Filmes por gênero

O SUPER CÉREBRO (1969)

Le cerveau
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The brain (Estados Unidos, Reino Unido)
Il cervello (Itália)
El cerebro (Espanha)
Das Superhirn (Austria, Alemanha)
Den fantastiska Brain (Suécia)
Mózg (Polônia)
A nagy zsákmány (Hungria)
Tre gange tyve (Dinamarca)
Супермозг (União Soviética)
Pais: França, Itália
Gênero: Comédia, Crime
Direção: Gérard Oury
Roteiro: Gérard Oury, Marcel Jullian, Danièle Thompson
Produção: Alain Poiré
Design Produção: Jean André
Música Original: Georges Delerue
Fotografia: Wladimir Ivanov
Edição: Albert Jurgenson
Figurino: Tanine Autré
Efeitos Sonoros: Louis Hochet, Jean Rieul
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Jean-Paul Belmondo Arthur Lespinasse
David Niven Coronel Carol Matthews
Bourvil Anatole
Eli Wallach Frankie Scannapieco
Silvia Monti Sofia
Raymond Gérôme O Comissário
Jacques Balutin Inspetor Pochet
Jacques Ciron Inspetor Duboeuf
Robert Dalban O belga resfriado
Mario David Antiquário
Max Montavon Antiquário
Tommy Duggan Superintendente Cummings
Sophie Grimaldi A loura do trem
Fernand Guiot Inspetor Mazurel
Roger Lumont Dono da Butique
Patrick Préjean Sargento belga
Roland Monk Soldado belga
Pierre Tornade Soldado belga na Gare de l'Est
John Rico Mafioso
Arch Taylor Mafioso
Frank Valois Bruno
Pierre Roussel Turista americano no Havre

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Londres, o "Cérebro", brilhante organizador do famoso assalto ao comboio postal Glasgow-Londres, está a dar os últimos retoques na preparação de um novo "golpe". Por sua vez, na França, um jovem mafioso, Arthur, consegue escapar da prisão, quatro dias antes de sua libertação, com a ajuda de seu velho amigo Anatole, a quem explica que deve realizar o formidável projeto que 'ele concebeu na prisão: o assalto ao trem especial que transportava de Paris para Bruxelas, durante a mudança da OTAN, os fundos secretos das quatorze nações participantes. Os dois homens, ligados" ao mesmo caso, se ignoram completamente e estão longe de suspeitar que vão competir. O "cérebro" e seus homens com recursos consideráveis, enquanto Arthur e Anatole com o único sistema "D", portanto, operando ao mesmo tempo.

Um terceiro elemento se mistura a este mal-entendido meticulosamente resolvido: o "Cérebro" se apaixona por Sofia, irmã de Scannapieco, chefe da máfia americano-siciliana e mais especificamente encarregada de vender as notas roubadas. Tanto quanto o interesse, o ciúme doentio do siciliano para com a irmã, o levará a "dobrar" o "cérebro".

 Correndo atrás de um saque que passa de mão em mão, Arthur e Anatole acabam sendo acusados de serem o próprio "Cérebro", e a polícia terá que ajudá-los, quando acharem que os estão perseguindo, para que a intriga que nos levará de Paris a Nova Iorque, via Sicília, seja finalmente desfeita, deixando Arthur e Anatole estupefatos por terem, sem saber, feito com que os diabólicos planos do "Cérebro" fracassassem.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Gérard Oury, "O Super Cérebro" é um filme produzido em 1969 pelas empresas Gaumont International e Dino de Laurentiis Cinematografica.
 
Na direção, Oury realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado por um fantástico ritmo marcado por grandes diálogos e uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções "Le Cerveau", interpretada por Georges Delerue e sua Orquestra, e "Cento Giorni", maravilhosamente interpretada por Caterina Caselli. No elenco, com excelentes atuações, destacam-se Bourvil, Jean-Paul Belmondo e David Niven, seguidos pela ótima atuação de Eli Wallach.
 
CAA