Filmes por gênero

ALCATRAZ - FUGA IMPOSSÍVEL (1979)

Escape from Alcatraz
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Os fugitivos de Alcatraz (Portugal)
Fuga de Alcatraz (Espanha)
Alcatraz: Fuga imposible (México)
Ucieczka z Alcatraz (Polônia)
Flykten från Alcatraz (Suécia)
Flucht von Alcatraz
Szökés Alcatrazból (Hungria)
Pabegimas is Alkatraso (Lituânia)
L'évadé d'Alcatraz (França)
Побег из Алькатраса (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Suspense
Direção: Don Siegel
Roteiro: Richard Tuggle
Produção: Fritz Manes, Don Siegel
Design Produção: Allen E. Smith
Música Original: Jerry Fielding
Fotografia: Bruce Surtees
Edição: Ferris Webster
Figurino: Glenn Wright
Guarda-Roupa: Glenn Wright
Maquiagem: Joe McKinney
Efeitos Sonoros: Alan Robert Murray, Bub Asman, Bert Hallberg, John Reitz
Efeitos Especiais: Chuck Gaspar
Nota: 9.0
Filme Assistido em: 1980

Elenco

Clint Eastwood Frank Morris
Danny Glover Prisioneiro
Patrick McGoohan Warden
Roberts Blossom Doc
Jack Thibeau Clarence Anglin
Fred Ward John Anglin
Paul Benjamin English
Larry Hankin Charley Butts
Carl Lumbly Prisioneiro
Fred Stuthman Johnson
Garry Goodrow Weston
Madison Arnold Zimmerman
Bruce M. Fischer Wolf
Frank Ronzio Litmus
David Cryer Wagner
Don Michaelian Beck
Jason Ronard Bobs
Ron Vernan Stone
Regina Baff Lucy
Patrick Valentino Prisioneiro
Eugene Jackson Prisioneiro

Sinopse

Em 18 de janeiro de 1960, Frank Morris chega à Penitenciária Federal de Alcatraz, em San Francisco. Logo após seu registro, Morris é recebido pelo diretor da prisão. Este lhe informa que ninguém jamais conseguiu escapar da ilha. Morris faz amizade com os presos Litmus, fissurado por sobremesas, English, um prisioneiro negro condenado por matar dois homens brancos em legítima defesa, e o pintor de quadros e agricultor Doc Dalton, que tem um fascínio por crisântemos, portando um sempre consigo.
 
Morris também se torna inimigo de um estuprador chamado Wolf, que o assedia no chuveiro e depois tenta atacá-lo com uma faca no pátio da prisão. Quando o diretor descobre uma pintura de si mesmo. Dalton perde o direito de pintar em sua cela. Furioso, ele corta os próprios dedos e morre na prisão. No dia seguinte, Morris reencontra os ladrões de banco John e Clarence Anglin, de quem fora colega em outros presídios, e conhece o novo vizinho de cela, Charley Butts. Mais tarde, Morris percebe que o concreto ao redor do duto de ventilação de sua cela está apodrecendo e pode ser quebrado. A partir de então, ele começa a elaborar um plano de fuga. Nos meses que se passam, Morris, os irmãos Anglin e Butts cavam ao redor do tubo de ventilação de suas celas, com colheres roubadas durante o almoço, Morris coloca um crisântemo na mesa em homenagem a Dalton, mas o diretor passa pela mesa e esmaga a flor. Litmus, com muita raiva, tenta reagir, mas sofre um ataque cardíaco e morre. O diretor friamente lembra aos demais presos que "alguns nunca estarão destinados a deixar Alcatraz vivos".
 
Em 11 de junho de 1962, o grupo decide fugir da prisão. Wolf, recém-saído da solitária, tenta atacar Morris com uma faca, mas é impedido por English. Na mesma noite, Morris, os irmãos Anglin e Butts planejam se encontrar na passagem de ar da prisão e fugir pelo telhado. Com medo de ser descoberto, Butts desiste na última hora e permanece em sua cela. Com as capas de chuva roubadas do almoxarifado da prisão que servirão de balsa, Morris e os irmãos Anglin conseguem escalar o duto de ventilação e chegam ao telhado. Em seguida, o trio desce pela lateral da prisão e pula uma cerca até chegarem à costa rochosa da ilha. Em seguida, o trio entra na água e usa a capa de chuva como balsa para tentar chegar à uma ilha vizinha. 
 
No dia seguinte, os policiais descobrem a fuga dos prisioneiros e iniciam uma busca na Baía de San Francisco. Querendo preservar seu recorde de impedir todas as tentativas de fuga, o diretor da prisão insiste na versão de que três presos morreram afogados nas águas frias da baía, apesar de nenhum corpo ser encontrado. Ele encontra nas rochas da ilha um crisântemo e o joga na água, depois de ser informado que aquele tipo de flor não cresce ali.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Don Siegel, a partir de um roteiro escrito por Richard Tuggle, "Alcatraz - Fuga Impossível", é um filme produzido em 1979 pela Paramount Pictures, juntamente com a Malpaso Company/Siegel Film.
 
Na direção, Siegel realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela boa fotografia, a cargo de Bruce Surtees. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Clint Eastwood, Patrick McGoohan, Fred Ward e Paul Benjamin. Enfim, embora não tenha recebido qualquer premiação, considero este filme como um dos melhores daquele ano.
 
CAA