Filmes por gênero

OS HOMENS DAS TERRAS BRAVAS (1958)

The badlanders
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'or du Hollandais (França)
Gli uomini della terra selvaggia (Itália)
Arizona, prisión federal (Espanha)
Geraubtes Gold (Austria, Alemanha)
Vredens män (Suécia)
A terméketlen földűek (Hungria)
Hævntørst (Dinamarca)
Lainsuojattomat (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Delmer Daves
Roteiro: Richard Collins
Produção: Aaron Rosenberg
Fotografia: John F. Seitz
Edição: James Baiotto, William Webb
Direção de Arte: Daniel B. Cathcart, William A. Horning
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Alan Ladd Peter Van Hoek (O Holandês)
Ernest Borgnine John McBain
Katy Jurado Anita
Claire Kelly Ada Winton
Kent Smith Cyril Lounsberry
Nehemiah Persoff Vincente
Robert Emhardt Sample
Adam Williams Leslie
Anthony Caruso Comanche
Ford Rainey Warden
John Daheim Lee
Barbara Baxley Diane
Zina Provendie Dorothy Lounsberry
Paul Baxley Jeff
Roberto Contreras Pepe
Jorge Moreno Pancho
Anna Navarro Raquel
Karl Swenson Delegado
Carol Nugent Nora
Joe Haworth Joe, encarregado da mina
Ann Doran Passageira da Diligência
Joe Dominguez Mineiro espanhol

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1898, dois homens são libertados de uma prisão do Arizona. Um, o engenheiro de mineração e geólogo Peter Van Hoek, conhecido como o "holandês", diz ao diretor que foi preso pelo assalto de um carregamento de ouro da Mina Lisboa. O outro, John McBain, havia matado Bascomb, o homem que o havia enganado em sua terra.

Os dois homens dirigem-se, separadamente, para a cidade de Prescott, onde não são bem recebidos. O chefe de polícia, que Van Hoek acusa de tê-lo incriminado, ordena que ele deixe a cidade na próxima diligência, no final da tarde do dia seguinte. No hotel, ele conhece Ada Winton, a amante solitária de Cyril Lounsberry. McBain, por outro lado, resgata uma mexicana, Anita, quando alguns homens a abordam na rua.  Apesar de Leslie, o xerife, salvar a vida de McBain, na luta subsequente, ele lhe dá o mesmo prazo para que deixe a cidade. Anita, agradecida por ele a ter defendido, lhe diz que ele pode ficar onde ela se encontra, e os dois se sentem mutuamente atraídos.

Van Hoek pede a Sample para apresentá-lo a Lounsberry, um homem que havia se casado com a irmã de Bascomb por seu dinheiro. Dessa forma, ele se propõe a vender minério de ouro de uma mina que só ele conhece. Ainda, segundo ele, embora acredite que o minério valha em torno de US$200.000, ele ficará satisfeito com a metade desse valor em dinheiro. Ignorando que a mina em questão é a Lisboa, o proprietário concorda com o plano. Em seguida, Van Hoek contrata um relutante McBain e o perito em demolições, Vincente, para que o ajudem em seu plano.

No dia seguinte, os três entram no poço da mina deserta e começam a colocar tampões de pó explosivo perto do depósito secreto de ouro de Van Hoek. A explosão, cronometrada para coincidir com a atividade normal da mina, produz vários sacos enormes de rocha rica em ouro, que eles rapidamente arremessam para fora.

Terminado o trabalho na mina, eles procuram Lounsberry, que os trai. No tiroteio que se segue, Leslie é morto e McBain, ferido no ombro. Com dificuldade, Van Hoek leva McBain até o local onde Anita se encontra. Lá, ele retira a bala e, em seguida, sai com o ouro. No entanto, Lounsberry, Sample e seus homens o encurralam na cidade, durante uma festa anual mexicana. Por outro lado, sentindo-se melhor, McBain vai ao encontro do “holandês”, ao mesmo tempo em que Anita reúne os celebrantes, seus amigos mexicanos, que cercam e desarmam os vilões.

Após confiar o ouro à McBain e Anita, dizendo-lhes que depois eles se reunirão em Durango, para o repartirem igualmente, Van Hoek deixa a cidade na diligência do final da tarde, em companhia de Ada.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Delmer Daves, a partir de um roteiro escrito por Richard Collins, “Os Homens das Terras Bravas” é um faroeste norte-americano produzido pela Arcola Pictures Corp. em 1958. Sua trama, baseada num livro de W.R.Burnett, é muito bem conduzida por Daves, ao imprimir um ótimo ritmo do início ao fim.

Realizado em Metrocolor e CinemaScope, os cenários e a fotografia assinada por John F. Seitz são de muito boa qualidade. No elenco, Alan Ladd, Ernest Borgnine e a mexicana Katy Jurado brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Kent Smith e Nehemiah Persoff.

A título de curiosidade, um ano após o lançamento deste filme, os atores Ernest Borgnine e Katy Jurado se casaram, divorciando-se quatro anos depois.

CAA