Filmes por gênero

ASSASSINATO NUM DIA DE SOL (1982)

Evil under the sun
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Morte ao sol (Portugal)
Meurtre au soleil (França)
Delitto sotto il sole (Itália)
Muerte bajo el sol (Espanha)
El diablo bajo el sol (Argentina, Chile)
Das Böse unter der Sonne (Alemanha)
Mord på ljusa dagen (Suécia)
Mord i solen (Dinamarca)
Зло под солнцем (Rússia)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Suspense, Crime, Mistério
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Anthony Shaffer
Produção: John Brabourne, Richard Goodwin
Design Produção: Elliot Scott
Direção Musical: John Lanchbery
Fotografia: Christopher Challis
Edição: Richard Marden
Direção de Arte: Alan Cassie
Figurino: Anthony Powell
Guarda-Roupa: Rosemary Burrows
Maquiagem: Jill Carpenter
Efeitos Sonoros: Bill Rowe, John Mitchell, Nicholas Stevenson, John Richards
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1983

Elenco

Peter Ustinov Hercule Poirot
Colin Blakely Sir Horace Blatt
Jane Birkin Christine Redfern
James Mason Odell Gardener
Nicholas Clay Patrick Redfern
Maggie Smith Daphne Castle
Roddy McDowall Rex Brewster
Sylvia Miles Myra Gardener
Denis Quilley Kenneth Marshall
Diana Rigg Arlena Stuart Marshall
Emily Hone Linda Marshall
John Alderson Sargento da Polícia
Paul Antrim Inspetor de Polícia
Cyril Conway Cirurgia da Polícia
Barbara Hicks Secretária do Sr. Flewitt
Richard Vernon Sr. Flewitt
Dimitri Andreas Gino

Indicações

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio de Melhor Filme (Anthony Shaffer )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Numa ilha localizada no Mar Adriático, um homem encontra uma mulher morta. A vítima, que foi estrangulada, é identificada como sendo Alice Ruber. Pouco depois, o famoso detetive belga Hercule Poirot, examina um diamante pertencente ao milionário, Sir Horace Blatt, e o declara falso.
 
Assegurado que Sir Horace havia dado um verdadeiro diamante à sua amante, e ela mais tarde devolveu o falso pra ele, Poirot acompanha Sir Horace para confrontá-la em um resort da ilha. O resort é um antigo palácio de verão do rei reinante na época, agora de propriedade  de Daphne Castle, que havia recebido o palácio "pelos serviços prestados".
 
A ex-amante de Sir Horace é a atriz Artena Stuart Marshall, que se encontra de férias com seu marido Kenneth. Artena é emocionalmente abusiva com sua enteada, Linda, e flerta com o jovem e bonito Patrick Redfern, que é casado com Christine. Kenneth se vira para sua velha amiga, Daphne, que critica a maneira como Artena trata ele e Linda. Artena também causou problemas financeiros para Odell e Myra Gardener, ao abandonar uma peça importante e recusar outra.
 
O escritor Rex Brewster já gastou os royalties adiantados a ele por uma biografia abrangente de Arlena. Certo dia, ela pega um barco a remo para Ladder Bay. Patrick e Myra fazem um passeio de barco pela ilha e veem um corpo imóvel na praia. Ele se aproxima do corpo e reconhece Arlena, anunciando que ela foi estrangulada. Poirot deve identificar qual de seus oito companheiros convidados, ou Daphne,é o culpado.
 
Daphne ouviu Kenneth em seu quarto digitando no momento do assassinato, e Christine encontrava-se com Linda em Gull Care, de onde saiu às 11h55 para uma partida de tênis. Sir Horace discutiu com Arlena sobre o diamante, prometendo uma explicação naquela noite, e Poirot encontra a joia nas proximidades, em uma gruta. Patrick saiu às 11h30 com Myra, vendo o iate de Sir Horace chegando  e ouvindo o canhão do meio-dia, e relata que uma garrafa atirada  do topo de um penhasco quase o atingiu. Odell foi visto lendo por Daphne e sua equipe. Ele afirma que a pressão baixa da água impediu sua lavagem, mas ninguém admite tomar banho naquele momento. 
 
Reunindo os suspeitos, Poirot acusa Christine e Patrick do crime. Segundo ele, Christine nocauteou Arlena e a escondeu numa gruta próxima, enquanto Patrick a estrangulou mais tarde. Ela posou como Arlena, com loção autobronzeadora, o maiô  de Arlena e o grande chapéu vermelho, para ser mal identificada por Patrick. Mas Poirot cheirou o perfume de Arlena na gruta. Por outro lado, Christine acertou o relógio de Linda em vinte minutos, sugeriu uma touca para abafar o canhão do meio-dia, e depois o corrigiu. Ele jogou fora a loção, quase atingindo Rex, e banhou seu bronzeado, provando assim o sistema de pressão da água do hotel.
 
Poirot suspeita que Patrick tenha trocado a joia de Sir Horace, e que ele e Christine mataram Arlene para proteger o roubo. Os Redferns zombam das acusações do detetive, uma vez que ele não tem provas reais. Ao sair do hotel, Patrick paga com cheque. Por outro lado, a alpinista que encontrou o corpo tinha sido Christine, estabelecendo o álibi de Patrick. Poirot sabe que fotos da polícia britânica mostrarão que Patrick e Felix são a mesma pessoa.
 
Finalmente, quando Patrick coloca um cachimbo na boca, que nunca foi usado durante sua estadia, Poirot esvazia o fornilho do cachimbo para revelar o diamante.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Guy Hamilton, a partir de um excelente roteiro escrito por Anthony Shaffer, "Assassinato num dia de sol" é um filme produzido pelas empresas EMI Films, Titan Producrions e Mersham Productions Ltd.

Na direção, Hamilton realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela boa fotografia, a cargo de Christopher Challis, e por sua trilha sonora, onde se destacam dez canções de Cole Porter: "Night and Day", "Begin the Beguine", "You're the top", "I've got you under my skin", "You do something to me", "In the still of the night", "It's De-Lovely", "I get a kick out of you", "I concentrate on you" e "Anything goes".

O elenco, como um todo, se sai muito bem, embora destaque as atuações de Peter Ustinov, n papel de Poirot, e Jane Birkin, como Christine Redfern. 

CAA