Filmes por gênero

PLANO DE VÔO (2005)

Flightplan
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Pânico a bordo (Portugal)
Flightplan - Mistero in volo (Itália)
Plan de vuelo: Desaparecida (Espanha)
Flightplan - Ohne jede spur (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Suspense
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Peter Dowling, Billy Ray
Produção: Brian Grazer
Design Produção: Alec Hammond
Música Original: James Horner
Fotografia: Florian Ballhaus
Edição: Thom Noble
Direção de Arte: Kevin Ishioka
Figurino: Susan Lyall
Guarda-Roupa: Linda Matthews, Sue Crosby, Myron Baker e outros
Maquiagem: Tarra Day, Julie Hewett, Gigi Williams e outros
Efeitos Sonoros: Eddie Bydalek, Craig Mann, Robert Eber e outros
Efeitos Especiais: Mark Banich, Gerd Feuchter, Ed Reiff e outros
Efeitos Visuais: Alp Altiner, Mark Freund, Rob Hodgson e outros
Nota: 6.4
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Jodie Foster Kyle Pratt
Sean Bean Comandante Rich
Peter Sarsgaard Carson
John Benjamin Hickey David
Greta Scacchi Terapeuta
Kate Beahan Stéphanie
Erika Christensen Fiona
Jana Kolesarova Claudia
Marlene Lawston Julia
Michael Irby Obaid
Assaf Cohen Ahmed
Shane Edelman Sr. Loud
Mary Gallagher Sra. Loud
Haley Ramm Brittany Loud
Forrest Landis Rhett Loud
Judith Scott Estella
Matthew Bomer Eric
Gavin Grazer Agente do FBI
Bess Wohl Katerina
Christopher Gartin Mike
Kirk Woller Grunick
Stéphanie Faracy Anna
Cooper Thornton West
Amanda Brooks Irene
Ina Barron Comissária de Bordo
Tonje Larsgard Comissária de Bordo
Alexandra Nowak Comissária de Bordo francesa

Sinopse

 Kyle Pratt é uma jovem engenheira aeronáutica que acaba de perder o marido, supostamente caído do telhado do prédio onde morava em Berlim.  Devastada emocionalmente, ela se prepara para acompanhar seu corpo num vôo com destino à Nova York.  Assim, embarca com sua pequena filha Julia, de seis anos de idade, num moderno e gigante Jumbo E-474 de cujo projeto ela havia participado.

Após um início de vôo aparentemente tranqüilo, Kyle aproveita a oportunidade para dormir um pouco ao lado da filha.  Três horas depois, ao acordar, com o avião sobre o Oceano Atlântico, ela entra em pânico ao descobrir que Julia desaparecera.  Inicialmente, a procura por todas as cabines de passageiros, sem êxito.  A seguir, pede ajuda a Carson, responsável pela segurança a bordo, bem como, às comissárias e ao próprio comandante da aeronave.

Uma revista geral é autorizada por Rich, sem resultado.  Nenhum dos 450 passageiros a bordo se lembra de ter visto a criança.  A situação torna-se ainda mais inquietante quando uma das comissárias informa que os registros do vôo não contam com o nome de Julia entre os passageiros.  Kyle tenta mostrar o cartão de embarque da filha, mas descobre que o mesmo desapareceu juntamente com a mochila da criança.  Todos passam a acreditar que a presença de Julia no avião não passa de uma figura criada pela imaginação da mãe, abalada pela recente morte do marido.

Diante dessa situação, o comandante ordena a Carson que passe o resto do vôo a vigiar Kyle, a fim de evitar mais transtornos, principalmente junto aos demais passageiros.

Conhecedora profunda dos detalhes de construção do jato, ela pede para ir ao toalete, de onde, através de um alçapão, entra numa área restrita da aeronave, onde começa uma nova busca por sua filha.  A demora em sair do toalete faz com que Carson descubra suas reais intenções.  Começa, então, uma verdadeira caçada à engenheira, a mais de 40.000 pés de altitude, que termina com sua prisão.

Logo depois, Carson procura o comandante, a quem informa que Kyle preparou tudo para explodir o avião em pleno vôo caso uma vultosa quantia em dinheiro não seja imediatamente transferida para uma determinada conta bancária numerada.  A Empresa aérea providencia a transferência e, em seguida, o avião faz um pouso não programado num aeroporto alternativo.  Os passageiros e a tripulação desembarcam para que agentes do FBI façam uma vistoria completa na aeronave.  A bordo, ficam apenas Carson, Kyle e uma das comissárias.

Antes que os agentes entrem no Jumbo, Kyle consegue derrubar Carson com o auxílio de um extintor de incêndio.  Ela descobrira que ele é o vilão responsável pelo desaparecimento da filha, contando com o auxílio da comissária que deixara de desembarcar com o resto da tripulação.  Uma briga de gato e rato se inicia, terminando com a morte de Carson, a prisão de sua cúmplice e o resgate da pequena Julia.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

"Plano de Vôo" é um razoável filme de ação e suspense.  Trata-se do segundo longa-metragem realizado pelo cineasta alemão, Robert Schwentke, o qual se desenvolve ao longo de uma travessia do Atlântico Norte a bordo de um Jumbo  E-474.

Partindo de um roteiro mal estruturado, Schwentke apresenta um trabalho cheio de altos e baixos, o qual piora à medida em que a trama se encaminha para um final desapontador, sem a menor imaginação criativa.

O ponto alto do filme é, sem dúvida, a brilhante atuação de Jodie Foster, no papel principal, lembrando sua participação em "O Quarto do Pânico", onde ela e uma filha adolescente procuram se defender de um grupo de ladrões que entram à noite na mansão em que se encontram.

CAA