Filmes por gênero

MULHER EXÓTICA (1945)

Saratoga Trunk
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'intrigante de Saratoga (França, Bélgica)
Saratoga (Itália, Portugal)
La exótica (Espanha)
Abrechnung in Saratoga (Alemanha)
Die Intrigantin von Saratoga (Austria)
Högt spel i Saratoga (Suécia)
Højt spil i Saratoga (Dinamarca)
Uhkapeliä Saratogassa (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Sam Wood
Roteiro: Casey Robinson
Produção: Hal B. Wallis
Design Produção: Joseph St. Amaad
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Ernest Haller
Edição: Ralph Dawson
Direção de Arte: Carl Jules Weyl
Figurino: Leah Rhodes
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Robert Lee
Efeitos Especiais: Lawrence Butler
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Ingrid Bergman Clio Dulaine
Gary Cooper Cel. Clint Maroon
Flora Robson Angelique Buiton
Florence Bates Sophie Bellop
John Warburton Bartholomew 'Bart' Van Steed
Jerry Austin Cupidon
Curt Bois Augustin Haussy
John Abbott Roscoe Bean
Ethel Griffies Clarissa Van Steed
Marla Shelton Sra. Porcelain
Helen Freeman Sra. Nichplas Dulaine
Sophie Huxley Charlotte Dulaine
Fred Essler Sr. Begue
Louis Payne Raymond Soule
Sarah Edwards Srta. Diggs
Adrienne D'Ambricourt Avó Dulaine
Jacqueline DeWitt Giulia Forosini
Edward Fielding Sr. Bowers
William Davidson Sr. Stone
Louis Mercier Imediato
Monte Blue Bombeiro no trem

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Flora Robson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1875, a jovem Clio Dulaine, filha ilegítima de um aristocrata de New Orleans e de uma mulher francesa, retorna de Paris para o local de seu nascimento, em Rampart Street, disposta a vingar os maus tratos sofridos pela mãe nas mãos da família do pai, os Dulaines.

Anos atrás, a mãe de Clio matou acidentalmente o amante, quando este tentou evitar que ela se suicidasse.  Tal fato fez com que os Dulaines obrigassem Clio e sua mãe a irem embora para Paris.  O retorno de Clio se dá após a morte da mãe.  Ela chega acompanhada de sua empregada, Angelique, e de seu criado anão, Cupidon.  Após se estabelecer, espera uma boa oportunidade para se encontrar com os Dulaines.

No mercado francês da cidade, conhece e se sente imediatamente atraída por Clint Maroon, um texano alto, de chapéu branco.  Na realidade, a atração é mútua e Clint se oferece para levá-la à Catedral, mas um olhar reprovador de Angelique faz com que ela saia sem ele.

Depois da cerimônia dominical, Clio, Angelique e Cupidon vão a um restaurante freqüentado pelos Dulaines aos domingos.  Ao ser recebida pelo maître, ela se apresenta como uma parenta dos Dulaines, de modo que é levada a sentar-se na mesa reservada à família.  Quando os Dulaines chegam, a reconhecem pela semelhança com a mãe, e deixam o local para evitarem que ocorra uma confrontação.  Clint e Clio encontram-se novamente no restaurante e, ao saírem, ele a acompanha até sua casa.

Embora os dois se sintam apaixonados, Clio, obcecada por seus planos de vingança, pretende se casar com um homem rico e poderoso, a fim de provar que ela é tão importante quanto a família de seu pai.  Por outro lado, Clint, um jogador que nunca pensou em casamento, tenta localizar um homem da Estrada de Ferro que, anos atrás, arruinou a vida de seu pai no Texas.

A cada oportunidade que surge, Clio constrange os Dulaines a ponto de conseguir, deles, US$10 mil e a promessa de trasladarem o corpo de sua mãe para o cemitério de New Orleans.  Enquanto isso, Clint deixa a cidade e vai até Saratoga.

Algum tempo depois, Clio viaja para Saratoga, onde planeja se casar com um milionário, Bartholomew Van Steed.  Ao chegar, acompanhada de Angelique e Cupidon, não encontra vagas no hotel, mas Clint lhe oferece dois quartos de sua grande suíte.  A seguir, ele lhe explica que Bart é proprietário de uma ferrovia, a Saratoga Trunk, ameaçada por Raymond Soule, que planeja se apossar da mesma.  Raymond é o mesmo home que, anos atrás, arruinara o pai de Clint.

A beleza de Clio logo chama a atenção de Bart.  Nesse ínterim, Clint se oferece para salvar a Saratoga Trunk de Raymond, em troca de ações da ferrovia.  Ao saber que Bart está pagando Clint para fazer seu trabalho sujo, Clio termina com ele.  Apaixonado, Bart lhe diz que sabe tudo sobre seu passado mas que, mesmo assim, está disposto a se casar com ela.

Entretanto, quando Clint e Cupidon chegam feridos, após travarem uma luta contra Raymond e seus homens, Clio percebe que o ama muito para se casar com um outro homem.  Ela passa a tratar dele, ocasião em que Clint lhe diz que, tendo ajudado a salvar a Saratoga Trunk de Raymond, as ações da ferrovia que passou a ter o deixaram um homem muito rico.

imagem

Comentários

Baseado no livro de Edna Ferbers, "Mulher Exótica" é um filme razoavelmente bom.  Realizado pelo cineasta Sam Wood, trata de ressentimentos e planos de vingança por erros e lutas do passado.

Partindo de um ótimo roteiro, assinado por Casey Robinson, Wood realiza um trabalho equilibrado, o que ajuda a manter o interesse do espectador. A fotografia e a trilha sonora são também pontos que merecem ser citados.

No elenco, os grandes destaques ficam por conta das atuações de Gary Cooper, Ingrid Bergman, Florence Bates e Flora Robson, esta última indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, tendo perdido a estatueta para Anne Baxter, por sua brilhante atuação em "O Fio da Navalha".

CAA