Filmes por gênero

LES MARMOTTES (1993)

Les marmottes
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Las marmotas (Espanha)
Pais: França
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Direção: Elie Chouraqui
Roteiro: Elie Chouraqui, Danièle Thompson
Produção: Élie Chouraqui
Música Original: Gabriel Yared
Fotografia: Robert Alazraki
Edição: Martine Giordano
Figurino: Mimi Lempicka
Maquiagem: Thi-Loan Nguyen
Efeitos Sonoros: François Musy, Jean-Pierre Lelong
Efeitos Especiais: Gilbert Piéri, Guy Monbillard
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Jean-Hugues Anglade Stéphane
Jacqueline Bisset Frédérique
Christine Boisson Marie-Claire
André Dussollier Simon
Anouk Aimée Françoise
Marie Trintignant Lucie
Virginie Ledoyen Samantha
Daniel Gélin Léo
Gérard Lanvin Max
Anne Roussel Anna
Christian Charmetant Antoine
Christopher Thompson Alfred
Patricia Malvoisin Judith
Nita Klein Denise
Julia Maraval Lola
Yves Gavard Schlomo
Edith Vernes Manicure
Pierre-Yves Gallenne Sr. Toumine
Dany Gallenne Sra. Toumine
Elodie Tairraz Charlotte
Renaud Musy Benjamin
Leslie Andrachuk Cathy

Indicações

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Atriz Coadjuvante (Marie Trintignant)

César de Melhor Revelação Masculina (Christopher Thompson)

César de Melhor Revelação Feminina (Virginie Ledoyen)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em seu chalé de Chamonix, Léo Klein reúne sua família para celebrarem as festas natalinas: seus dois filhos, Max e Simon, com suas esposas Marie-Claire e Frédérique, estas com suas respectivas crianças. O grupo passa o tempo a rir, cantar, jogar cartas, esquiar, saborear excelentes tortas... Na verdade, Léo convocou essa reunião para anunciar a todos que decidiu refazer sua vida ao esposar Françoise quinze dias atrás.

Um casal se formou e outro se desfaz. Cansada das longas ausências de Max, por conta de sua dedicação à sua profissão de cineasta, Marie-Claire quer divorciar-se e privá-lo de todos os direitos sobre sua pequena filha, Lola. Samantha, a maior, já é independente e apaixonada pelo filho de Simon, Alfred, um jovem solitário.

Stéphane, amigo da família, todo ano apresenta sua nova noiva, mas desta vez, com Lucie, parece ser sério. Ele quer esposá-la e ter um filho com ela. Simon passa suas tardes num quarto de hotel da amiga Judith. Ao tomar conhecimento, Frédérique, revoltada, diz umas verdades à sua rival e decide não perdoar o marido. No entanto, o amor que os liga há vinte e cinco anos é mais forte e os leva à razão.

Enquanto isso, Max está a ponto de se deixar seduzir por uma jovem. Quando Marie-Claire o surpreende, ocorre o enfrentamento. Reclamações, rancores do passado, tudo vem à tona.

Lucie desaparece sem dizer nada. Stéphane imagina o pior. Ela pode ter se suicidado por sua causa. Entretanto, no necrotério, repousa um corpo que não é o dela. Para alívio de todos, ela reaparece pouco depois. Mais do que nunca, Stéphane se conscientiza de ser ela a mulher com quem deve se casar.

Marie-Claire aos poucos consegue aumentar seus sentimentos em relação a Max, mas este, a essa altura, não tem mais ilusões em relação a um futuro em comum. Ele, finalmente, parte deixando-lhe uma carta que recebera da mãe, pouco antes desta falecer.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Élie Chouraqui, ‘’Les Marmottes’’ não chega a ser uma grande comédia dramática, mas merece ser vista. Trata-se de um filme agradável, mas não totalmente convincente. Como são muitos os personagens com suas histórias entrelaçadas, o espectador leva algum tempo para melhor acompanhá-las.

O que mais se destaca em ‘’Les Marmottes’’, é o seu elenco composto por grandes nomes do cinema francês, todos nos brindando com ótimas atuações. Vale a pena citar, ainda, a bela trilha sonora assinada por Gabriel Yared.

CAA