Filmes por gênero

COMO ELIMINAR SEU CHEFE (1980)

Nine to five
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Comment se débarrasser de son patron (França)
Cómo eliminar a su jefe (Argentina, Espanha)
Ni til fem (Dinamarca)
Warum eigentlich... bringen wir den Chef nicht um? (Alemanha)
Kilenctől ötig (Hungria)
Dalle 9 alle 5 (Itália)
Van 9 tot 5 (Holanda)
Hvordan bli kvitt sjefene (Noruega)
Od dziewiątej do piątej (Polônia)
С девяти до пяти (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Roteiro: Colin Higgins, Patricia Resnick
Produção: Bruce Gilbert
Design Produção: Dean Edward Mitzner
Música Original: Charles Fox
Direção Musical: John R. Harris, John Beal
Fotografia: Reynaldo Villalobos
Edição: Pembroke J. Herring
Direção de Arte: Jack G. Taylor Jr.
Figurino: Ann Roth
Guarda-Roupa: Shirlee Strahm, Seth Banks
Maquiagem: Bernadine Anderson, Mark Reedall
Efeitos Sonoros: Andrew Chulack, Linda Dove, Nicholas Eliopoulos
Efeitos Especiais: Chuck Gaspar, Matt Sweeney, Jor Van Kline
Efeitos Visuais: Max W. Anderson
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1981

Elenco

Jane Fonda Judy Bernly
Lily Tomlin Violet Newstead
Dolly Parton Doralee Rhodes
Dabney Coleman Franklin Hart, Jr.
Sterling Hayden Tinsworthy
Elizabeth Wilson Roz
Henry Jones Hinkle
Lawrence Pressman Dick
Marian Mercer Missy Hart
Renn Woods Barbara
Norma Donaldson Betty
Roxanna Bonilla-Giannini Maria
Peggy Pope Margaret
Richard Stahl Meade
Ray Vitte Eddie
Edward Marshall Bob Enright
Alan Haufrect Chuck Strell
Earl Boen Perkins
Jeffrey Douglas Thomas Dwayne Rhodes
Tom Tarpey Norman Lane
Barbara Bernstein Buffy
David Price Josh Newstead
Gavin Mooney Detetive
Peter Hobbs Médico
Terrence E. McNally Policial
Helene Heigh Charlotte
Vicki Belmonte Phoebe Hotz
Jerrold Ziman Tom Wood
Jessica Badovinac Lee Chang
Shirley Anthony Maxine

Prêmios

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Performance Instrumental de Música Popular (Dolly Parton)

Grammy de Melhor Canção Escrita para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual (Canção "Nine to Five")

Prêmios People's Choice, Estados Unidos

Prêmio de Melhor Tema/Canção de um Filme (Canção "Nine to Five")

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Canção Original (Canção "Nine to Five")

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Dolly Parton)

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Dolly Parton)

Prêmio de Melhor Canção Original (Dolly Parton)

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Trilha Sonora Original (Charles Fox, Dolly Parton)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Comédia Escrita Diretamente Para O Cinema (Colin Higgins, Patricia Resnick)

Sinopse

Numa grande empresa conhecida como Consolidated Industries, Judy Bernly é uma nova funcionária ingênua, cujo marido, Dick, a trocou recentemente pela secretária. Em seu primeiro dia, Judy conhece Violet Newstead, a supervisora de seu departamento e uma funcionária de longa data. Violet treina Judy e a apresenta ao executivo do departamento, Franklin Hart Jr., que imediatamente se revela arrogante e sexista. Judy logo descobre que, apesar do fato de Violet ter trabalhado lá por mais de dez anos, ela tem sido constantemente preterida para promoção. Violet também apresenta Judy à equipe, incluindo Eddie, funcionário da sala de correspondências, a secretária alcoólatra, Margaret Foster, e Roz Keith, a assistente executiva de Hart.
 
A terceira mulher do trio é Doralee Rhodes, secretária pessoal de Hart. Apesar do fato de Doralee ser feliz no casamento com um trabalhador da construção civil e cantor country em meio período, chamado Dwayne, e Hart também ser casado com uma doce mulher chamada Missy, continuamente ele se torna impróprio e avança em direção à Doralee, levando sua paciência e tolerância ao limite. Hart também mentiu para seus colegas ao afirmar que estava dormindo com Doralee, fazendo com que as fofocas do escritório se tornassem frequentes. Como resultado, as mulheres no escritório passaram a tratá-la com grosseria e fazendo com que Judy evite as tentativas de Doralee de ser amigável.
 
Algum tempo se passa e Violet é mais uma vez preterida para uma promoção importante, embora suas idéias sejam boas o suficiente para que Hart as faça passar por suas e leve todo o crédito por isso. Quando Violet protesta, junto a Hart, por ele tê-la rejeitado para uma promoção por ela ser mulher, ele sem rodeios afirma que a empresa preferia ter um homem no cargo, fazendo com que ela fique furiosa e fuja sozinha, mas não antes de revelar à Doralee que seu caso com Hart é do conhecimento de todos. Doralee, que se acha confusa e chateada com a forma como ela é tratada por seus colegas de trabalho, também se enfurece com Hart, ameaçando usar sua arma na próxima vez que ele fizer uma proposta indecente.
 
Irritado e chateado com a explosão de Doralee, Hart acaba demitindo Maria, uma empregada dedicada. Depois de testemunhar o incidente, Judy se junta à Violet e Doralee para sair do escritório. As três mulheres vão à um bar para afogarem suas mágoas, quando Violet descobre um cigarro de maconha que seu filho deixou em sua bolsa como presente. Ao saírem do bar, elas vão à casa de Doralee, onde fumam juntas, levando cada uma a ter uma fantasia sobre como elas iriam derrubar Hart, se tivessem uma chance.
 
Judy imagina um cenário onde ela é uma grande caçadora de brancos que caça Hart no escritório com uma espingarda. A fantasia de Doralee é vê-la como uma cowgirl que vira a mesa contra Hart e o assedia sexualmente antes de assá-lo vivo no espeto. Violet, por sua vez, imagina um conto de fadas onde ela é uma personagem do tipo Branca de Neve, que envenena o café de Hart e o manda caindo para a morte da janela de seu escritório, o que de repente libera dezenas de "prisioneiros" oprimidos acorrentados às suas mesas.
 
As fantasias das três mulheres tornam-se realidade em algum aspecto estranho: Violet, acidentalmente, envenena o café de Hart, ao confundir uma caixa de veneno de rato com adoçante artificial. No entanto, antes que Hart pudesse beber, ele cai de sua cadeira e, inconsciente, é encontrado por Doralee, que chama uma ambulância e o acompanha ao hospital. 
 
No início, as mulheres não têm ideia do que aconteceu com Hart, mas ao encontrar o veneno de rato, Violet percebe o que ela fez, e todas elas assumem que a razão de Hart desmaiar foi porque ele bebeu o café envenenado. No hospital, Hart, que recuperou a consciência, sai sozinho sem ser visto, e as três mulheres confundem uma testemunha policial morta com seu chefe, roubam o corpo para evitar uma autópsia, escondem-no no porta-malas e partem. Depois que sofrem um pequeno acidente de carro, elas descobrem que roubaram o corpo errado e o levam de volta ao hospital. 
 
No dia seguinte, elas descobrem que Hart não foi ferido, mas sua discussão sobre o acidente é ouvida por Roz. No final do dia, Hart tenta usar a informação para chantagear Doralee e ter um caso com ela. Ela, no entanto, perde a paciência e amarra Hart com fios telefônicos quando ele ameaça chamar a polícia. Em seguida, Judy atira em Hart com a pistola de Doralee quando ele a convence a desamarrá-lo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Colin Higgins, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Patricia Resnick, "Como Eliminar Seu Chefe" é um filme produzido em 1980 pela Twentieth Century Fox, juntamente com a IPC Films.
 
Na direção, Higgins realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado por uma excelente trilha sonora, onde se destaca a canção "Nine to Five". No elenco, o grande destaque é a atriz Dolly Parton, seguida pelas boas atuações de Jane Fonda e Lily Tomlin.
 
CAA