva o procura na Ferrovia, todos a desprezam.  À tardinha, ao se aproximarem da pensão, após assistirem a uma sessão de cinema, Owen é atacado por um grupo de ferroviários.  Alva tenta intervir, mas por pouco os homens não matam o rapaz.  Machucado, ele passa a noite no quarto de Alva.  No dia seguinte, já tendo terminado sua missão na cidade, Owen retorna à Nova Orleans, deixando uma passagem para Alva usar quando desejar.

Sentindo seu plano ameaçado, Hazel procura a filha e lhe diz que todos vão se mudar para Memphis com a ajuda do Sr. Johnson.  Ela se rebela e diz que não vai acompanhá-la.

Hazel tem um namorado, J. J. Nichols, que, na realidade, é louco por Alva.  À noitinha, quando Hazel, J.J., Alva e o Sr. Johnson encontram-se num bar, Alva pergunta a J.J. se ele se casaria com ela naquela mesma noite, ao que, para desespero da mãe, ele lhe responde que sim.

Alva e J. J. se casam e, na manhã seguinte, enquanto J. J. ainda dorme, ela pega todo o dinheiro dele e parte no primeiro trem para Nova Orleans.  Uma vez lá, Owen e Alva passam a viver juntos. Ela não tem coragem de lhe falar sobre o casamento com J. J.

Dias depois, ao chegar do trabalho, Owen lhe diz que lhe foi oferecido um ótimo cargo em Chicago, mas que não daria uma resposta ao Chefe antes de ouvir a opinião dela, sua mulher.  Nesse momento, Hazel chega e pergunta a Owen se a filha já lhe falou sobre o casamento com J.J.  Sentindo-se envergonhada e culpada, Alva sai de casa correndo debaixo de uma chuva torrencial.

Tempos depois, em Dodson, a jovem Willie conta para um garoto amigo que a mãe foi embora com um homem, chamado Sam, para Arkansas, e que sua irmã Alva, morrera de tuberculose.

imagem

Comentários

Baseado num melodrama de Tennessee Williams, "Esta Mulher é Proibida" é um bom filme.  Realizado pelo cineasta Sydney Pollack, narra a história de uma jovem sonhadora que luta para se libertar de sua mãe calculista e dominadora.

Pollack, que iniciara sua carreira realizando séries para a televisão, dirige esse seu segundo longa- metragem, com grande firmeza.  Embora contando com profissionais do porte de Francis Ford Coppola, como um dos co-autores, o roteiro deixa a desejar.  Os trabalhos de edição também ficaram abaixo do esperado.

Em contrapartida, a fotografia do legendário James Wong Howe, na época com 67 anos, é ótima, assim como, o trabalho desenvolvido pelos atores.  Robert Redford e Natalie Wood demonstram ter uma química neste filme.  Entre os coadjuvantes, Kate Reid está muito bem como a mãe calculista, assim como, Mary Badham, na época com apenas 14 anos, no papel da irmã caçula.

CAA