Sinopse
Ao pedir carona para San Diego, o andarilho Frank Chambers chega a uma lanchonete em Twin Oaks, próxima de Los Angeles. Na oportunidade, ele aceita um convite para trabalhar no local. A casa é operada pelo proprietário, Nick Smith, e por sua jovem esposa Cora.
Um romance furtivo logo se desenvolve entre Frank e Cora, e quando Nick viaja para Los Angeles, eles decidem fugir. No entanto, pouco tempo depois de partirem, Cora decide voltar e eles se preocupam em dar fim ao bilhete de despedida que ela deixara para o marido.
Determinada a continuar seu romance com Frank e dar uma vida melhor para si mesma, Cora o convence de que a única maneira para eles alcançarem a felicidade é matar Nick e receberem o dinheiro do seguro.
A primeira tentativa de assassinato é um fracasso. Numa segunda tentativa, eles embebedam Nick e, em seguida, encenam um acidente automobilístico no Lago Malibu. Embora o promotor Kyle Sackett chegue tarde demais à cena do crime para salvar Nick, ele acredita firmemente que a morte não foi acidental e que Cora e Frank são os assassinos.
Sem provas concretas para condená-los, Sackett tenta colocar um contra o outro ao induzir Frank a assinar uma queixa formal contra ela, na qual alega que ela também tentou matá-lo. A estratégia de Sackett quase tem êxito quando Cora se incrimina e concorda em assinar uma confissão. A confissão, no entanto, é gravada por Ezra Liam Kennedy, um detetive disfarçado de funcionário do escritório de Sackett. Kenndey, na verdade, trabalha para o advogado de Cora, Arthur Keats, que impede que a confissão seja lida no tribunal. Keats, por outro lado, a convence a se conformar com uma acusação de homicídio culposo, o que lhe permite mais tarde ser libertada em liberdade condicional.
Algumas semanas depois, ela e Frank são visitados por Kennedy, que já não mais trabalha para o escritório de Keats, o qual exige US$ 15.000 em troca da confissão de Cora. No entanto, os dois conseguem dominá-lo e destruir a confissão.
Cora e Frank decidem, então, se casar, mas antes que a cerimônia ocorra, ela morre em um acidente de carro dirigido por ele. Apesar de ter sido realmente um acidente, as circunstâncias parecem suspeitas o suficiente para que Frank seja acusado de deliberadamente ter provocado o acidente. Ele é, então, condenado à morte por assassinar Cora.
Pouco antes de sua execução, ao receber a visita de Sackett, Frank insiste que não matou Cora. Na ocasião, o promotor revela que um bilhete deixado por ela e recentemente encontrada no fundo do caixa da lanchonete, não só revelou seu amor por Frank, mas inadvertidamente divulgou detalhes do assassinato de Nick, com sua participação. Percebendo que sua situação é como a de alguém que só recebe o correio após o carteiro tocar a campainha duas vezes, Frank se prepara para ser executado.
Comentários
Realizado pelo cineasta Tay Garnett, a partir de um roteiro escrito por Niven Busch e Harry Ruskin, “O Destino Bate à sua Porta” é um ótimo filme ‘noir’ produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1946. Sua trama, baseada num livro de James M. Cain publicado em 1934, apresenta algumas reviravoltas e consegue prender a atenção do espectador até a última cena.
A direção de Garnett é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Os diálogos são inteligentes, dentro de um roteiro muito bem estruturado. Merece ainda ser destacada a bela fotografia a cargo de Sidney Wagner.
No elenco, o maior destaque é Lana Turner em seu papel de “femme fatale”.
CAA