Filmes por gênero

DEZ PASSOS IMORTAIS (1960)

Sunrise at Campobello
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Diez pasos inmortales (Argentina, México)
Amanecer en Campobello (Espanha)
Auringonnousu Campobellossa (Finlândia)
Soloppgang over Campobello (Noruega)
Campobello'da Şafak (Turquia)
Восход солнца в Кампобелло (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Biográfico, Drama
Direção: Vincent J. Donehue
Roteiro: Dore Schary
Produção: Dore Schary, Walter Reilly
Design Produção: Edward Carrere
Música Original: Franz Waxman
Fotografia: Russell Harlan
Edição: George Boemler
Figurino: Marjorie Best
Guarda-Roupa: Dina Joseph, Bob Richards
Maquiagem: Gordon Bau, Keester Sweeney
Efeitos Sonoros: George Groves, M.A. Merrick, Robert J. Miller, John Jensen
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Ralph Bellamy Franklin Delano Roosevelt
Greer Garson Eleanor Roosevelt
Hume Cronyn Louis Howe
Jean Hagen Missy Le Hand
Ann Shoemaker Sara Delano Roosevelt
Alan Bunce Governador Alfred E. Smith
Tim Considine James Roosevelt
Zina Bethune Anna Roosevelt
Frank Ferguson Dr. Bennett
Pat Close Elliott Roosevelt
Robin Warga Franklin D. Roosevelt Jr.
Tom Carty Johnny Roosevelt
Lyle Talbot Sr. Brimmer
David White Sr. Lassiter
Walter Sande Capitão Skinner
Janine Grandel Marie, a governanta
Otis Greene Edward, o mordomo
Ivan Browning Charles, mordomo
Al McGranary Senador Walsh
Herbert Anderson Daly
Francis De Sales Riley
William F. Haddock Sr. Owens
Jack Henderson Joe
Chuck Hicks Policial
Pete Kellett Policial
Abdullah Abbas Delegado na Convenção
Walter Bacon Delegado na Convenção
Frank Baker Delegado na Convenção
Ted Dudomaine Delegado na Convenção
Duke Fishman Delegado na Convenção
Robert Haines Delegado na Convenção

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Greer Garson)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Greer Garson)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Edward Carrere, George James Hopkins)

Oscar de Melhor Figurino a cores (Marjorie Best)

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (George Groves)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Vincent J. Donehue)

Festival Internacional de Cinema de Moscou, Rússia

Grand Prix (Vincent J. Donehue)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No verão de 1921, Franklin Delano Roosevelt passa meses despreocupados em sua casa de verão na Ilha de Campobello em New Brunswick, Canadá, com sua esposa Eleanor e seus cinco filhos. Enquanto aprecia o pôr do sol em 10 de agosto, ele perde as forças nas pernas e cai. Ao amanhecer, ele volta a cair e um especialista o diagnostica como paralisia infantil ou poliomielite. A notícia da debilidade de Franklin traz à ilha seu amigo e conselheiro, Louis McHenry Howe.
 
Algumas semanas depois, a mãe de Franklin, Sra. Sara Delano, uma viúva autoritária, chega do exterior. Louis é uma fonte de conforto e tranquilidade para Eleanor, que foi a única enfermeira de Franklin na ilha, e pode garantir ao filho mais velho, James, a capacidade de seu pai de vencer batalhas difíceis. No entanto, com a dominadora Sara, que não gosta dele, Louis se recusa a desencorajar Franklin do serviço público, como ela deseja. Apesar  de seu desespero secreto, Franklin continua planejando um futuro agitado e Louis ordena que a secretária de Franklin, Missy Le Hand, acredite nele.
 
No final do verão, época em que a família geralmente retorna à Nova York, Franklin ainda se acha acamado e a imprensa está vigiando a área, clamando por evidências de sua condição enfraquecida. Para proteger a reputação de Franklin, Louis faz com que sua família sirva como uma isca para atrair a imprensa para longe de Franklin, que é transportado separadamente em uma maca para uma balsa diferente. Depois, Louis lança um anúncio confiante sobre a recuperação esperada de Franklin, enquanto ele fica hospitalizado por vários meses. Ao retornar para sua casa na cidade de Nova York, Franklin coloca suspensórios para as pernas , rodas em uma cadeira e inventa outros dispositivos para ajudá-lo em suas tarefas diárias, na crença de que algum dia se recuperará completamente. Com a ajuda de Missy e Louis, Franklin mantém uma presença pública por meio de correspondências, fornecendo apoio aos esforços de Woodrow Wilson em direção à paz mundial.
 
Embora continue ativamente envolvido nos assuntos mundiais, ele confidencia à Eleanor que se sente solitário e tem pesadelos por estar preso em um incêndio. Para sua surpresa, ele explica que está aprendendo a engatinhar sozinho. Esperando que as notícias o animem, Louis relata que o Partido Democrata de Nova York está considerando sua candidatura à governador, e Louis treina Eleanor para ser "os olhos, os ouvidos e as pernas" de Franklin no mundo, ao fazer os discursos que ele escreve. 
 
Enquanto isso, Franklin continua a perseguir seus interesses pessoais, como os escoteiros e a possibilidade de implementar viagens aéreas em dirigíveis. Alegando que os médicos ordenaram a Franklin que reduzisse suas atividades, Louis insta Franklin a abandonar alguns de seus interesses para se concentrar nas próximas eleições para o Congresso, dizendo-lhe que ele deveria informar ao povo que ele é um homem de opiniões e convicções. Quando ele sobe as escadas para tirar uma soneca, Eleanor vê isso como um pequeno triunfo de independência pessoal, mas Sara fica preocupada com as aparências.
 
Em julho de 1923, a família passa o verão no Hyde Park, onde Franklin, bastante recuperado, mas ainda incapaz de andar, faz bagunça com seus filhos. Ele diz à Eleanor que se sente "seguro" e que as aparições públicas dela mantiveram "sua cabeça acima da água". Em um momento privado, Franklin e Eleanor, que são primos distantes, relembram como suas famílias se opunham ao casamento. Ele acredita que fez o melhor negócio e admite que foi muito arrogante em sua juventude. Eleanor confessa que era uma adolescente estranha que não se sentia amada, até que Franklin a fez sentir-se necessária. Sua filha Anna, que era infeliz e rebelde, interrompe abruptamente a conversa. Quando Eleanor a confronta, Anna afirma que se sente deixada de lado, e ela, Eleanor e Franklin concordam que precisam se falar com mais frequência.
 
Em janeiro de 1924, a família volta à Nova York, onde Eleanor está ganhando confiança como oradora pública. A controladora Sara, que considera a política espalhafatosa, exorta Franklin a viver uma vida tranquila e luxuosa na mansão da família em Hyde Park, e a desistir de tentar tornar o mundo igual para todas as pessoas. Segue-se uma discussão, na qual ela se apoia alegando que seu primo, o presidente Theodore Roosevelt, morreu por causa da ambição das pessoas ao seu redor, mas Franklin resolve não discutir mais o assunto. Ele se mostra mais determinado a se levantar da cadeira e andar com o auxílio de muletas.
 
Para a próxima eleição presidencial, um católico, o governador Alfred Smith espera concorrer como candidato democrata, mas deve primeiro combater o forte preconceito anticatólico. Supondo que Smith pode pedir ao altamente respeitado, protestante Franklin, para fazer o discurso de nomeação na Convenção Democrata, Louis sugere que fazer isso é uma forma de Franklin provar ao mundo que ele tem um futuro político. No entanto, Louis admite que existe a chance de Franklin falhar, porque, como Eleanor aponta, o orador deve ser capaz de ficar diante da multidão por pelo menos quarenta e cinco minutos. Franklin admite que, se perguntado, ele teria que ir para o treinamento a fim de ser capaz de andar até o púlpito e ficar tanto tempo em pé. Quando Smith visita Franklin, após uma conversa aparentemente ociosa para determinar a capacidade física  e as opiniões políticas de Franklin, ele lhe pede que faça o discurso de indicação. Depois que Smith vai embora, Franklin faz um arranjo para obter uma planta da área do Madison Square Garden, onde a convenção será realizada, e ele e Louis estimam que ele precisará andar com muletas até o pódio.
 
Na noite da convenção, Franklin faz James rolar sua cadeira de rodas para perto do pódio. Depois que a cadeira de rodas para, Franklin usa as mãos para colocar as pernas apoiadas em posição e se levanta, enquanto o corredor permanece silencioso. Em seguida, ele caminha os dez passos e, ao chegar ao pódio, entrega suas muletas a James e a multidão o aplaudem.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Vincent Donehue, a partir de um roteiro escrito por Dore Schary, "Dez Passos Imortais" é um filme produzido em 1960 pela Dore Schary Productions.
 
Na direção, Donehue realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia, a cargo de Russell Harlan, bem como, por um bom figurino assinado por Marjorie Best. No elenco, Greer Garson brilha no papel de Eleanor Roosevelt, seguida pelas boas atuações de Ralph Bellamy e Hume Cronyn.
 
CAA