Filmes por gênero

MENINA BONITA (1978)

Pretty baby
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La petite (França, Canadá)
Pretty Baby (Itália)
La pequeña (Espanha)
Niña bonita (Argentina, México, Peru, Venezuela)
Csinos kislány (Hungria)
Slatka mala (Sérvia)
Прелестное дитя (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Louis Malle
Roteiro: Polly Platt
Produção: Louis Malle, Polly Platt
Design Produção: Trevor Williams
Direção Musical: Jerry Wexler
Fotografia: Sven Nykvist
Edição: Suzanne Fenn
Guarda-Roupa: Mina Mittelman
Maquiagem: Dave Grayson, Charlene Roberson
Efeitos Sonoros: Dick Vorisek, Donald F. Johnson
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1979

Elenco

Brooke Shields Violet
Keith Carradine Bellocq
Susan Sarandon Hattie
Frances Faye Nell
Antonio Fargas Professor
Matthew Anton Red Top
Diana Scarwid Frieda
Barbara Steele Josephine
Seret Scott Flora
Cheryl Markowitz Gussie
Susan Manskey Fanny
Laura Zimmerman Agnes
Miz Mary Odette
Mae Mercer Mama Mosebery
Don Hood Alfred Fuller
Sasha Holliday Justine
Lisa Shames Antonia
Henry Braden Harry
Philip H. Sizeler Senador
Don Lutenbacher Primeiro cliente de Violet
Patrick M. Burke Cliente de Fanny
Joe Catalanotto Cliente de Hattie
Stocker Fontelieu Cliente do bordel

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Grande Prêmio Técnico (Louis Malle)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Jerry Wexler)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Louis Malle)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia (Sven Nykvist )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1917, durante os últimos meses de prostituição legal em Storyville, o distrito da luz vermelha de Nova Orleans, Louisiana, Hattie é uma prostituta que trabalha em um bordel elegante administrado por Madame Nell, que cheira à cocaína. Recentemente, ela deu à luz um menino, e tem uma filha de doze anos, Violet, que mora no bordel.
 
Quando o fotógrafo Ernest Bellock se aproxima com sua câmera, Hattie e Violet são as únicas pessoas acordadas. Ele pede permissão para tirar fotos das mulheres e, quando Madame Nell acorda, ela dá sua permissão depois que ele se oferece para pagar. Com o tempo, ele passa a frequentar o bordel diariamente, sempre fotografando as prostitutas, principalmente Hattie. Suas atividades fascinam Violet, embora ela acredite que ele esteja apaixonado por sua mãe, o que a deixa com ciúmes.
 
Certo dia, Madame Nell decide que Violet tem idade suficiente para que sua virgindade seja leiloada. Assim, depois de uma guerra de lances entre os frequentadores, Violet é comprada por um cliente aparentemente tranquilo. No entanto, essa primeira experiência é desagradável para Violet. Enquanto isso, Hattie aspira deixar a prostituição. Assim, pouco tempo depois ela se casa com um cliente e viaja para St. Louis sem a filha, que seu marido acredita ser sua irmã.
 
Por outro lado, Violet foge do bordel e aparece na casa de Bellocq, a quem pergunta se ele vai dormir e cuidar dela. Inicialmente, ele diz que não, mas depois os dois se tornam amantes. De certa forma, o relacionamento deles se assemelha ao de pai e filha, com Bellocq substituindo a mãe ausente. Ele até compra uma boneca para ela, dizendo que toda criança deveria ter uma boneca.
 
De certa forma, o relacionamento deles se assemelha ao de Bellocq fascinado pela beleza, juventude e rosto fotogênico de Violet. Ela se sente frustrada pela devoção de Bellocq à sua fotografia, tanto quanto ele se mostra frustrado com sua falta de maturidade e birras intermináveis. 
 
Violet, finalmente, volta para o bordel de Madame Nell depois de uma briga, mas grupos de reforma social estão forçando os bordéis de Storyville a fechar. Pouco tempo depois, Bellocq chega para se casar com Violet, a fim de protegê-la. No entanto, duas semanas após seu casamento, Hattie e seu marido chegam de St. Louis para buscar Violet, alegando que seu casamento é ilegal sem o consentimento deles. Inicialmente, Bellocq não quer deixar Violet ir, mas quando ela lhe pergunta se ele iria com ela e sua família, ele a deixa ir ao perceber que uma vida mais convencional a beneficiará.   

imagem

Comentários

Realizado pelo grande cineasta Louis Malle, a partir de um roteiro escrito por Polly Plat, "Menina Bonita" é um filme norte-americano produzido em 1978 pela Paramount Pictures. Sua trama gira em torno de uma adolescente de doze anos de idade criada por sua mãe em um Bordel.
 
Na direção, como sempre, Malle nos brinda com um excelente trabalho, que lhe rendeu o Grande Prêmio Técnico do Festival Internacional de Cannes, além de ser indicado à Palma de Ouro do referido Festival. Ainda na área técnica, o filme conta com uma magnífica fotografia, assinada por Sven Nykvist, bem como, com uma excelente trilha sonora, onde se destacam inúmeras canções, tais como "Pretty Babe", "Moonlight Bay", "Big Lip Blues", "Billy Boy", "After the Ball", "Mademoiselle from Armentières", "Careless Love", "The Ragtime Dance", dentre outras.
 
No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Brooke Shields, com apenas doze anos, Susan Sarandon e Keith Carradine. 
 
 
CAA