Filmes por gênero

NELL (1994)

NELL
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Una mujer llamada Nell (Argentina, Chile)
Nell, a remetelány (Hungria)
Nell - divja zenska (Eslovênia)
Нелл (Rússia)
Нел (Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Michael Apted
Roteiro: William Nicholson, Mark Handley
Produção: Jodie Foster, Renée Missel
Design Produção: Jon Hutman
Música Original: Mark Isham
Fotografia: Dante Spinotti
Edição: Jim Clark
Direção de Arte: Tim Galvin
Figurino: Susan Lyall
Guarda-Roupa: Laura Goldsmith, Taryn Weaver, Frank L. Fleming
Maquiagem: Jean Ann Black, Jaren Millard
Efeitos Sonoros: Tim Cavagin, Eddy Joseph, Christopher Newman e outros
Efeitos Especiais: Gary Pilkinton, Robert Vasquez, Kathleen Tonkin
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Jodie Foster Nell Kellty
Liam Neeson Dr. Jerome 'Jerry' Lovell
Natasha Richardson Dra. Paula Olsen
Richard Libertini Dr. Alexander Paley
Nick Searcy Xerife Todd Peterson
Robin Mullins Mary Peterson, mulher de Todd
Jeremy Davies Billy Fisher
Sean Bridgers Mike Ibarra, jornalista do Charlotte Tribune
O'Neal Compton Don Fontana, advogado de Lovell
Heather M. Bomba Gêmea
Marianne E. Bomba Gêmea
Joe Inscoe Juiz
Stephanie Dawn Wood Ruthie Lovell
Mary Lynn Riner Janet Baring
Lucile McIntyre Sally, garçonete
Beth Bostic Jean Malinowski
Dana Stevens Rachel Weiss
Al Wiggins Harry Goppel
Robin Rochelle Professora
Nicole Adair Criança autista

Prêmios

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Atriz Estrangeira (Jodie Foster)

Prêmios Golden Camera, Alemanha

Prêmio Golden Camera de Melhor Atriz Internacional (Jodie Foster)

Associação dos Críticos de Cinema do Sudeste, Estados Unidos

Prêmio de Melhor Atriz (Jodie Foster)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Jodie Foster)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Mark Isham)

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Jodie Foster)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Atriz (Jodie Foster)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nell é uma jovem que cresceu numa área isolada da Carolina do Norte.  As únicas pessoas com quem teve contato foram sua mãe e sua irmã gêmea.  As três viviam juntas numa pequena cabana no meio de uma floresta, junto a um lago.  Nell e sua irmã desenvolveram uma linguagem própria para se comunicarem.  Sua irmã morreu entre os 6 e os 10 anos, há pelo menos 20 anos atrás.

Ao perder a mãe, Nell é descoberta pelo Dr. Jerome 'Jerry' Lovell, um médico que fica fascinado por ela.  Juntamente com a Dra. Paula Olsen, uma psicóloga, Jerry pretende se  mudar para a floresta, a fim de melhor poder acompanhá-la.  Dr. Alexander Paley, por outro lado, gostaria de tê-la em seu Hospital Psiquiátrico.  A justiça decide dar a Jerry e Paula três meses para que a jovem seja observada, na floresta, após o que o juiz decidirá sobre seu futuro.

O trabalho dos dois profissionais não é fácil, principalmente porque, tendo crescido longe da civilização, Nell se mostra acuada, meio autista, além de não conseguir se comunicar no mesmo idioma.  Mesmo assim, os dois não desistem.

Certo dia, necessitando de novos suprimentos, Jerry e Paula vão à pequena cidade de Robbinsville e decidem levar Nell consigo, até para observarem seu comportamento num ambiente totalmente hostil.  Uma vez lá, enquanto fazem compras num supermercado, Nell se afasta, sem ser vista, e entra num Bar repleto de malfeitores.  Estes tentam se aproveitar dela, mas Jerry chega a tempo de impedi-los.

Depois que um jornalista a encontra na cabana, a imprensa anuncia a descoberta de uma mulher selvagem nas florestas da Carolina do Norte.  O xerife Peterson e sua mulher, Mary, procuram Jerry e Paula e os avisam que uma equipe de TV já se encontra na cidade a caminho dali.  Para proteger a jovem, eles a levam ao Hospital do Dr. Paley, por acharem lá mais seguro.  No entanto, a insistência deste para iniciar um tratamento psiquiátrico, obriga Jerry a fugir com Nell, e a se refugiar num Hotel onde, mais tarde, Paula vai se juntar aos dois.

No dia seguinte, as partes interessadas voltam ao Tribunal.  Como sempre, Dr. Paley insiste na necessidade da jovem ser internada em seu Hospital, alegando, inclusive, que os Drs. Jerome e Paula se envolveram emocionalmente com a paciente, prejudicando-a.  A uma certa altura, Nell se levanta e, com a ajuda de Jerry, faz uma série de considerações sensatas, levando o juiz a decidir por sua permanência ao lado de Jerry e Paula.

Cinco anos se passam.  Já casados e com uma pequena filha, Ruthie, Jerry e Paula chegam à floresta para a comemoração de mais um aniversário de Nell que, agora, vive sozinha.  Uma vez lá, encontram vários amigos, entre os quais se acham o xerife Peterson e sua mulher.  Depois do almoço, Nell leva Ruthie até a beira do lago, sendo de longe observados por Jerry e Paula.

imagem

Comentários

"Nell" é um bom drama sobre uma jovem mulher que cresceu ao lado da mãe numa remota floresta da Carolina do Norte, longe da civilização.  Realizado pelo cineasta Michael Apted, o filme foi produzido e estrelado por Jodie Foster, que nos brinda com uma magnífica interpretação.

O roteiro apresenta algumas inconsistências como, por exemplo:  o comportamento de Nell em sua primeira ida à cidade não está em linha com a jovem que grita, se espanta, fica medrosa ou acuada diante do desconhecido;  as cenas no tribunal também não são convincentes, quando ela se levanta e faz uma série de colocações próprias de uma pessoa equilibrada, completamente diferentes do seu comportamento, na véspera, quando foi levada ao hospital, fugindo da imprensa; no final, depois que a história dá um pulo de 5 anos, vamos encontrá-la festejando seu aniversário em companhia de um grupo de amigos, sem ficar claro qual e como foi sua evolução, já que, em nenhum momento ela abre a boca para falar.  Ela ri, abraça as pessoas, sai com a filha de Jerry e Paula, mas não emite uma única palavra.

A fotografia de Dante Spinotti é muito boa, conseguindo captar as belezas do local.  No elenco, o maior destaque, sem dúvida, é a brilhante atuação de Jodie Foster, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, tendo perdido para Jessica Lange por sua excepcional performance em "Céu Azul".  Liam Neeson está ótimo no papel do Dr. Jerome 'Jerry' Lovell.  Natasha Richardson, como a psicóloga que acompanha Nell, funciona como contraponto em relação a Jerry.

CAA