Filmes por gênero

O ENIGMA DAS CARTAS (1993)

House of cards
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fronteira de silêncio (Portugal)
Le château de cartes (França)
La voce del silenzio (Itália)
El secreto de Sally (Espanha)
Castillo de naipes (Argentina)
Das Kartenhaus (Alemanha)
Dom z kart (Polônia)
Kártyavár (Hungria)
Pais: Estados Unidos, Itália
Gênero: Drama
Direção: Michael Lessac
Roteiro: Michael Lessac
Produção: Lianne Halfon, Dale Pollock, Wolfgang Glattes
Design Produção: Peter Larkin
Música Original: James Horner
Fotografia: Victor Hammer
Edição: Walter Murch
Direção de Arte: Charley Beal, Kenneth Creber
Figurino: Julie Weiss
Guarda-Roupa: Karen Rivera, Marina Marit, Cynthia Flowers, Graciela Mazón
Maquiagem: Jeff Goodwin, Julie Hewett
Efeitos Sonoros: Laurel Ladevich, Randy Thom, Bob Edwards e outros
Efeitos Especiais: Greg Hull, William Purcell
Efeitos Visuais: Clint Colver
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Kathleen Turner Ruth Matthews
Tommy Lee Jones Dr. Jake Beerlander
Asha Menina Sally Matthews
Shiloh Strong Michael Matthews
Esther Rolle Adelle
Park Overall Lillian Huber
Michael Horse Stoker
Anne Pitoniak Juíza
Joaquín Martínez Selord
Jacqueline Cassell Gloria Miller
John Henderson Bart Huber
Craig Fuller Ray Huber
Rick Marshall Frank Stearson
Emily Russell Emily
Yvette Thor Melissa
Connie Mashburn Professora
Samuel David Miller Samuel
Michael McDaniel Michael
Robert Lyon Robert
Luchera Huntley Luchera
Reuben Valiquette Murray Reuben
John Bennes Motorista de táxi
Nick Searcy .
Lloyd Barcroft .

Prêmios

WorldFest Houston, Texas, Estados Unidos

Grande Prêmio - Longa-metragem dramático (Michael Lessac)

Prêmio em Ouro de Melhor Atriz (Kathleen Turner)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após morar vários anos no México, Ruth Matthews e seus dois filhos, Michael e Sally, retornam à Carolina do Norte.  Sua volta aos Estados Unidos deve-se ao fato dela ter perdido o marido, Alex, num trágico acidente, quando à noite fazia escavações arqueológicas em uma das ruínas maias.  Antes da partida do México, Sally pergunta a Selord, um amigo da família, onde seu pai se encontra, ao que o mexicano lhe responde que Alex agora mora na lua.

Uma vez instalados numa bela casa da zona rural, Michael descobre que sua irmã, de apenas 6 anos de idade, apresenta um comportamento estranho.  Para não preocupar a mãe, ele não lhe fala nada a respeito.

Na manhã seguinte, Ruth leva Sally para o seu primeiro dia na escola local.  Horas mais tarde, recebe um telefonema informando-lhe que a garotinha subira numa árvore e que, um colega foi imitá-la e terminou quebrando o braço.  Ao tomar conhecimento que os responsáveis pela escola haviam pedido ao psiquiatra, Dr. Jake Beerlander, para que ele examinasse sua filha, Ruth tranca o portão de sua casa para que ele não entre, pois não acredita que Sally precise de ajuda médica.

O psiquiatra chega exatamente no momento em que toda a família encontra-se em pânico, pois a garotinha subiu no telhado para apanhar uma bola.  Diante do que vê, Dr. Beerlander pula o portão e, com sua ajuda, consegue que as coisas voltem ao normal.  Em seguida, ele pede à Ruth dados sobre o comportamento da filha, mas esta lhe responde que Sally está ótima e que não precisa de sua ajuda.

Depois que ele sai, Ruth procura falar com a filha, sem conseguir uma única palavra dela.  Diante dessa constatação, decide procurar o Dr. Beerlander.  Este, depois de observar Sally por alguns minutos, diz à Ruth que sua filha apresenta sintomas clássicos de autismo e que precisa ser tratada. Ruth, entretanto, continua a resistir às colocações do médico.

Quando a garotinha constrói uma estrutura em espiral, usando apenas cartas de um baralho, ela tira várias fotos para provar ao psiquiatra que uma pessoa doente não teria habilidade suficiente para fazer aquele trabalho.  Dr. Beerlander, no entanto, insiste na necessidade do tratamento que, segundo ele, tem que ser iniciado o mais cedo possível.  Ela, mais uma vez, não concorda e se retira.

Quando Sally sobe num guindaste de cerca de 43 metros de altura, o Serviço Social acusa Ruth de negligência em relação à filha e a Corte determina que esta fique sob os cuidados do psiquiatra.  Paralelamente, em casa, trabalhando com realidade virtual através de um computador, Ruth tenta descobrir o enigma que se acha por trás de tudo isso.

Assim, ela consegue reproduzir, em grande escala, a estrutura em espiral que a filha havia feito com as cartas.  Em seguida, parte para a construção da mesma, calculada para suportar o peso de duas pessoas.  Quando a estrutura está quase acabada, Ruth cai num sono profundo.  Sally chega ao local e começa a subir  sua rampa.  Ao chegar ao topo, sente internamente como se estivesse dando um adeus definitivo ao pai que, para ela, se encontra na lua e, em seguida, desce para retomar sua vida.

Ruth é acordada pelo Dr. Beerlander, que chega ao pé da estrutura em companhia de Sally.  Ele a havia encontrado logo após ela ter descido da torre.  Sally acha-se completamente curada.

imagem

Comentários

"O Enigma das Cartas" é um filme razoável .  Escrito e dirigido pelo cineasta  Michael Lessac, esse drama narra a história de uma garotinha de 6 anos de idade que, ao perceber que havia perdido seu pai, fecha-se para o mundo, deixando de se comunicar com as pessoas, inclusive com sua própria mãe.  Narra, ainda, o desesperado esforço que esta faz para ter sua filha de volta.

Lessac realiza um bom trabalho ao passar para a tela vários momentos interessantes, como aquele em que Ruth é apresentada, na Clínica do Dr. Beerlander, a diversas crianças portadoras dos mais variados problemas.

No elenco, Kathleen Turner e Tommy Lee Jones acham-se ótimos em seus respectivos papéis, mas é Asha Menina, no papel de Sally, que se destaca com sua brilhante atuação.

CAA