Filmes por gênero

AGENTE SECRETO EM MOSCOU (1964)

Hot enough for June
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Aventura em Junho (Portugal)
X 13 agent secret (França)
Demasiado cálido para junio (Espanha)
Alcoba para dos espías (Argentina)
Alcoba para una espía (México)
Troppo caldo per giugno (Itália)
Manche mögen's geheim (Alemanha)
Agent med het lösen (Suécia)
Жарковато для июня (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Comédia
Direção: Ralph Thomas
Roteiro: Lukas Heller
Produção: Betty E. Box
Música Original: Angelo Lavagnino
Direção Musical: Muir Mathieson
Fotografia: Ernest Steward
Edição: Alfred Roome
Direção de Arte: Syd Cain
Guarda-Roupa: Yvonne Caffin
Maquiagem: W.T. Partleton
Efeitos Sonoros: Don Sharpe, Bill Daniels, John W. Mitchell
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1966

Elenco

Dirk Bogarde Nicholas Whistler
Sylva Koscina Vlasta Simoneva
Robert Morley Coronel Cunliffe
Leo McKern Simoneva
Amanda Grinling Secretária de Cunliffe
John Le Mesurier Roger Allsop
Roger Delgado Josef
Noel Harrison Johnnie
Philo Hauser Vlcek
Jill Melford Lorna
Derek Nimmo Fred
Richard Pasco Plakov
Eric Pohlmann Galushka
Alan Tilvern Secretário de Simoneva
Brook Williams Leon
Frank Finlay Funcionário da Embaixada Britânica
George Pravda Pravelko
Harriet Medin Recepcionista do Hotel
Igo Meggido Dançarino russo
Sandra Hampton Dançarina russa
Tiberio Mitri Leiteiro
William Mervyn Passageiro no avião

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Roger Allsop e seu superior, Coronel Cunliffe, discutem a necessidade de enviar alguém para pegar algo atrás da Cortina de Ferro. Enquanto isso, um desempregado escritor britânico, Nicholas Whistler, é enviado para ser entrevistado por Cunliffe, supostamente para trabalhar como executivo estagiário de uma empresa de vidro. Ao descobrir que Whistler fala tcheco, Cunliffe lhe oferece um alto salário, além das despesas.

Whistler recebe, então, instruções para se encontrar com alguém que lhe atenda com a seguinte observação: “Quente o suficiente para Junho”, afirmando que deveria ter estado em setembro, antes de ser enviado no mesmo dia à Praga, numa viagem de “negócios”.

Ao chegar lá, ele é recebido por uma bela motorista e guia, Vlasta Simoneva, que o leva para inspecionar uma fábrica de vidro, onde ele finalmente descobre que o responsável pelos banheiros é o homem que procura. No entanto, para evitar suspeitas, ele prefere voltar em outro dia para contactá-lo e obter algumas informações relevantes.

Naquela noite, ele convida Vlasta para jantarem juntos, sem saber que ela é uma agente e filha do chefe da polícia secreta. Embora não desconfie, os comunistas sabem que ele realmente está trabalhando para a inteligência britânica e o mantém sob vigilância. No dia seguinte, ele e Vlasta voltam a passar o dia juntos e, sentindo-se atraídos um pelo outro, ela o convida para passar a noite em sua casa, surpreendentemente luxuosa.

Quando Whistler revisita a fábrica de vidro, o atendente lhe dá um pedaço de papel e o informa que ele é um espião. À noite, Vlasta o adverte para voltar imediatamente para a Inglaterra. No entanto, ao retornar ao hotel, ele encontra Simoneva, que lhe apresenta duas alternativas: assinar uma confissão ou sofrer uma queda fatal. Whistler consegue escapar e procura a única pessoa que pode estar disposta a ajudá-lo, Vlasta.

Ao chegar à sua casa pela manhã, no entanto, ele se mostra chocado ao encontrá-la com seu pai. Depois que Simoneva vai embora, ele a confronta, ocasião em que ela se oferece para ajudá-lo a chegar à embaixada britânica, apesar dos riscos devidos à ação da policia secreta. Para demonstrar sua boa fé, Whistler queima o pedaço de papel que lhe fora dado pelo espião da fábrica de vidro, de modo a que nenhum dos dois lados possa tê-lo.

No entanto, ao se aproximar da embaixada britânica, ele se depara com Simoneva, que está deixando o local e o reconhece, obrigando-o a fugir mais uma vez. Finalmente, Whistler consegue chegar à embaixada, depois de dominar um leiteiro e tomar o seu lugar. Lá, ele é informado, por Cunliffe, que está sendo trocado por um espião que os britânicos pegaram.

No aeroporto, Whistler se mostra agradavelmente surpreso ao descobrir que Vlasta foi designada para participar da missão comercial em Londres, e que está partindo no mesmo avião.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Ralph Thomas, a partir de um roteiro escrito por Lukas Heller, “Agente Secreto em Moscou” é um filme britânico produzido pela empresa The Rank Organisation em 1964. Sua trama, baseada num romance de Lionel Davidson, é um misto de comédia com algumas cenas de suspense.

Embora não seja extraordinária, a direção de Ralph Thomas se mostra bastante razoável. Por outro lado, a fotografia em Eastmancolor, assinada por Ernest Steward, é de muito boa qualidade. No elenco, destacam-se as atuações de Robert Morley e Leo McKern, seguidas pelas de Dirk Bogarde e Sylva Koscina.

CAA