Filmes por gênero

INFÂMIA (1936)

These three
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Três corações iguais (Portugal)
Ils étaient trois (França, Bélgica, Suiça)
La calunnia (Itália)
Esos tres (Espanha)
Infame Lügen (Alemanha)
Wir drei (Austria)
Ich troje (Polônia)
De tre (Suécia, Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: William Wyler
Roteiro: Lillian Hellman
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Gregg Toland
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Omar Kiam
Efeitos Sonoros: Frank Maher
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Miriam Hopkins Martha Dobie
Merle Oberon Karen Wright
Joel McCrea Dr. Joseph Cardin
Catherine Doucet Sra. Lily Mortar
Alma Kruger Sra. Amelia Tilford
Bonita Granville Mary Tilford
Marcia Mae Jones Rosalie Wells
Carmencita Johnson Evelyn
Mary Anne Durkin Joyce Walton
Margaret Hamilton Agatha
Walter Brennan Motorista de táxi
Al Bridge Motorista da Sra. Walton
Marie Louise Cooper Helen Burton
Frank McGlynn Sr. Juiz
Joan Barclay Aluna da Escola
Sally Conlin Aluna da Escola
Marjorie Prax Aluna da Escola
Greta Meyer Garçonete

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Bonita Granville)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (William Wyler)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após a formatura, as amigas da faculdade Karen Wright e Martha Dobie transformam uma fazenda de Karen em Massachusetts em um colégio interno com a ajuda de uma rica benfeitora, Amelia Tilford, que faz questão de matricular sua neta Mary. Karen e o médico local, Joe Cardin, começam a se encontrar, desconhecendo que Martha é apaixonada por ele.

As complicações surgem quando a tia de Martha, Lily Mortar, chega para uma visita. Certa noite, Joe cai no sono em uma cadeira, na sala de Martha, enquanto esperava que Karen voltasse da escola, levando Lily a tirar conclusões equivocadas. Após discutir com Martha, Lily decide ir embora, mas não antes de enfrentar sua sobrinha com suas suspeitas sobre os verdadeiros sentimentos da jovem para com Joe.

A colega de quarto de Mary, Rosalie Wells, escuta a discussão e conta para Mary o que Lily disse sobre a sobrinha. A maliciosa Mary acusa Martha de ser amante de Joe, junto à sua avó, enquanto Amelia Tilford espalha o boato para os outros pais, que tiram suas filhas da escola.

Por outro lado, ao descobrir uma pulseira que pertencia a uma das estudantes entre os pertences de Rosalie, Mary a obriga a confirmar a versão de que Martha e Joe eram amantes, sob pena de ver revelado seu roubo da pulseira.

Entretanto, quando um dos motoristas das antigas alunas revela a verdadeira razão que se acha por trás do êxodo em massa, elas enfrentam a Sra Tilford. Por outro lado, aterrorizada com a possibilidade de ter seu roubo revelado, Rosalie insiste que sua história é verdadeira. Martha e Karen processam a Sra. Tilford por difamação, mas perdem o caso quando Lily deixa de testemunhar em seu favor.

Embora as mulheres tenham sido humilhadas e Joe demitido do hospital, devido ao escândalo, os três esperam reparar os danos causados às suas vidas, embora Karen e Joe sigam caminhos separados quando ela confessa que acredita na história contada por Mary. Martha admite para Karen que realmente ama Joe, embora garanta que nunca confessou seu amor a ele.

Martha decide sair com Lily, que mais tarde menciona a pulseira em falta. Percebendo o que realmente ocorreu, Martha confronta Rosalie e a convence a revelar a verdade. Por outro lado, ciente do mal que cometera, a Sra. Tilford oferece uma compensação à Martha, mas esta pede-lhe que apenas diga a verdade à Karen e a convença a procurar Joe.

imagem

Comentários

Realizado pelo grande cineasta William Wyler, a partir de um roteiro escrito por Lillian Hellman, “Infâmia” é um ótimo filme americano de meados dos anos 1930. Sua trama procura mostrar o estrago que uma mentira pode causar no seio de uma família e é marcada por grandes atuações, onde se destacam as apresentadas por Miriam Hopkins, Merle Oberon e Bonita Granville.

Na área técnica, além da direção segura de Wyler, chamaram-me atenção a ótima fotografia de Gregg Toland e a bela música de Alfred Newman.

Enfim, “Infâmia” é um filme imperdível.

CAA