Filmes por gênero

DEMÔNIO DE MULHER (1954)

It should happen to you
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Uma rapariga sem nome (Portugal)
Une femme qui s'affiche (França, Bélgica)
La ragazza del secolo (Itália)
Una rubia fenómeno (Espanha)
Una rubia fenomenal (Venezuela)
Die unglaubliche Geschichte der Gladys Glover (Alemanha)
Sånt händer med flickor (Suécia)
Ikke helt almindelig (Dinamarca)
Это должно случиться с вами (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance
Direção: George Cukor
Roteiro: Garson Kanin
Produção: Fred Kohlmar
Música Original: Friedrich Hollaender
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Charles Lang
Edição: Charles Nelson
Direção de Arte: John Meehan
Figurino: Jean Louis
Maquiagem: Clay Campbell
Efeitos Sonoros: Lodge Cunningham
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1967

Elenco

Judy Holliday Gladys Glover
Peter Lawford Evan Adams III
Jack Lemmon Pete Sheppard
Michael O'Shea Brod Clinton
Vaughn Taylor Entrikin
Connie Gilchrist Sra. Riker
Walter Klavun Bert Piazza
Whit Bissell Robert Grau
Constance Bennett Ela própria
Ilka Chase Ela própria
Wendy Barrie Ela própria
Melville Cooper Ele próprio
Chris Alcaide Militar da Força Aérea
Grant Scott Militar da Força Aérea
Harold J. Kennedy Fotógrafo
Patrick Miller Fotógrafo
Tom Cound Fotógrafo Assistente
Leonard Bremen Allie
Rex Evans Con Cooley
Art Gilmore Don Toddman
Stephany Hampson Adolescente
Sandra Lee Adolescente
Frank Nelson Harold
Marjorie Woodworth Loura na Macy's

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Figurino em Branco e Preto (Jean Louis )

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Garson Kanin)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O documentarista amador Pete Sheppard encontra Gladys Glover, desanimada, no Central Park, em Nova York, enquanto trabalha em seu mais recente projeto. Gladys revela que acabou de ser demitida de seu trabalho de modelar cintas, ocasião em que ele a incentiva a perseguir seus sonhos, prometendo-lhe enviar seus ingressos quando da exibição de seu novo trabalho.

Mais tarde, ao passar pelo Columbus Circle, Gladys vê um enorme outdoor em branco e, prevendo o nome dela escrito lá, decide alugá-lo pelo mínimo de três meses. Vários dias depois dela ter seu nome pintado no outdoor, o jovem e rico empresário Evan Adams III reclama, junto à sua empresa de publicidade, que sua companhia de sabão tradicionalmente aluga o outdoor Columbus Circle para a temporada de primavera, exigindo a retirada do nome de Gladys..

Ela se encontra com Evan e os representantes da agência, mas recusa a proposta de devolverem o dinheiro acrescido de mais quinhentos dólares. De volta ao seu apartamento, ela descobre com prazer que Pete acabou de se mudar para o seu prédio. Ela o encoraja a visitar Columbus Circle e lhe agradece por lhe ter dado a ideia de lutar por seus sonhos. Os dois marcam um encontro para aquela noite, mas Gladys é forçada a adiá-lo quando Evan lhe telefona e lhe pede para participar de uma nova reunião de negócios.

Naquela noite, com Evan, Gladys insiste em atravessar Columbus Circle várias vezes para admirar seu outdoor. Apesar de sua emoção de ir a uma boate famosa em companhia de Evan, ela no entanto recusa suas ofertas para que desista de seu outdoor. Ao voltar para casa, ela reencontra Pete, que faz sérias críticas a respeito do outdoor, que ele conhecera, mas ela permanece irredutível. Na semana seguinte, ela volta a se encontrar com Evan e vários de seus membros do Conselho, mas se recusa a entregar seu outdoor até que ele finalmente lhe oferece seis outros em locais privilegiados, espalhados por toda a cidade de Nova York.

No almoço com Pete, Gladys se regozija com seus múltiplos outdoors, depois se pergunta se deveria ter insistido por oito. Ele reclama que ela deveria estar tentando estar com as pessoas, não acima delas, e quando ele lhe pergunta o que o nome dela significa, ela fica sem resposta. Mais tarde, ao fazer compras na Macy's, do outro lado da rua de um de seus outdoors, Gladys recebe uma explosão de atenção dos fregueses quando ela dá seu nome a uma vendedora, para consternação de Pete. Várias semanas depois, os dois desfrutam de uma tarde em uma lanchonete, embora Gladys se lamente pelo fato de o contrato do aluguel expirar em três dias.

Logo depois, o casal se assusta ao ouvir o repórter Brod Clinton discutir os sinais de "Gladys Glover" na televisão sobre o bar. Ela se sente ofendida com o tom sarcástico de Clinton e telefona para pedir desculpas e perguntar se ele quer saber a verdade. Percebendo uma potencial história de interesse coletivo, Clinton concorda em conhecer Gladys e, depois de ouvir sua história, acha tão ridículo acreditar que pode conseguir algum tempo na televisão. Ele tenta convencê-la da ideia e, ao perceber que será paga por qualquer aparição que fizer, Gladys concorda, esperando estender o contrato de aluguel de seus outdoors.

Sua primeira participação é um sucesso e, como Pete assiste horrorizado, Clinton rapidamente se torna seu agente, colocando-a em vários shows, inclusive como convidada em um painel com personalidades famosas. Evan descobre o sucesso de Gladys e, sentindo-se parcialmente responsável, faz com que ela seja a representante de sua companhia de sabão. Pouco tempo depois, Gladys torna-se o centro de uma campanha publicitária nacional, ganhando grandes quantias em dinheiro.

Ao aceitar um convite para jantar com Evan, Gladys falta a um encontro marcado com Pete para visitar seus pais em Jersey. Mais tarde, ao ver Evan em seu carro esportivo esperando por Gladys, Pete o avisa para não se aproveitar dela, mas ele zomba dele. Em seguida, ele a leva para seu apartamento, onde a cobre com champanhe e tenta seduzi-la, prometendo-lhe uma turnê publicitária nacional.

Gladys declara abruptamente que a garota americana comum não deveria estar nesse tipo de situação e se afasta. Sua fama publicitária continua em alta, mas uma tarde, ao voltar para casa, ela encontra um projetor em seu quarto e uma nota de Pete, instruindo-a a assistir ao filme intitulado "Goodbye Gladys". Nele, Pete revela estar apaixonado por ela, mas que não pode competir com sua obsessão pela fama, nem com a riqueza e boa aparência de Evan. Ao correr para o quarto dele, ela encontra um novo inquilino.

Em sua próxima aparição publicitária, de um produto de perda de peso, Gladys reclama com Clinton que os compromissos estão se tornando cada vez mais indignos e, no dia seguinte, ele a leva à uma base aérea militar, onde um avião de caça deverá ser batizado, após ela. Ela tropeça em suas linhas ensaiadas várias vezes e depois corre, antes de Clinton forçá-la a voltar. No pódio, no entanto, Gladys declara que seu nome não significa nada e que cada soldado da Força Aérea é muito mais digno da honra, mesmo em seu anonimato. Na ocasião, ela sugere batizar o avião com o nome "One of the Crowd". Em seguida, ela procura Pete, a quem diz que se cansou da fama, e os dois seguem juntos para Jersey.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Cukor, a partir de um roteiro escrito por Garson Kanin, “Demônio de Mulher” é uma comédia romântica norte-americana produzida pela  Columbia Pictures Corporation em 1954. Sua trama, baseada numa estória do próprio Kanin, satiriza a sociedade comercial que cria celebridades e as utiliza para vender produtos, enquanto ignora temas mais importantes.

Partindo de um excelente roteiro, Cukor realiza um ótimo trabalho de direção. Na área técnica, merecem igualmente elogios a fotografia, em preto e branco, de Charles Lang, e o figurino a cargo de Jean Louis e indicado ao Oscar do ano.

No elenco, Judy Holliday brilha no papel principal, seguida pelas boas atuações de Peter Lawford, Michael O'Shea e Jack Lemmon, este estreando no cinema.

CAA