Filmes por gênero

O ROCHEDO DE GIBRALTAR (1988)

Rocket Gibraltar
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: El cohete de Gibraltar (Espanha)
Pogrzeb wikinga (Polônia)
Viimeinen toive (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Daniel Petrie
Roteiro: Amos Poe
Produção: Jeffrey Weiss, Marcus Viscidi
Design Produção: Bill Groom
Música Original: Andrew Powell
Direção Musical: Fraser Kennedy
Fotografia: Jost Vacano
Edição: Melody London
Figurino: M. Nord Haggerty
Guarda-Roupa: Deirdre N. Williams, Cheryl Kilbourne-Kimpton, John A. Dunn
Maquiagem: Carla White
Efeitos Sonoros: Bill Daly, Dane A. Davis, Aaron Rochin, Maggi Travis e outros
Efeitos Especiais: Steven Kirshoff
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1989

Elenco

Burt Lancaster Levi Rockwell
Suzy Amis Aggie Rockwell
Patricia Clarkson Rose Black
Frances Conroy Ruby Hanson
Sinéad Cusack Amanda 'Billi' Rockwell
John Glover Rolo Rockwell
Bill Pullman Crow Black
Kevin Spacey Dwayne Hanson
John Bell Orson Rockwell
Nicky Bronson Max Hanson
Danny Corkill Kane Rockwell
Macaulay Culkin Cy Blue Black
Angela Goethals Dawn Black
Sara Goethals Flora Rockwell
Emily Poe Emily Rockwell
Sara Rue Jessica Hanson
George Martin Dr. Bonicker
Renée Coleman Garçonete
James McDaniel Policial
David Hyde Pierce Monsieur Henri
Robert Compono Tony Joe Basta
Matt Norklun Mo Plumm

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Uma família de quatro irmãos se reúne na casa de Levi Rockwell, em Hamptons, para comemorar seus 77 anos: suas filhas Ruby, Rose e Aggie, seu filho Rolo com seus oito filhos. Aggie é a mais nova, solteira, sexy e despreocupada. Ruby é casada com um comediante. Rose é casada com um jogador profissional de beisebol, cujo arremesso está falhando. Rolo é um produtor de Hollywood. Todos têm problemas familiares moderados e tensões próprias dos ricos. As crianças examinam seus antigos quartos e relembram a época em que ali viveram. Quando os netos de Levi vão andar de bicicleta, eles encontram um velho barco ao longo da praia, chamado Rock Gibraltar, que mais tarde eles batizam de Rocket Gibraltar.
 
Certa noite, quando eles saem com Levi até a praia, seus netos lhe perguntam o que ele gostaria de receber em seu próximo aniversário. Levi não diz nada além de um funeral Viking adequado:  o corpo colocado em um barco e enviado ao mar, e da costa a família atirando uma flecha em chamas, no barco, para incendiá-lo, de forma que seu corpo se transformasse em cinzas no mar. Em seguida, ele pede às crianças que se juntem a ele para fazer xixi no oceano.
 
O neto mais novo, Cy Blue,  teve a idéia de dar o Rocket Gibraltar ao vovô  em seu aniversário, para que um dia ele pudesse usá-lo em seu funeral. As crianças, então, concordam em consertar o barco desgastado e colocar uma vela Viking, no quarto de Levi. Em seguida, vovô Levi cozinha camarões na cerveja para Cy Blue.
 
Algum tempo depois, enquanto lê sozinho, Levi sente dores no peito. De volta à praia, Cy Blue sente que algo está errado e vai para a casa de sua irmã, que tenta fazer RCP em Levi. Quando ela empurra seu peito, ele acorda. Em seguida, um amigo médico chega para examinar Levi. Eles falam sobre como os dois amavam a esposa de Levi, Helen, que morreu de câncer. Enquanto isso, as crianças ouvem a conversa através de um rádio remoto. Quando Levi pergunta ao médico se ele tem mais do que algumas semanas de vida, elas percebem que ele vai morrer em breve. 
 
Naquela noite, a família se reúne para um grande jantar no quintal. Durante o mesmo, Levi conta algumas piadas e as crianças dão um show de rock. No meio da noite, o marido de Rose acorda e vai até um celeiro para se exercitar e, na manhã seguinte, Rose se mostra radiante com uma nova satisfação sexual. Por outro lado, Aggie chora pela mãe desaparecida, dizendo que ninguém fala nela. Em seguida, todos se arrumam e vão para o túmulo dela, que fica em um terreno da família.
 
Mais tarde, Ruby vai até Levi, em seu quarto, e lhe dá um livro sobre Jackson Pollock. Em seguida, seus outros filhos chegam para lhe dar um filme de Fred Astaire. Ele, pacificamente, rola na cama enquanto lê o livro e assiste ao filme. Algum tempo depois, os netos de Levi entram em seu quarto e acreditam que ele esteja morto. Assim, eles decidem levar seu corpo para o Rocket Gibraltar, envolvendo-o em um cobertor e colocando-o em uma van de bufê, que o mais velho leva até a praia. 
 
Enquanto os filhos de Levi tentam encontrá-lo e aos netos, o médico aparece e revela que Levi tem um aneurisma de aorta e não tem muito tempo de vida. Em seguida, percebendo que a van está desaparecida, eles saem em seus carros para procurar Levi e as crianças. Enquanto isso, elas empurram o Rocket Gibraltar para a costa, colocam o corpo de Levi a bordo, encharcam uma pilha de lenha com gasolina e tocam fogo. Em seguida, empurram o barco para o fundo, disparam flechas em chamas até que pegue fogo.
 
O resto da família chega e observa o incêndio, assim como os vickings faziam e exatamente como Levi queria. Mais uma vez, ouvimos sua voz dizendo aos netos que, se as cores da pira combinam com as cores do pôr-do-sol naquele dia, ele vive uma vida boa. E assim, o barco e seu corpo podem se transformar em cinzas e desaparecer completamente no mar.
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Daniel Petrie, a partir de um roteiro escrito por Amos Poe, "O Rochedo de Gibraltar" é um filme produzido em 1988 pela Columbia Pictures.
 
Na direção, Petrie realiza um bom trabalho. O filme conta, ainda, com uma excelente trilha sonora, onde se destacam as canções "You better go now", de Bickley Holiday e Irving Graham, "Don't explain", de Arthur Herzog e Billie Holiday, "I'm old fashioned", de Jerome Kern e Johnny Mercer, "Shorty George", de Jerome Kern e Johnny Mercer, "I can't explain", de Pete Townshend, dentre outras. No elenco, o que mais chama atenção é a interação entre Burt Lancaster e Macaulay Culkin, na época com apenas oito anos de idade.
 
CAA