Filmes por gênero

A MANHÃ SEGUINTE (1986)

The morning after
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le lendemain du crime (França, Canadá)
Il mattino dopo (Itália)
A la mañana siguiente (Espanha, Argentina)
Der Morgen danach (Alemanha)
Mellan midnatt och gryning (Suécia)
Nazajutrz (Polônia)
Dagen derpå (Dinamarca, Noruega)
На следующее утро (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Mistério, Suspense
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: James Cresson
Produção: Bruce Gilbert
Design Produção: Albert Brenner
Música Original: Paul Chihara
Direção Musical: Jolene Cherry, Pat Woods
Fotografia: Andrzej Bartkowiak
Edição: Joel Goodman
Direção de Arte: Kandy Stern
Figurino: Ann Roth
Guarda-Roupa: Michael Dennison, Linda Serijan, Neil Spisak
Maquiagem: Gary Liddiard, Pete Altobelli
Efeitos Sonoros: Maurice Schell, Jay Dranch, Robert Crosby, Dick Vorisek
Efeitos Especiais: Thomas R. Ward
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1987

Elenco

Jane Fonda Alex Sternbergen
Jeff Bridges Turner Kendall
Raul Julia Joaquin Manero
Diane Salinger Isabel Harding
Richard Foronjy Sargento Greenbaum
Geoffrey Scott Bobby Korshack
James Haake Frankie
Kathleen Wilhoite Red
Kathy Bates Mulher na Rua Mateo
Don Hood Hurley
Fran Bennett Funcionário da Companhia Aérea
Michael Flanagan Supervisor da Companhia Aérea
Michael Prince Sr. Harding
Frances Bergen Sra. Harding
George Fisher Cabbie
Laurel Lyle Secretária
Anne Betancourt Enfermeira
Drew Berman Detetive
Sam Scarber Detetive
Michael Zand Detetive
Corinna Everson Srta. Olympia
Bruce Vilanch Barman
Patti Song Cabeleireira
Betty Lougaris .

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Jane Fonda)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No centro de Los Angeles, a atriz Viveca Van Loren acorda de um blackout em uma poça de sangue, ao lado de um homem morto. Chocada, ela percebe que a televisão do quarto está transmitindo uma entrevista com seu falecido companheiro de cama, Bobby Korshack, um fotógrafo que foi processado por acusações de obscenidade.
 
Ao encontrar uma faca no peito de Korshack, ela tropeça, lava o sangue das mãos e, depois, telefona para o cabeleireiro e confidente, Joaquin "Jacky" Manero. Quando ela lhe fala sobre o morto, Jacky a aconselha a chamar a polícia. No entanto, não tendo certeza de sua inocência, ela deixa o estúdio e chama um táxi.
 
Por outro lado, surpresa ao saber que é o dia de Ação de Graças, Viveca faz um cheque em um bar local e, depois de fazer as malas, segue para o aeroporto. Uma vez lá, ao descobrir que todos os voos estão reservados, ela deixa o aeroporto no calhambeque de Turner Kendall. Ao chegar ao centro da cidade, ela decide voltar ao estúdio de Korshack. Uma vez lá, ela vasculha as instalações e, enfiando a arma do crime numa fronha, ela se prepara para sair. Ao abrir a porta da frente do estúdio, ela se depara com Turner. Ele alega que, ao deixá-lo, ela deixou cair sua carteira e uma caixa de fósforos, com o endereço do estúdio.
 
Ao levá-la para casa, ele admite ser um ex-policial, dispensado por incapacidade. Uma vez lá, ao perceber que não tem mais comida, ele sai para comprar um jantar de Ação de Graças. Durante o jantar, enquanto ela fica cada vez mais embriagada, e diz a ele que já foi uma atriz promissora, Jacky telefona e ela adormece com o telefone na mão. Enquanto isso, Turner arruma o banheiro, fecha a porta do chuveiro e sai.
 
Na manhã seguinte, Viveca descobre o cadáver de Korshack no chuveiro e foge quando os policiais chegam ao local. Turner, que passa por lá, pega Viveca e a acalma com algumas doses de cerveja. Na ocasião, ela lhe fala sobre o assassinato de Korshack, mas se recusa a chamar a polícia porque seu ex-marido a prendeu por violência doméstica. Ela acrescenta que, atualmente, está casada com seu cabeleireiro, Jacky, embora morem em casas separadas. Apesar da crescente animosidade entre eles, Turner a leva à casa de uma amiga drag queen, Frankie, que lhe empresta roupas e maquiagem. Na ocasião, ele declara que ela deve ser inocente, porque ele não viu o corpo de Korshack em seu banheiro na noite anterior.
 
Em um Café, Turner descobre que Viveca e Jacky se separaram não muito tempo depois do casamento, mas Jacky, um empreendedor ambicioso, continua a ajudá-la financeiramente. Em seguida, Turner convence a atriz  a telefonar para seu ex-colega da polícia, o sargento Herb Greenbaum. Ela relata que o assassinato ocorreu no estúdio de Korshack, no centro da cidade, e não em seu apartamento, onde o corpo foi encontrado.
 
Em seguida, Turner leva Viveca até sua casa improvisada, onde ela fica encantada com sua extensa coleção de livros. Admitindo que seu nome verdadeiro é Alexandra Sternbergen, Viveca recusa a oferta de vodka de Turner, e eles fazem amor. No entanto, ela acorda no meio da noite e fica bêbada. De manhã, Turner lhe entrega um jornal que anuncia que ela é suspeita de assassinato. Embora ele ordene que ela não saia de casa, Viveca foge para encontrar seu advogado, Hurley, que diz que Jacky o contratou para iniciar o processo  de divórcio. Ele deseja o divórcio porque está cortejando outra cliente, a herdeira Isabel Harding, que financiará sua carreira.
 
Enquanto isso, ao retornar ao prédio de Korshack, Turner é visto por um detetive que ordena que seus homens localizem o endereço de Turner. De volta ao salão, Viveca se mostra encantada com sua transformação em morena e seu retorno à sua verdadeira identidade como Alex Sternbergen. Quando ela conta a Jacky sobre Turner, ele sugere que Turner é o assassino de Korshack e convence Viveca a ficar no salão, enquanto ele vai a um jantar na casa dos ricos pais de Isabel.
 
Naquela noite, Turner vai ao salão sem saber que o sargento Greenbaum está a segui-lo. Quando Viveca descobre Turner em um armário de perucas, ele declara que o assassino de Korshack fez com que outra mulher, disfarçada de Viveca, corresse pelo corredor para confundir os vizinhos. Enquanto isso, Jacky e Isabel retornam ao salão, ocasião em que o cabeleireiro acerta Turner na cabeça, com um vaso, derrubando-o. Por outro lado, revelando que Isabel é a verdadeira assassina de Korshack, Jacky tenta afogar Viveca na banheira, mas Turner recupera a consciência e atira no braço dele. Só então, o sargento Greenbaum e seus homens chegam, e Isabel atribui o assassinato a Jacky. Ele, no entanto, afirma que Isabel assassinou o fotógrafo porque ele a estava chantageando.
 
Algum tempo depois, Viveca visita Turner no hospital e relata que Jacky e Isabel são suspeitos do assassinato. Turner acredita que Isabel é culpada, mas espera que Jacky seja responsabilizado. No final, Alex admite que quer manter um relacionamento com Turner, sendo por ele correspondida. 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sidney Lumet, a partir de um roteiro escrito por James Cresson, "A Manhã Seguinte" é um filme produzido em 1986 pelas empresas American Filmworks e Lorimar Productions.
 
Na direção, Lumet realiza um trabalho razoavelmente bom, no que é ajudado por uma bela fotografia e um jogo de luz e sombra bastante convincente. No elenco, Jane Fonda e Jeff Bridges são os grandes destaques, seguidos pelas boas atuações de Kathy Bates e Kathleen Wilhoite.
 
CAA