Filmes por gênero

LIGADAS PELO DESEJO (1996)

Bound
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sem limites (Portugal)
Bound - torbido inganno (Itália)
Liaisons interdites (Canadá)
Lazos ardientes (Espanha)
Sín límites (Argentina)
Brudne pieniadze (Polônia)
Fülledtség (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski
Roteiro: Lana Wachowski, Lilly Wachowski
Produção: Andrew Lazar, Stuart Boros
Design Produção: Eve Cauley
Música Original: Don Davis
Fotografia: Bill Pope
Edição: Zach Staenberg
Direção de Arte: Andrea Dopaso, Robert C. Goldstein
Figurino: Lizzy Gardiner
Guarda-Roupa: Nancy Rhodes
Maquiagem: Suzanne Rodier, David P. Barton
Efeitos Sonoros: Steven Brimmer, Frank Wolf, Katie Rowe, Ezra Dweck e outros
Efeitos Especiais: Lou Carlucci, John Carlucci, Diane Carlucci, Jay Neyens
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Jennifer Tilly Violet
Gina Gershon Corky
Joe Pantoliano Caesar
John P. Ryan Micky Malnato
Christopher Meloni Johnnie Marzzone
Richard C. Sarafian Gino Marzzone
Mary Mara Sue
Susie Bright Jesse
Margaret Smith Policial
Barry Kivel Shelly
Peter Spellos Lou
Gene Borkan Roy
Kevin Michael Richardson Policial
Ivan Kane Policial

Prêmios

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Menção Honrosa (Lilly Wachowski, Lana Wachowski)

Fantasporto, Cidade do Porto, Portugal

Prêmio Internacional de Melhor Filme de Fantasia (Lana Wachowski, Lilly Wachowski)

Prêmio de Melhor Atriz (Jennifer Tilly)

Festival de Cinema de Deauville, França

Prêmio da Crítica (Lilly Wachowski, Lana Wachowski)

Prêmio Especial do Juri (Lilly Wachowski, Lana Wachowski)

Indicações

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio Cavalo de Bronze de Melhor Longa-Metragem

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio Saturn de Melhor Filme de Ação, Aventura e Suspense

Prêmio Saturn de Melhor Atriz (Gina Gershon)

Prêmio Saturn de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pantoliano)

Prêmio Saturn de Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Tilly)

Prêmio Saturn de Melhor Roteiro (Lana Wachowski, Lilly Wachowski)

Prêmios Chlotrudis - Massachusetts, USA

Prêmio Chlotrudis de Melhor Direção (Lilly Wachowski, Lana Wachowski)

Festival de Cinema de Deauville, França

Grande Prêmio Especial (Lilly Wachowski, Lana Wachowski)

Prêmios Independent Spirit, California, Estados Unidos

Prêmio Independent Spirit de Melhor Fotografia (Bill Pope)

Prêmios da MTV, Estados Unidos

Prêmio do Melhor Beijo (Jennifer Tilly, Gina Gershon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Corky, ex-presidiária que acaba de cumprir uma sentença de prisão de cinco anos, chega a um prédio de apartamentos para começar a trabalhar como pintora e encanadora. Em seu caminho até o apartamento, ela encontra o casal que mora ao lado, Violet e Caesar. Depois que Caesar sai, Violet flerta com Corky e pede-lhe para ajudá-la a recuperar um brinco que caiu em baixo de sua pia. Após Corky atender ao seu pedido, Violet admite que jogara de propósito o brinco como uma forma de se aproximar dela, começando a seduzi-la. Elas são interrompidas pela chegada de Caesar, fazendo com que Corky siga para seu trabalho. No final do dia, ao deixar o apartamento e se dirigir para seu caminhão, a ex-presidiária é seguida por Violet. As duas mulheres vão juntas até o apartamento de Corky, onde fazem sexo. Na manhã seguinte, Violet diz à Corky que Caesar é um lavador de dinheiro para a máfia e que eles estão juntos há cinco anos.

Pouco tempo depois, Violet ouve, por acaso, Caesar e seus sócios mafiosos a espancar e torturar Shelly, um homem que estava desviando dinheiro do negócio. Perturbada pela violência e crueldade, Violet procura consolo ao lado de Corky. Na conversa que têm, ela confessa que quer ter uma nova vida para si e que precisa de sua ajuda.

Ao tomar conhecimento de que Caesar tem planos para reaver os quase US$ 2 milhões desviados por Shelly e levá-los para o apartamento, as duas mulheres estudam uma forma de roubarem o dinheiro. No entanto, Corky começa a desconfiar das reais intenções de Violet e passa a não ter mais certeza se deve ou não confiar na amiga amante.

Shelly é baleado e morto por Johnnie Marzzone, filho do chefe da máfia, Gino Marzzone, enquanto Caesar retorna ao seu apartamento com um saco de dinheiro manchado de sangue.

Violet explica à Corky que Caesar e Johnnie se odeiam, e que Gino e Johnnie estarão indo ao apartamento para pegarem o dinheiro de Caesar. O plano de Violet é o seguinte: Quando Caesar acabar de contar o dinheiro, ela colocará algo em sua bebida para que ele fique sonolento antes de ir para o chuveiro. Em seguida, quando ele entrar no banheiro, ela deixará cair a garrafa de uísque destinada a Gino e dirá a Caesar que vai ter que sair para comprar uma nova garrafa. Nesse momento, Corky entrará no apartamento, pegará o dinheiro e irá embora. Ao retornar com a nova garrafa de uísque, ela dirá a Caesar que só viu Johnnie deixando o apartamento e que Gino não se encontrava com ele.

Preocupado, Caesar procura e não encontra o dinheiro, assumindo que o mesmo tenha sido roubado por Johnnie, com base nas declarações de Violet. Por outro lado, esta e Corky acreditam que ele será forçado a deixar a cidade, uma vez que Gino não acreditará que seu filho seja o ladrão do dinheiro.

Tudo corre como planejado até que Caesar descobre onde o dinheiro deve estar. Ele percebe que, se fugir, Gino terá certeza que ele foi o responsável pelo roubo. Assim, decide que tem de pegar o dinheiro de volta. Em pânico, Violet ameaça deixá-lo. Caesar saca sua arma e a obriga a ficar, acreditando que talvez ela e Johnnie sejam os responsáveis pelo roubo. Quando Gino e o filho chegam, o dinheiro se encontra com Corky no aposento ao lado. Ao ver Johnnie flertar com Violet, Caesar saca uma arma e diz a Gino que seu filho foi o responsável pelo roubo do dinheiro. Furioso, ele mata Gino, seu filho e seu guarda-costas, Roy.

Em seguida, ele diz a Violet que precisam encontrar o dinheiro, eliminar os corpos e fingir que Gino e Johnnie não o procuraram, para que seus amigos da máfia tentem encontrá-los. Em seguida, ele telefona para Micky Malnato, um amigo da máfia, avisando-o que Gino ainda não o procurou.

Após descobrir que Corky e Violet são as verdadeiras responsáveis pelo roubo, Caesar as amarra e ameaça torturá-las. Quando Malnato chega para ver o que está acontecendo, em pânico, Caesar faz um acordo com Violet para que ela o ajude.  Assim, enquanto ele espera o melhor momento para assassinar Malnato, ela pega o celular de Johnnie e liga para o telefone fixo, convencendo Caesar a fingir que está recebendo um telefonema avisando que Gino e Johnnie sofreram um acidente de carro e que os mesmos se acham em um hospital.

Preocupado, Malnato corre até o hospital. Em seguida, Corky diz a Caesar onde ela escondeu o dinheiro e ele vai até o local indicado. Enquanto isso, Violet telefona para Malnato, a quem diz que Caesar é o verdadeiro ladrão e que a obrigou a mentir. Antes de pegar o dinheiro, Caesar tenta matar Corky, mas Violet chega a tempo e o ameaça com uma arma, ao mesmo tempo em que diz que Malnato está a caminho. Ele retruca, dizendo-lhe que sabe que ela não vai matá-lo, ao que ela responde: "Caesar, você não sabe de nada", antes de matá-lo.

Mais tarde, Malnato, que acredita na história de Violet, diz a ela que vai encontrar Caesar, e que não há necessidade de envolver a polícia. Na ocasião, ele se declara para ela, que lhe responde necessitar de um tempo. Em seguida, ela e Corky saem de mãos dadas.

imagem

Comentários

scrito e dirigido pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, “Ligadas pelo Desejo” é um interessante filme de meados dos anos 1990. Sua trama é marcada por uma boa dose de violência e pelo relacionamento homossexual entre os personagens das duas principais atrizes, Jennifer Tilly e Gina Gershon.

A direção das irmãs Wachowski é de muito boa qualidade, assim como o roteiro por elas escrito. A fotografia de Bill Pope é outro ponto que merece ser destacado. No elenco, chamam atenção as excelentes atuações das atrizes Jennifer Tilly e Gina Gershon.

Enfim, “Ligadas pelo Desejo” é um filme que merece ser visto.

CAA