Filmes por gênero

QUANDO O ESPETÁCULO TERMINA (1958)

Stage struck
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lágrimas da ribalta (Portugal)
Les feux du théâtre (França)
Fascino del palcoscenico (Itália)
Sed de triunfo (Espanha)
Eines Tages öffnet sich die Tür (Austria, Alemanha)
Född till stjärna (Suécia)
Bag fortæppet (Dinamarca)
Zostac gwiazda (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Ruth Goetz, Augustus Goetz
Produção: Stuart Millar
Música Original: Alex North
Fotografia: Maurice Hartzband, Franz Planer
Edição: Stuart Gilmore
Direção de Arte: Kim Swados
Figurino: Moss Mabry
Guarda-Roupa: Flo Transfield, Fred Guinn
Maquiagem: Robert Jiras
Efeitos Sonoros: James A. Gleason, Terry Kellum
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Henry Fonda Lewis Easton
Susan Strasberg Eva Lovelace
Joan Greenwood Rita Vernon
Herbert Marshall Robert Harley Hedges
Christopher Plummer Joe Sheridan
Daniel Ocko Constantine
Pat Harrington Sr. Benny
Frank Campanella Victor
John Fiedler Adrian
Pat Englund Gwen Hall
Jack Weston Frank
Sally Gracie Elizabeth
Nina Hansen Regina
Alonzo Bozan Mordomo de Lewis
Suzanne Eden Jane Cornelius
Charles Welch Joe Adams
Clint Young Tom, o motorista
Hilda Haynes Empregada de Easton
Leon Bibb Guitarrista
Harold Grau .
William Capra .
Robert Cromwell .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Gertrude Langerfelder, na esperança de se dar bem como atriz em Nova York, decide adotar o nome artístico de Eva Lovelace e passa a visitar cada produtor e agente de teatro na Broadway. No escritório do produtor Lewis Easton, Eva espera pacientemente enquanto Lewis reúne-se com o jovem escritor Joe Sheridan, que está adaptando a peça mais recente de Lewis. Reconhecendo o ator Robert Harley Hedges sentado perto dela, ela lhe fala sobre suas ambições e, pouco depois, ele a apresenta a Joe Sheridan e a Lewis. Embora este, que vê centenas de aspirantes a atores a cada dia, tenta desencorajá-la, sua autoconfiança atrai Joe que, inadvertidamente, a insulta ao sugerir que ela tente um trabalho no coro.

Rita Vernon, uma atriz de teatro que é amante de Lewis, chega ao escritório para tratar de sua próxima oportunidade. Joe, por outro lado, ao se sentir culpado pela forma como tratara Eva, decide segui-la e convidá-la para fazer um teste visando obter um pequeno papel como uma garçonete, enquanto Rita e Lewis negociam os termos do contrato entre beijos.

No teste, Eva se esforça para elogiar o papel e é descartada pelo diretor, Constantine. Meses mais tarde, na noite de estreia da peça, Joe se encontra com Eva e os dois assistem juntos ao espetáculo.

No dia seguinte, ao ler, nos jornais, as ótimas críticas à peça, ele a convida para uma festa na casa de Lewis. Lá, depois de beber champanhe em demasia, Eva começa a recitar trechos de Shakespeare e, ao subir as escadas para interpretar a cena da varanda de Romeu e Julieta, é ajudada por Robert Harley, deslumbrando os presentes com sua talentosa interpretação.

Impressionado, Lewis pede-lhe para que telefone para seu escritório. Ainda por conta do champanhe, ela termina adormecendo no quarto de hóspedes e, por volta das 4 horas, ao se acordar, vagueia pela sala de estar onde encontra Lewis se preparando para ir para a cama. Ela confessa que se acha apaixonada por ele e lhe pede um beijo. Horas mais tarde, Lewis pede que Joe o encontre no Central Park, ocasião em que diz ao amigo que Eva se acha apaixonada por ele e que gostaria que ele desse um dinheiro a ela para que deixe a cidade.

Apesar de saber que Lewis está tentando proteger Eva contra seu estilo de vida de playboy, Joe, que se acha apaixonado por ela, se mostra desapontado. De qualquer forma, ele corre até o apartamento de Lewis para falar com ela, mas não consegue fazer o que lhe fora pedido.

Depois que um assistente de Lewis mente para Eva ao dizer-lhe que ele foi para a Jamaica, Joe se mostra desgostoso e decide terminar sua peça em Vermont. Ao retornar à Nova York, meses depois, ele procura por Eva, que se acha a declamar poesias na boate Village Voice. Ao encontrá-la, os dois exploram, juntos, a vida noturna da cidade.

Ao amanhecer, em Times Square, Joe comenta que, embora considere Rita velha demais para o papel de uma jovem ingênua, ele sabe que Lewis pode negar seu financiamento caso ela não seja escalada para atuar na nova peça. Nos meses seguintes, Joe se mostra frustrado por ter que dirigir Rita, mas, paralelamente, passa as noites a preparar Eva para o referido papel.

Certo dia, depois de ouvir uma conversa entre Joe e Eva, quando descobre que ele se acha apaixonado pela jovem, Lewis se aproxima do amigo e diretor e lhe pergunta se ele gostaria de oferecer o papel à Eva. Joe não ousa retirar Rita do elenco. No entanto, o próprio Lewis a procura na boate Village Voice, mas não a encontra.

Na véspera da estreia da nova peça, ao perceber que não se acha adequadamente preparada para entrar no palco, Rita insiste que a estreia deve ser adiada e a peça reescrita. Por insistência de Lewis, no entanto, Joe contrata Eva. Na noite da estreia, ela inicialmente se mostra assustada, mas depois que Lewis a acalma e a instrui sobre o que fazer para agir como uma verdadeira estrela, Eva brinda a plateia com uma brilhante atuação, sendo aplaudida de pé

Nos bastidores, Joe diz à Eva que a amará para sempre, mas é interrompido com as notícias sobre o sucesso obtido pela peça e, principalmente, por Eva. Esta, no entanto, só está interessada na opinião de Lewis, principalmente depois que o gerente da boate Village Voice lhe revela que ele já a havia procurado mesmo antes de Rita deixar a peça.

Quando Joe a convida para irem ao Sardi, Eva lhe pede para que ele vá na frente. Ao vê-lo deixar sozinho o teatro, Lewis se aproxima de Eva e a beija, mas esta friamente negocia seu novo contrato. Ao final, ela lhe agradece com um beijo, mas deixa o teatro em seguida.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sidney Lumet, “Quando o Espetáculo Trmina” é um bom filme do cinema americano do final dos anos 1950. Juntamente com “A Malvada”, de Joseph L. Mankiewicz, é um dos melhores filmes a falar sobre o teatro.

Na direção, Lumet se sai muito bem ao manter um bom ritmo ao longo de toda a projeção. A música de Alex North é de muito boa qualidade.

No elenco, destaca-se a atuação de Susan Strasberg, no papel de Eva Lovelace, seguida pelas dos atores Henry Fonda e Christopher Plummer.

CAA