Filmes por gênero

VINGANÇA DE MULHER (1958)

Les bijoutiers du clair de lune
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Vagabundos ao Luar (Portugal)
Gli amanti del chiaro di luna (Itália)
The Night Heaven Fell (USA)
Los joyeros del claro de luna (Espanha)
Armas de mujer (Argentina)
In ihren Augen ist immer nacht (Alemanha)
Månskensjuvelerna (Suécia)
Blod og jalousi (Dinamarca)
Pais: França, Itália
Gênero: Crime, Suspense, Drama
Direção: Roger Vadim
Roteiro: Roger Vadim, Jacques Rémy
Produção: Raoul Lévy
Design Produção: Jean André
Música Original: Georges Auric
Direção Musical: Jacques Métehen
Fotografia: Armand Thirard
Edição: Victoria Mercanton
Figurino: Lucilla Mussini
Guarda-Roupa: Louis Féraud
Maquiagem: Odette Berroyer, Alexandre Marcus
Efeitos Sonoros: Robert Biard, Fernand Janisse, Victor Revelli
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Brigitte Bardot Ursula
Alida Valli Florentine
Stephen Boyd Lambert
José Nieto Conde Miguel Ribera
Fernando Rey Tio
Maruchi Fresno Conchita
Adriano Domínguez Fernando
José Marco Davó Chefe de Polícia
Antonio Vico Motorista do Conde
Mario Moreno Alfonso
Tosi Capitão Lorca
Nicolás Perchicot Padre
Rafael Torrobo Veterinário
José María Tasso Jovem da estrebaria
Antonio Prieto Chefe dos carabineiros

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao sair do Convento onde fora educada, Ursula viaja para a Villa do Conde Miguel Ribera, a fim de passar um tempo com sua tia Florentine.  Ao chegar à Estação Ferroviária, o motorista da família a apanha e, no trajeto para a Villa, ela presencia o resgate do corpo de uma jovem que acabara de se suicidar, aparentemente após ter sido seduzida pelo conde, marido de sua tia.

No momento em que é recebida por Florentine, o irmão da jovem suicida, Lambert, chega à Villa e acusa o conde de ser o responsável pelo ocorrido.  Os dois brigam e o jovem termina bastante machucado, não morrendo graças à intervenção de Ursula.

À medida que os dias passam, a jovem percebe que seus tios vivem na mesma casa mas não se amam.  Percebe, ainda, que a tia é apaixonada por Lambert.  Por outro lado, o tio tenta seduzi-la, mas ela consegue evitá-lo.

Certa dia, Lambert vai à Villa com a intenção de se encontrar com Florentine, mas é recebido pelo conde, que se acha armado com um rifle.  Após disparar vários tiros contra o jovem, sem conseguir alvejá-lo, o conde termina sendo por ele morto.  Na noite seguinte, Lambert volta à Villa, onde entra no quarto de Florentine, sendo visto por Ursula.  A viúva faz mil planos para os dois, mas ele, usando de toda sua sinceridade, lhe diz que não tem a intenção de ficar com ela e que, caso venha a ser preso, gostaria que ela afirmasse para a polícia que sua ida à Villa, na noite anterior, foi apenas para procurá-la.  Sentindo-se rejeitada, ela age exatamente de forma contrária, acusando-o de ser o assassino de seu marido.

Preso, Lambert consegue fugir com a ajuda de Ursula, que também sente por ele uma forte atração. Usando o carro da tia, ela o leva até Cuevas de Salinas, onde Lambert procura a ajuda de um antigo amigo, mas toma conhecimento que o mesmo se acha preso.  À noite, a jovem virgem tem sua primeira noite de amor.

Os dois seguem, então, até Chorro, onde Lambert tem a esperança de, através do Capt. Lorca, para quem já trabalhou como mecânico de um de seus navios, conseguir sair do País.  Enquanto isso, o retrato de Ursula, estampado nos jornais a pedido de Florentine, faz com que esta receba informações de que os dois jovens passaram por Cuevas de Salinas, seguindo rumo a Chorro.

Ao encontrar o Capt. Lorca, Lambert vê-se obrigado a continuar fugindo, pois o antigo patrão o ameaça com um revólver enquanto chama a polícia.  Preocupado com a segurança de Ursula, a quem ama, ele entra em contato com Florentine, pedindo-lhe que venha buscar sua sobrinha.

Embora Ursula insista em continuar com Lambert, este a entrega à sua tia.  Após se despedir das duas, o jovem se afasta quando é surpreendido pelos policiais que haviam sido chamados pelo Capt. Lorca.  Diante da situação, Ursula corre para os braços de seu amado, quando é atingida mortalmente por uma bala disparada por um dos policiais.

imagem

Comentários

Baseado num livro de Albert Vidalie, "Vingança de Mulher" é um melodrama razoavelmente bom.  Realizado pelo cineasta francês Roger Vadim, que também participou da elaboração do roteiro, sua trama gira em torno de uma bela mulher casada, Florentine, reprimida sexualmente, mas que deseja intensamente o jovem Lambert, que mata seu marido, a seduz e finalmente foge com sua rebelde, caprichosa e altamente provocante sobrinha, Ursula.

Tendo estreado dois anos antes, como diretor de cinema, com o filme "E Deus Criou a Mulher", também estrelado por sua esposa Brigitte Bardot, Vadim aqui apresenta um trabalho mediano.

Rodado em CinemaScope, sua bela fotografia é um dos pontos altos desse filme, ao conseguir captar as belezas do interior da Espanha, principalmente seus imponentes 'canyons'.

No elenco, os dois grandes nomes são os das atrizes Alida Valli, italiana, com sua beleza e charme, e Brigitte Bardot, francesa, símbolo sexual dos anos 50 e 60.  Merece ainda ser citado o trabalho do ator norte-irlandês, Stephen Boyd, no papel do jovem Lambert.

"Vingança de Mulher", um filme franco-italiano, teve seu DVD lançado no mercado brasileiro com o nome "Ao Cair da Noite" e com título original, "The Night Heaven Fell", nome comercial usado nos Estados Unidos.
 
CAA