Prêmios
Festival Internacional de Gijón, Espanha
Grand Prix Asturias de Melhor Longa-Metragem (James Mangold)
Prêmio de Melhor Roteiro (James Mangold)
Festival do Cinema Independente de Sundance, USA
Prêmio do Júri Especial (James Mangold)
Indicações
Festival do Cinema Independente de Sundance, USA
Prêmio do Grande Júri (James Mangold)
Sinopse
“Pete & Dolly” é uma pequena taverna localizada à beira de uma rodovia, no Estado de Nova York, onde Victor é o cozinheiro, e sua mãe, Dolly Modino, a proprietária do imóvel.
Dolly passa a maior parte de seu tempo sentada em uma cadeira, na parte de trás da cozinha, rememorando seu falecido marido e antagonizando a garçonete Delores, uma mulher solitária que trabalha no restaurante há quinze anos, e que, no passado, teve um caso com o marido de Dolly.
A rotina e o ritmo da taverna são alterados quando Dolly contrata uma nova garçonete de nome Callie. Doce, de fala mansa, ela chama a atenção do tímido Victor. A presença de Callie complica a vida do resto dos empregados, e até mesmo de alguns clientes regulares, como Leo, um alcoólatra amigo de Delores e cliente de longa data.
Victor, que mal consegue se comunicar com Callie, face à sua timidez, desenvolve uma paixão por ela, apesar dela já ter um namorado. Por outro lado, impressionada com a habilidade culinária de Victor, a nova garçonete sugere que ele frequente uma escola, especializada em culinária, localizada do outro lado de um rio, ideia que o alegra, mas que é descartada por sua mãe e por Delores. Victor tenta sutilmente chamar a atenção de Callie, mas os sentimentos desta por ele são de natureza platônica. No entanto, ela encontra companheirismo nele.
Enquanto isso, Dolly depende muito de Victor, já que ele vive em sua casa e toma conta do trabalho doméstico e das compras. Com o passar do tempo, quando a saúde de Dolly começa a declinar, ela é hospitalizada após sofrer um ataque cardíaco e termina falecendo.
Depois de várias semanas, quando Callie pede para ver Dolly, Victor a leva até o cemitério onde sua mãe foi sepultada. Ele não havia contado a ninguém do restaurante que a mãe havia morrido, temendo que tal declaração pudesse "mudar as coisas." Callie começa a chorar, e não retorna ao restaurante.
Os problemas de Victor em relação à sua auto-estima , decorrentes de seu alto peso e da morte de sua mãe vêm à tona inúmeras vezes. Quando, certa noite, Callie chega ao restaurante para receber seu cheque e dizer adeus, ele pede-lhe para que ela ocasionalmente apareça por lá, com o que ela concorda. Ela planeja voltar para a faculdade.
O filme termina com um Victor ligeiramente mais confiante, conversando com uma jovem caixa de uma mercearia.
Comentários
Escrito e dirigido pelo cineasta James Mangold, “Paixão Muda” é um ótimo filme do cinema americano de meados dos anos 1990. Sua trama fala das dificuldades de um homem com baixa estima por ter excesso de peso.
Na direção, Mangold realiza um excelente trabalho, no que é ajudado pela magnífica trilha sonora de Thurston Moore.
No elenco, o grande destaque é o ator Pruitt Taylor Vince, com uma bela atuação. Adicionalmente, o filme conta com a grande atriz Shelley Winters, em final de carreira aos 75 anos, e com a bela Liv Tyler em seu segundo filme, aos 18 anos de idade.
CAA