Filmes por gênero

PROFISSÃO DE RISCO (2001)

Blow
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cartel (Canadá francês)
Blow, profesión de riesgo (Argentina)
Blow: Inhala (México)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime
Direção: Ted Demme
Roteiro: David McKenna, Nick Cassavetes
Produção: Denis Leary, Ted Demme, Joel Stillerman
Design Produção: Michael Z. Hanan
Música Original: Graeme Revell
Fotografia: Ellen Kuras
Edição: Kevin Tent
Direção de Arte: David Ensley
Figurino: Mark Bridges
Guarda-Roupa: Lisa Hyde, John Casey, Cha Blevins e outros
Maquiagem: Desne J. Holland, Jamie Kelman e outros
Efeitos Sonoros: Eric Flickinger, Alan Rankin, Allan Byer e outros
Efeitos Especiais: Robert Bolanowski, Michael Duenas, Luis Martínez, Ron Bolanowski
Efeitos Visuais: Derek Ledbetter, James Kristoff e outros
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 2002

Elenco

Johnny Depp George Jung
Penélope Cruz Mirtha Jung
Franka Potente Barbara Buckley
Rachel Griffiths Ermine Jung
Paul Reubens Derek Foreal
Jordi Mollà Diego Delgado
Cliff Curtis Escobar
Miguel Sandoval Augusto Oliveras
Ethan Suplee Tuna
Ray Liotta Fred Jung
Kevin Gage Leon Minghella
Jesse James Jung, jovem
Miguel Pérez Alessandro
Jennifer Gimenez Inez
Michael Tucci Dr. Bay
Monet Mazur Maria
Tony Amendola Sanchez
Ted Demme Archie Zigmond
Daniel Escobar Emilio Ochoa
Josh Herman Detetive
Dorothy Lyman Juiza
Tony Perez Presidente do Banco

Sinopse

História verídica baseada na vida de George Jung, condenado a 60 anos de prisão e ainda com mais 15 anos pela frente, "Profissão de Risco" segue a turbulenta jornada de um jovem no perigoso mundo do tráfico de drogas, durante o crescimento da cultura "sexo, drogas e rock'n roll" nos Estados Unidos dos anos 70.  Ambicioso, George Jung nunca gostou da idéia de tornar-se um construtor como seu pai e passar o resto da vida em Boston.  Assim, deixou cedo a casa dos pais para tentar a sorte no sul da Califórnia.

Nas praias ensolaradas e lotadas de gente à procura de diversão, Jung percebe a facilidade de vender maconha e vê uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro para manter-se.  Barbara, sua namorada, o apresenta a Derek Foreal, um fornecedor local.  George torna-se traficante conhecido na região.  É então que um amigo de outro estado lhe faz uma ótima proposta para distribuir a erva em outras partes do país.  Jung busca fornecedores maiores, e estabelece uma boa conexão no México.  Logo, todos estão ganhando mais dinheiro do que previam.

George está feliz e satisfeito quando, finalmente, é preso com 300 quilos da droga e condenado a cinco anos de prisão.  Ele está disposto a cumprir sua pena, mas descobre que Barbara está com uma doença grave, e decide fugir para o México para cuidar da namorada.  Ao retornar aos Estados Unidos, Jung é novamente preso.

Na prisão, George conhece Diego Delgado, colombiano ligado aos cartéis de drogas, que o apresenta a Pablo Escobar, o chefão bilionário do tráfico internacional.  Quando sai da prisão, Jung firma com Escobar uma parceria para distribuir 85% da cocaína consumida nos Estados Unidos e faturar um milhão de dólares por semana.

A cocaína explode como uma bomba no país.  Durante aquele período, todo mundo passou a usar a droga, de músicos e atores a empresários e políticos.  Logo, George e Diego estão tão ricos que não têm mais lugar para guardar tanto dinheiro.

No círculo das grandes festas, Jung conhece Mirtha, uma mulher tão bela quanto determinada, com quem se casa e tem uma filha.  Mais uma vez, George está vivendo a vida de seus sonhos quando sua sorte muda.  Derek e Diego o traem.

Vendo aproximar-se o fim de sua carreira no tráfico, Jung decide abandonar o negócio e dedicar-se apenas à sua filha.   Mas, sair do tráfico é bem mais difícil do que entrar.  George começa a enfrentar obstáculos muito maiores do que imaginava.  Os amigos, a família e os parceiros desaparecem.  Sua vida torna-se um pesadelo.

imagem imagem imagem

Comentários

"Profissão de Risco" é um bom filme sobre o traficante de drogas George Jung.  Baseado no livro 'Blow' de Bruce Porter, o filme apresenta um ótimo roteiro, o qual, contou com a participação direta do criminoso, que se encontra e deverá permanecer preso até o ano de 2015.  Antes das gravações serem iniciadas, o diretor Ted Demme e o ator Johnny Depp também estiveram com Jung na prisão.

A direção de Demme consegue imprimir um bom ritmo à história e apresentar uma adequada intensidade dramática.  O ambiente americano dos anos 70 está bem retratado, com um figurino muito bem cuidado e uma ótima trilha sonora.

No elenco, os pontos fortes estão nas atuações de Johnny Depp, Ray Liotta e Rachel Griffiths.  Penélope Cruz tem uma participação fraca, destacando-se apenas por sua beleza.

CAA