Filmes por gênero

COM O DINHEIRO DOS OUTROS (1991)

Other People's Money
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Das Geld anderer Leute (Áustria)
Andre folks penge (Dinamarca)
Toisten rahat (Finlândia)
Larry le liquidateur (França)
A furfangos részvényes (Hungria)
I soldi degli altri (Itália)
Riqueza ajena (México)
Pieniądze innych ludzi (Polônia)
Larry, o liquidador (Portugal)
Чyжие деньги (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Alvin Sargent, Ric Kidney
Produção: Norman Jewison, Ric Kidney, Ellen Krass
Design Produção: Philip Rosenberg
Música Original: David Newman
Fotografia: Haskell Wexler
Edição: Hubert de La Bouillerie, Patrick King, Lou Lombardo
Direção de Arte: Robert Guerra, Nathan Haas
Figurino: Theoni V. Aldredge
Guarda-Roupa: Alice Daniels, Jennifer Jewison
Maquiagem: David Forrest
Efeitos Sonoros: Michael O'Farrell, Jeff Wexler e outros
Efeitos Especiais: Thomas R. Ward, Danny Lester
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1992

Elenco

Gregory Peck Andrew Jorgenson
Danny DeVito Lawrence Garfield
Penelope Ann Miller Kate Sullivan
Piper Laurie Bea Sullivan
Dean Jones Bill Coles
R.D. Call Arthur
Mo Gaffney Harriet
Bette Henritze Emma
Tom Aldredge Ozzie
Leila Kenzle Marcia
Cullen O. Johnson Gus
William De Acutis Pfeiffer
David Wells Granger
Stephanie White Angeli
Jeff Hayenga Klein
Ric Kidney Richardson
Wallace G. Lane Jr. Woody
Steve White Richard
Brian Evers Elton
Max Robinson Ed
Michael Laskin Michael
Barnet Brown Vizinho de Kate
Sandy Moore Samuels
Nancy Omi Garçonete japonesa
Mary Hedahl Repórter da TV
Janet M. Smith Advogada
Richard Arlen Chapman Advogado
Tessa Gaynor Secretária

Sinopse

Em Nova York, Lawrence Garfield, presidente da Garfield Investments, expressa seu amor por dinheiro, especialmente despesas de outras pessoas. Ele recebe atualizações diárias de seu computador, enquanto acompanha o crescente valor das ações da New England Wire and Cable (NEWC). Enquanto isso, o presidente da NEWC, Andrew "Jorgy" Jorgenson é aplaudido por seus funcionários ao anunciar o aumento do valor de suas ações, sem saber do plano de Lawrence para ganhar o controle da empresa.
 
Depois que Lawrence marca uma visita à fábrica da NEWC em Seymour, Rhode Island, o presidente da empresa, Bill Coles, alerta Jorgy sobre as intenções de Lawrence. Jorgy lembra com orgulho das dificuldades que seus negócios familiares enfrentam desde 1910 e promete impedir sua liquidação. Lawrence estima o valor líquido da NEWC em aproximadamente US$ 100 milhões, sem dívidas ou passivos presentes, e depois ofende Jorgy, ao aconselhar que encerre a divisão de fios e cabos, por drenar fundos de divisões mais lucrativas. 
 
Após uma reunião com Lawrence, a assistente pessoal de Jorgy e companheira de longa data, Bea Sullivan, pede conselhos à filha, advogada corporativa Kate Sullivan.Kate é da cidade de Nova York e oferece várias soluções inovadoras, mas Jorgy as rejeita, por acreditar que seus métodos tradicionais e 20% de propriedade da empresa são uma proteção adequada.
 
No dia seguinte, Kate vai ao escritório de Lawrence e o ameaça com um processo, enquanto flerta com ele. Lawrence se mostra apaixonado por Kate, concorda em não comprar ações da NEWC por duas semanas, Certo de que ela está agindo de má fé, Lawrence continua comprando ações em nome de "OPM Holdings". Enquanto isso, Kate aconselha Jorgy a comprar ações através de um corretor de fora do estado, usando fundos emprestados, se necessário. Jorgy, no entanto, se recusa a endividar-se ou a tirar seus negócios do estado.
 
Ao voltar para casa, ela encontra umas flores com um bilhete de Lawrence perguntando se ela está com tanta fome como ele. De manhã, ela confronta Lawrence com informações sobre a "OPM Holdings", recusando-se a comentar sobre sua traição. Depois de discutirem suas opiniões díspares sobre o capitalismo, Kate passa a noite pesquisando as práticas de negócios de Lawrence e descobre uma acusação de seu passado. Embora as acusações tenham sido julgadas improcedentes por questões técnicas, Kate usa as informações para fazer uma ordem de restrição temporária à Garfield Investments. No escritório, Lawrence repreende seus dezessete advogados por não terem interrompido a liminar, depois concorda alegremente em uma reunião com Kate.
 
Naquela noite, Lawrence se mostra atordoado com a antecipação da visita de Kate, mas desinteressado em sua oferta de comprar suas ações da NEWC. Ele rebate propondo uma noite de amor, levando Kate a sair. De manhã, Kate voa para Rhode Island a fim de consultar Jorgy, que rejeita a proposta como injusta para com seus funcionários.  Exasperada com a teimosia de Jorgy, Kate declara que ele merece perder sua companhia. Ele também rejeita o conselho de Bill Coles, que teme perder o emprego sem compensação por seus anos de serviço.  No jantar de Ação de Graças, Jorgy e Kate concordam em colocar a aquisição em votação na assembleia geral anual de dezembro. 
 
Durante um jantar em um restaurante japonês, Kate convence Lawrence a aceitar o acordo, seduzindo-o ainda mais com a promessa de fazê-lo rir de seus colegas. Mais tarde, Lawrence se encontra  secretamente com Bill Coles, onde promete ao homem descontente meio milhão de dólares por seu apoio, mas recusa a oferta  de Bea Sullivan de US$ 1 milhão para abandonar a aquisição. Percebendo que nunca mais verá Kate após a votação, Lawrence interrompe seu encontro com outro homem para propor casamento. Embora Kate seja simpática,  seu silêncio desencoraja Lawrence. 
 
Algumas semanas depois, os acionistas se reúnem na NEWC, enquanto os operários e suas famílias fazem piquetes do lado de fora em apoio a Jorgy. No entanto, ele acredita que pode perder e expressa dúvidas sobre sua capacidade de competir no mundo dos negócios modernos. Ele se dirige aos acionistas, descrevendo Lawrence como ums força de destruição, e é aplaudido de pé quando afirma que a NEWC se preocupa mais com as pessoas do que com o dinheiro. O endereço de Lawrence é recebido com escárnio, mas ele, gradualmente, convence os acionistas da morte iminente da empresa, e promete a eles um retorno justo sobre seus investimentos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Norman Jewison, a partir de um roteiro escrito por Alvin Sargent, "Com o Dinheiro dos Outros" é um filme produzido em 1991 pela Warner Bros, juntamente com a Yorktown.
 
Na direção, Jewison realiza um bom trabalho. O filme conta, ainda, com uma excelente trilha sonora, onde se destacam as canções "I'm in the mood for love", de Jimmy McHugh e Dorothy Fields, e "Solitude", de Edgar De Lange, Irving Mills e Duke Ellington.
 
No elenco, destacam-se, com ótimas atuações, Danny DeVito, Gregory Peck, aos 75 anos de idade, Penelope Miller e Dean Jones.
 
CAA