Prêmios
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Fotografia Britânica (Ted Moore )
Sociedade Britânica dos Fotógrafos de Cinema
Prêmio de Melhor Fotografia (Ted Moore)
Indicações
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Canção Original (John Barry, Lionel Bart, Monty Norman)
Prêmios Laurel, USA
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Lotte Lenya)
Sinopse
SMERSH, a agência de contraespionagem da União Soviética, planeja cometer um grande ato terrorista. Para tanto, ela mira seu alvo no agente britânico James Bond. Ele foi considerado pelo Estado soviético como um inimigo, em parte por seu envolvimento nas mortes de Le Chiffre, Sr. Big e Hugo Drax, tendo inclusive sido emitido um "mandato de morte" contra ele. Sua morte é planejada para fazer parte de um grande escândalo sexual, que correrá o mundo por meses e destruirá sua reputação junto ao Serviço Secreto Britânico. O assassino de Bond será o carrasco da SMERSH, Red Grant, um psicopata cujos instintos homicidas coincidem com a lua cheia. Kronsteen, o planejador mestre da SMERSH, e a coronel Rosa Klebb, chefe de Operações e Execuções, elaboram a operação.
Eles convencem uma jovem funcionária de decodificação, Tatiana Romanova, a fingir sua deserção de seu posto em Istambul, afirmando ter se apaixonado por Bond depois de ter visto sua fotografia em um arquivo. Como um incentivo adicional, Tatiana oferecerá aos britânicos um Spektor, uma máquina de decodificação russa muito desejada por MI6. Entretanto, ela não é informada de todos os detalhes do plano. A oferta do Spektor será enviada para o MI6 em Londres, supostamente vinda de Tatiana, e conterá a condição de que Bond deverá pegá-la, junto com a máquina, em Istambul.
O MI6 desconfia da história de Tatiana, porém a oferta de um Spektor é muito grande para ser ignorada, e o chefe de Bond, M, ordena que ele viaje até a Turquia, a fim de pegá-la. Bond conhece e rapidamente faz amizade com Kerim Bey, chefe da estação britânica de inteligência na Turquia. Os dois vão comer com alguns ciganos, e testemunham uma luta brutal entre duas mulheres, interrompida por um ataque realizado por agentes soviéticos. Em retaliação, Bond ajuda Kerim a assassinar um importante agente búlgaro.
Em seguida, ele se encontra com Tatiana e os dois planejam sua fuga da Turquia com o Spektor. Ele e Kerim acreditam na história da jovem e os três embarcam no Expresso do Oriente com a máquina. Bond e Kerim descobrem três agentes soviéticos viajando disfarçados no trem. Kerim usa subornos e astúcia para tirar dois dos agentes da viagem, porém ele é mais tarde encontrado morto, em sua cabine, juntamente com o corpo do terceiro agente, ambos mortos por Grant.
Em Trieste, um outro agente do MI6, "Capitão Nash", embarca no trem e Bond presume ser um enviado de M para ajudá-lo na proteção da máquina pelo resto do trajeto. Tatiana suspeita de Nash, porém Bond lhe assegura que ele é de sua agência. Depois de um jantar, em que Nash droga Tatiana, Bond acorda com uma arma apontada para sua cabeça e Nash revela ser seu assassino, Grant. Ao invés de matá-lo imediatamente, Grant revela o plano da SMERSH, incluindo os detalhes de que ele deve atirar em Bond, no coração, e que o Spektor está planejado para explodir assim que for examinado.
Enquanto Grant fala, Bond consegue disfarçadamente colocar uma caixa metálica de cigarros na altura de seu coração e, ao final, quando ele atira, Bond finge estar mortalmente ferido. Logo em seguida, quando ele vai olhá-lo de perto, Bond o mata e foge com Tatiana. Quando os dois chegam na aparente segurança de Veneza, Rosa Klebb entra no hotel em que eles se encontram, disfarçada de empregada, e tenta matar Bond com uma adaga envenenada, mas Tatiana, que se acha apaixonada por ele, atira em Rosa e o Lektor é enviado em segurança para a Inglaterra.
Comentários
Realizado pelo cineasta Terence Young, a partir de um roteiro escrito por Richard Maibaum, “Moscou Contra 007” é um filme britânico produzido pela Eon Productions em 1963. Sua trama, baseada num romance de Ian Fleming de mesmo nome, é muito bem escrita e marcada por boas sequências de ação.
Partindo de um roteiro muito bem elaborado, Young realiza um ótimo trabalho, imprimindo um bom ritmo à narrativa, no que é ajudado pela ótima fotografia a cargo Ted Moore. Merece ainda elogios sua bela trilha sonora, onde se destacam as canções “From Russia with Love”, de Lionel Bart, e “James Bond Theme”, ambas com arranjos de John Barry.
No elenco, destacam-se Robert Shaw, Sean Connery e Lotte Lenya, seguidos pelas boas atuações de Pedro Armendáriz e da bela atriz italiana, Daniela Bianchi.
CAA