Filmes por gênero

MINHA ESPERANÇA É VOCÊ (1963)

A child is waiting
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Uma criança à espera (Portugal)
Un enfant attend (França)
Gli esclusi (Itália)
Ángeles sin paraíso (Espanha)
Un niño espera (Argentina, México)
Ein Kind wartet (Alemanha)
Ett väntande barn (Suécia)
Dziecko czeka (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: John Cassavetes
Roteiro: Abby Mann
Produção: Stanley Kramer
Design Produção: Rudolph Sternad
Música Original: Ernest Gold
Fotografia: Joseph LaShelle
Edição: Gene Fowler Jr., Robert C. Jones
Figurino: Joe King, Howard Shoup
Guarda-Roupa: Joe King, Howard Shoup
Maquiagem: George Lane, Robert J. Schiffer
Efeitos Sonoros: Jean L. Speak, Walter Elliott
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Burt Lancaster Dr. Matthew Clark
Judy Garland Jean Hansen
Gena Rowlands Sophie Widdicombe
Steven Hill Ted Widdicombe
Bruce Ritchey Reuben Widdicombe
Paul Stewart Goodman
Gloria McGehee Mattie, Professora
Elizabeth Wilson Srta. Fogarty, Professora
Lawrence Tierney Douglas Benham
John Marley Holland
Brian Corcoran Lewis
Fred Draper Dr. Sack
Mario Gallo Dr. Ernie Lombardi
Barbara Pepper Srta. Brown
June Walker Sra. McDonald
James Rawley Jim
Juanita Moore Mãe de Julius
John Cassavetes Adulto retardado que caminha em torno da câmera
Bill Mumy .
Marilyn Clark .
Jay Phillips .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Dr. Matthew Clark é o chefe de uma instituição estatal para crianças mentalmente retardadas. Jean Hansen, uma antiga professora de música, ansiosa para dar algum sentido à sua vida, junta-se ao pessoal do hospital.

Jean, que tenta conquistar as crianças com seu amor, observa com reserva os severos métodos de treinamento utilizados por Clark. Ela se torna emocionalmente envolvida com Reuben Widdicombe, um garoto de 12 anos de idade que foi abandonado por seus pais divorciados.

Jean desafia Clark, ao comunicar aos pais da criança quando Reuben, teimosamente, se recusa a obedecer a suas ordens. A Sra. Widdicombe vai até a instituição, onde concorda com a decisão do médico de que sua presença é prejudicial para o menino. Quando ela sai, Reuben persegue seu carro e o incidente o deixa emocionalmente perturbado, a ponto de fugir da escola.

Na manhã seguinte, quando Clark chega à instituição, Jean o procura e, reconhecendo seu erro, pede demissão. Ele, no entanto, sugere que ela permaneça e continue a se dedicar aos preparativos para a grande festa do Dia de Ação de Graças, quando todas as crianças deverão ter uma participação.

No dia da festa, o pai de Reuben chega à instituição decidido a retirá-lo de lá para matriculá-lo em uma escola particular. No entanto, ao ver o filho recitar um belo poema e ser bastante aplaudido, muda de idéia.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta nova-iorquino John Cassavetes, a partir de um roteiro escrito por Abby Mann, “Minha Esperança é Você” é um bom filme da primeira metade dos anos 1960. Sua trama gira em torno de uma instituição especializada em lidar com crianças excepcionais, com ênfase para o relacionamento entre uma nova professora de música e Reuben Widdicombe, uma das crianças mentalmente retardadas.

Filmado com sensibilidade e contando com ótimos desempenhos, “Minha Esperança é Você” é um filme altamente recomendado. A relação entre Jean Hansen e Reuben é um dos aspectos mais interessantes da narrativa. Outro ponto particularmente interessante é observar a participação de crianças verdadeiramente retardadas, pacientes reais do Pacific State Hospital, na Califórnia, onde a maior parte do filme foi rodada.

CAA