Filmes por gênero

AS BONECAS (1965)

Le bambole
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les Poupées (França)
Quatro casos de amor (Portugal)
The Dolls (Estados unidos)
Las muñecas (Espanha, Argentina)
Die puppen (Alemanha)
Dockorna (Suécia)
Cicababák (Hungria)
Dukkerne (Dinamarca)
Куколки (União Soviética)
Pais: Itália, França
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Mauro Bolognini, Luigi Comencini, Dino Risi, Franco Rossi
Roteiro: Rodolfo Sonego
Produção: Gianni Hecht Lucari
Design Produção: Gianni Polidori
Música Original: Armando Trovajoli
Fotografia: Leonida Barboni, Ennio Guarnieri
Edição: Giuliana Bettoja, Roberto Cinquini
Figurino: Piero Gherardi
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1966

Elenco

Virna Lisi Luisa (episódio "A Chamada Telefônica")
Nino Manfredi Giorgio (episódio "A Chamada Telefônica")
Alicia Brandet Armenia (episódio "A Chamada Telefônica")
Elke Sommer Ulla (episódio "O Tratado de Eugenia")
Maurizio Arena Massimo (episódio "O Tratado de Eugenia")
Piero Focaccia Valerio (episódio "O Tratado de Eugenia")
Monica Vitti Giovanna (episódio "A Sopa")
John Karlsen Marido (episódio "A Sopa")
Orazio Orlando Richetto, amante (episódio "A Sopa")
De Simone Peppe (episódio "A Sopa")
Gina Lollobrigida Beatrice (episódio "Monsenhor Cupido")
Jean Sorel Vincenzo (episódio "Monsenhor Cupido")
Akim Tamiroff Monsenhor Arendi (episódio "Monsenhor Cupido")
Gianni Rizzo Gerente do Hotel
Camillo Milli .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

1º Episódio: “A Chamada Telefônica”
Luisa e Giorgio são recém-casados, mas ela adia a relação amorosa por estar lendo um romance. À medida que Giorgio se torna cada vez mais frustrado, Luisa, seminua, se envolve em uma conversa telefônica aparentemente interminável com sua mãe. Quando ele a ouve falar de sua vizinha, Armenia, ao dizer que ela não resiste aos livreiros, Giorgio deixa Luisa com seu telefone e bate na porta da vizinha com uma grande quantidade de livros.

2º Episódio: “O Tratado de Eugenia”
Ulla, uma bela sueca que não acredita no casamento, chega à Roma em busca de um homem para ser o pai seu filho, de acordo com as modernas teorias sobre a eugenia. Em sua busca pelo homem ideal, sempre conduzida por Valerio, ela finalmente encontra Massimo, como sendo aquele que preenche todas as suas expectativas, mas inexplicavelmente, ela termina se casando com Valerio, por amor, com quem vem a ter muitos filhos.

3º Episódio: “A Sopa”
Cansada da vida numa favela, Giovanna procura livrar-se de seu desagradável marido de meia-idade, que a aborrece todas as noites com o barulho que faz ao tomar sopa. Com suas economias, ela contrata um assassino profissional e, em seguida, um vendedor ambulante, para resolver seu problema e, não obtendo êxito, apela para seu amante, Richetto, que igualmente não tem sucesso, fazendo com que ela continue a suportar seus ruídos desagradáveis ao se sentar à mesa todas as noites.

4º Episódio: “Monsenhor Cupido”
Monsenhor Arendi chega à Roma para participar de um Concílio Ecumênico, acompanhado de seu belo sobrinho, Vicenzo, seu secretário. Beatrice, esposa do hoteleiro, tenta seduzir o jovem, mas ele não corresponde às suas insinuações. Como vingança, ela procura o Monsenhor para lhe dizer que seu sobrinho a tem incomodado. Depois que seu tio o repreende, Vicenzo entende as reais intenções de Beatriz e passa a procurá-la em seu esconderijo, sem que seu tio suspeite de nada.

imagem

Comentários

Realizado pelos cineastas Mauro Bolognini, Luigi Comencini, Dino Risi e Franco Rossi, a partir de um roteiro escrito por Rodolfo Soneg, “As Bonecas” é um filme franco-italiano produzido pelas empresas Documento Film e Orsay Films em 1965. Na realidade, o filme é dividido em quatro episódios distintos, cada um com seu próprio diretor e seus atores.

Embora os quatro episódios sejam de muito bom nível, eu arriscaria dizer que o primeiro e o último têm um algo a mais. No elenco, destacam-se as três belas e grandes atrizes italianas, Virna Lisi, Monica Vitti e Gina Lollobrigida e a igualmente talentosa Elke Sommer, nascida em Berlim em plena 2ª Guerra Mundial.

CAA