Filmes por gênero

A NOIVA ERA ELE (1949)

I was a male war bride
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fizeram-me passar por mulher (Portugal)
Allez coucher ailleurs (França, Bélgica)
Ero uno sposo di guerra (Itália)
La novia era él (Espanha, Argentina)
Ich war eine männliche Kriegsbraut (Austria, Alemanha)
Jag var en manlig krigsbrud (Suécia)
Jeg var en mandlig krigsbrud (Dinamarca)
Солдат в юбке (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance, Guerra
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Hagar Wilde, Charles Lederer, Leonard Spigelgass
Produção: Sol C. Siegel
Música Original: Cyril Mockridge
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Osmond Borradaile, Norbert Brodine
Edição: James B. Clark
Direção de Arte: Albert Hogsett, Lyle R. Wheeler
Figurino: Bonnie Cashin
Guarda-Roupa: Rebecca Breed
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: George Leverett, Roger Heman Sr.
Efeitos Visuais: Fred Sersen
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Cary Grant Capitão Henri Rochard
Ann Sheridan Tenente Catherine Gates
Marion Marshall Tenente Kitty Lawrence
Randy Stuart Tenente Eloise Billings
Bill Neff Capitão Jack Ramsey
Robert Adair Coronel Bliven
André Charlot Ministro francês
Russ Conway Comandante Willis
H.P. Crowe Sargento da Polícia Militar
Eugene Gericke Tony Jowitt
Paul Hardtmuth Major alemão
Gil Herman Oficial da Marinha
Patricia Cutts Jovem na porta
Kenneth Tobey Red
William Pullen Sam
Robert Nichols Sargento na Rua Heidelberg
Robert Stevenson Tenente
Joe Haworth Patrulheiro na praia
David McMahon Capelão do Exército
William Murphy Sargento
Harry Lauter Tenente da Marinha Perkins
Martin Miller Sr. Schindler

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Charles Lederer, Leonard Spigelgass, Hagar Wilde)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Heidelberg, na Alemanha ocupada pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial, o Capitão do Exército francês, Henri Rochard, recebe a tarefa de recrutar um fabricante de lentes, Schindler. Como o único transporte disponível é uma motocicleta, que devido aos regulamentos do exército, ele não pode dirigir, é indicada a tenente americana Catherine Gates como sua motorista, para desconforto mútuo.
 
Ao chegarem ao seu destino, no hotel, incomodada com dores nas costas, Catherine aceita cautelosamente a disposição de Henri para massageá-la nas costas. Quando ela adormece, ele tenta sair do quarto, mas a maçaneta da porta cai, prendendo-o lá dentro, obrigando-o a passar uma noite desconfortável em uma cadeira. Ao acordar, pela manhã, Catherine se recusa a acreditar na história dele. Por outro lado, sem que ele saiba, a esposa do proprietário do hotel havia recolocado a maçaneta. Assim, quando Catherine vai até a porta, ela se abre normalmente.
 
Mais tarde, Henri sai à procura de Schindler, que agora trabalha no mercado negro. Quando Catherine procura ajudá-lo, ele não aceita sua ajuda e lhe diz para não revelar que o conhece. Logo em seguida, o mercado negro é invadido pelas autoridades e ele, para evitar sua prisão, pede que ela ateste sua identidade, mas atendendo ao seu pedido anterior, ela afirma que não o conhece. Enquanto ele se encontra preso, Catherine encontra Schindler, que está feliz por deixar a Alemanha e exercer seu comércio na França. 
 
Mais tarde, ela pede desculpas a um furioso Henri e, ao retornarem à Heidelberg, os dois já se acham fortemente apaixonados. A burocracia obriga Henri e Catherine a se casarem primeiro em uma cerimônia civil. No entanto, antes que eles possam consumar o casamento, ela é obrigada a se apresentar imediatamente, uma vez que sua unidade está prestes a embarcar para os Estados Unidos. Posteriormente, eles descobrem que a única maneira de Henri conseguir um visto para emigrar para os Estados Unidos, é de acordo com a Lei das Noivas de Guerra, como esposa de um soldado americano. Depois de muitos mal-entendidos, ele consegue permissão para acompanhá-la, mas as circunstâncias e os regulamentos do Exército conspiram para impedi-los de passar a noite juntos.
 
Quando tentam embarcar no navio, os marinheiros não acreditam que Henri seja uma "noiva" de guerra. Ele é, então, forçado a se vestir como uma enfermeira do Exército para embarcar. A sugestão funciona, mas durante a viagem seu disfarce é descoberto e ele é preso. No entanto, Catherine consegue libertá-lo e eles finalmente têm um pouco de privacidade.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Howard Hawks, a partir de um roteiro escrito por por Charles Lederer, Leonard Spigelgass e Hagar Wilde, "A Noiva Era Ele" é um filme produzido em 1949 pela Twentieth Century Fox.

Na direção, Hawks realiza um bom trabalho, no que é ajudado por uma excelente fotografia em preto e branco. A propósito, filmado quatro anos após o fim da 2ª Guerra Mundial, ela consegue capturar a beleza dos campos e a devastação das cidades alemães. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Cary Grant e Ann Sheridan nos principais papéis.

CAA